Biometria facial ou reconhecimento facial é a tecnologia que permite a verificação de identidade de cada pessoa por meio de suas características faciais. A tecnologia traz novas perspectivas para o cotidiano da sociedade e das empresas todos os dias, o que amplia as possibilidades e entrega mais valor.

Desde o uso para desbloquear celulares e contas nas redes sociais ou aplicativos de banco, passando pelo controle de acesso a ambientes e pagamento de contas, até o registro e gestão de ponto nas empresas. Todo o mercado está utilizando esta tecnologia em suas operações diárias. É mais segurança, porque evita o acesso de pessoas não autorizadas, e mais comodidade, porque é fácil de usar e não precisa digitar senhas “homéricas”.

Vamos viajar por alguns lugares do mundo para entendermos a dimensão do impacto desta tecnologia. Na China, o uso da tecnologia de biometria facial já é consolidado para fazer retiradas de caixas eletrônicos. Já na Europa, alguns lojistas e prédios utilizam a tecnologia para reconhecer pessoas importantes, a fim de certificar que tenham um tratamento diferenciado. Na Austrália, os aeroportos estão instalando sistema que facilite o acesso dos passageiros, isso sem a necessidade de apresentar o passaporte para embarcar.

Mas, você sabe como funciona esta tecnologia e quais os benefícios que ela pode trazer para as empresas e, principalmente, para o seu RH? No artigo de hoje, você vai entender o que é tudo isso mais a fundo, além de entender como sistemas de registro de ponto por reconhecimento facial podem mudar a realidade da sua empresa.

E-book Tecnologia na Gestão de Ponto

O que é biometria facial

Biometria facial é uma tecnologia que realiza o registro e mapeamento das feições do rosto para promover a identificação de um indivíduo. Para isso, podem estar envolvidos no processo desde aplicativos programados para realizar o reconhecimento facial, passando por equipamentos físicos com câmera, até softwares que armazenam e cruzam os dados do banco para validação da identidade de uma pessoa.

A tecnologia é baseada em algoritmos matemáticos e de inteligência artificial que mapeiam mais de 80 diferentes pontos do rosto humano como, por exemplo, distância entre os olhos, curvatura das bochechas, comprimento e largura do nariz e espessura dos lábios. A combinação de todas essas características é a base a tecnologia de biometria facial utiliza para identificar uma pessoa.

Quais são os tipos de biometria

Existem alguns tipos de biometria disponíveis nas tecnologias de hoje. A biometria facial é como se fosse a impressão digital dos dedos, porém extraída da análise das características físicas do rosto humano a partir de uma câmera. Assim como existe também o reconhecimento pela íris ou por voz, o formato e os elementos presentes na face também possibilitam esta identificação de um indivíduo.

Como funciona o sistema de biometria facial

Para saber como funciona a biometria facial ou reconhecimento da pessoa por meio do escaneamento do seu rosto em uma câmera, imagine a biometria dos dedos, por exemplo. Neste caso, é necessário que haja uma base de comparação para que a tecnologia analise os dados que está recebendo.

No caso da impressão digital, os dedos precisam ser cadastrados em um banco de dados e, a partir dali, quando ele for inserido em leitores biométricos, o padrão será reconhecido e irá validar a identidade da pessoa. Na biometria facial é a mesma coisa: é preciso cadastrar uma foto ou vídeo do rosto para que as câmeras de aplicativos que dispõem desta tecnologia possam fazer a identificação.

Quais as vantagens da biometria

Por ser um processo fácil e sem necessidade de contato físico com o usuário, a tecnologia de biometria facial permite ser utilizada de formas não invasivas. Substituindo o uso de métodos como impressão digital, varredura de íris e retina, que necessitam de uma aproximação maior.

A tecnologia de biometria facial pode ser facilmente integrada com câmeras de vigilância, por exemplo, para identificar possíveis suspeitos. Esta utilização é perfeita para garantir a segurança, coletar informações sobre um sujeito sem que ele saiba que está sendo observado

Além disso, a biometria facial oferece vantagens como:

  • Facilidade e rapidez na identificação da pessoa;
  • Prova de vida, tecnologia presente em alguns sistemas de reconhecimento facial que exige a realização de movimentos do rosto para proceder com a validação da identidade;
  • Fácil integração do software de reconhecimento facial com outros tipos de tecnologias de monitoramento, controle de acesso, controle de fronteiras, combate a crime, gestão de ponto e muito mais.
  • Identificação precisa do rosto, mesmo que o reconhecimento seja realizado a partir de ângulos diferentes;
  • Eliminação de fraude, visto que o reconhecimento do rosto é altamente preciso;
  • Segurança no monitoramento de acessos;
  • Etc.

Biometria facial no registro e controle de ponto

A tecnologia vem há anos transformando as relações, a comunicação e a cultura. E com o surgimento e evolução da tecnologia de reconhecimento facial não foi diferente. A a biometria do rosto veio para mudar significativamente algumas relações e como fazemos certas coisas.

O exemplo central do nosso artigo é a integração da tecnologia com sistemas de gestão de acesso e presença e registro de ponto de colaboradores. Assim, já é altamente comum que esses sistemas como catracas, totens e controladores de porta estejam integrados à biometria facial. Isso facilita a gestão de acesso de fornecedores, funcionários e terceirizados.

Esse tipo de recurso traz segurança e garante a integridade das informações coletadas. Além disso, permite maior flexibilidade para adaptação aos novos modelos de trabalho. Assim, o colaborador que atua de forma remota, híbrida ou mesmo como prestador de serviços externo, consegue realizar a sua marcação de ponto de onde estiver. Veja no vídeo como funciona!

Ahgora Multi - Mobilidade e segurança no registro de ponto

Da mesma forma, a biometria facial traz vantagens também para os gestores e para o RH, pois o registro de ponto coletado por meio do reconhecimento do rosto é enviado automaticamente para o sistema em nuvem. Assim, todos conseguem acompanhar em tempo real as batidas realizadas.

Devido à sua alta segurança, a tecnologia reduz muito a ocorrência de erros que poderia prejudicar o cálculo das horas para fechamento de folha de pagamento e horas extras. Com isso, o RH ganha muito mais tempo para ser estratégico e não tão operacional validando pilhas de dados manualmente.

A biometria facial está adequada à legislação?

Sim, a biometria facial é uma das tecnologias regulamentadas como forma de coleta de ponto pela Portaria 671, nova lei vigente no assunto. A categoria de REP-P, ou seja, Registrador Eletrônico de Ponto por Programa, define que os aplicativos também como mecanismos legais para registro de ponto. Quer saber mais sobre a Portaria? Inscreva-se em nosso curso online e gratuito e pegue seu certificado!

Biometria facial

Qual o tipo de biometria mais seguro

Dentre os diferentes tipos de biometria existentes, pode-se dizer que todos são seguros. No entanto, a biometria facial mapeia mais de 80 pontos do rosto que, combinados, promovem a identificação da pessoa. Além disso, pode haver também a prova de vida associada, dificultando ainda mais qualquer problema no uso dessa alternativa.

Dito isso, entendemos que a biometria facial é a opção mais segura que você pode implementar na sua empresa para realização da gestão de ponto. Clique no banner abaixo e conheça o Multi, aplicativo para marcação de ponto por reconhecimento facial da Ahgora. Fale com nossos especialistas caso ainda tenha dúvidas ou par adquirir o seu agora mesmo!

Biometria facial