As formas de motivar os colaboradores estão diretamente relacionadas ao nível de satisfação e engajamento dos mesmos. Apesar de ser bastante individual – as pessoas sentem-se motivadas em diferentes níveis e por diferentes razões.

As empresas precisam estar atentas à gestão de capital humano e investir em ações e ferramentas que ajudem a alcançar maior produtividade e melhores resultados. Afinal, talentos engajados se tornam mais produtivos e permanecem por mais tempo nas empresas.

Uma pesquisa divulgada em reportagem no programa Fantástico apontou que colaboradores felizes e motivados produzem 12% a mais, uma vez que os insatisfeitos e desmotivados geram gastos com demissão. Segundo a pesquisa, estes custos podem chegar a R$ 900 bilhões de reais por ano! Por isso, é fundamental investir em ações que potencializem a motivação dos colaboradores.

Mas como motivar os colaboradores? Preparamos algumas dicas para orientar as suas ações:

1. Os colaboradores devem se sentir parte da empresa

No geral, as pessoas querem fazer a diferença. Ofereça oportunidades de crescimento por meio de desafios constantes para motivar os colaboradores. Permita que os funcionários se expressem e se sintam confortáveis para opinar e oferecer sugestões de melhorias. Estimule essa prática e reserve algum tempo para que as conversas ocorram.

2. Invista no ambiente de trabalho

Ofereça um ambiente atrativo e estimulante para motivar e engajar os colaboradores. Eles também se tornaram mais produtivos. É importante administrar conflitos e atitudes que possam ser prejudiciais e permitir o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional da equipe.

Não permita que a estrutura seja um empecilho para o bom andamento das atividades, esteja atento às instalações para que sejam funcionais e organizadas.

3. Forneça feedback

O feedback é fundamental para o desenvolvimento e a motivação de equipes. É por meio dele que os colaboradores ficam cientes dos resultados das suas ações e recebem dicas de aperfeiçoamento.

Invista nessa poderosa ferramenta de gestão e aposte no diálogo. Essa prática serve tanto para elogiar o bom desempenho, quanto para indicar o que deve ser corrigido.

4. Celebre as conquistas

Celebrar é importante para renovar as energias do time, motivar colaboradores e prepará-los para os próximos desafios. Mostre para a equipe que, quando todos reúnem esforços para conquistar um objetivo, o mérito é de todos. Comemore junto com os colaboradores para estimular e despertar esse senso de pertencimento.

5. Ofereça benefícios para motivar colaboradores

De acordo com pesquisa realizada pela Catho, o plano de saúde empresarial é o benefício mais valorizado pelos brasileiros. Entretanto, benefícios nem sempre demandam altos investimentos. Os colaboradores também apreciam pequenos gestos do dia a dia.

Por exemplo, promova um café da manhã com os colaboradores para estimular a interação e descontrair. Sorteie pequenos mimos, como ingressos de cinema ou uma folguinha entre os membros da equipe. Seu time verá isso com bons olhos e ficará mais motivado no alcance de metas e desafios.

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, os colaboradores nem sempre buscam os melhores salários. Eles valorizam oportunidades desafiadoras. Quando são estimuladas, as pessoas tornam-se criativas e produtivas.

O desempenho dos colaboradores depende diretamente de fatores que os inspiram; pessoas que se sentem reconhecidas se envolvem mais facilmente com a empresa e com a busca de resultados.

O RH possui um papel estratégico nesse processo, porém, não deve ser a única área a desenvolver ações com foco na motivação, satisfação e engajamento dos colaboradores. É importante que os gestores de área participem deste processo e, quando sentirem necessidade, busquem a orientação do RH.

E você, adota práticas para motivar colaboradores? Compartilhe nos comentários o que você faz e que está dando certo.

E-book Turnover com dicas para motivar os colaboradores