O que você espera da contabilidade do futuro? Com o avanço da tecnologia muitos segmentos estão se reinventando e a contabilidade é um deles. A conferência de documentos fiscais, conciliação de dados e importação de lançamentos contábeis, entre outras demandas operacionais, serão gradativamente substituídas por uma atuação mais consultiva e focada em atividades estratégicas.

Para ajudar as contabilidades a se prepararem para o futuro, abordaremos neste artigo essas transformações.

5 sinais de que está na hora de automatizar as rotinas da sua contabilidade do futuro

Contabilidade do futuro: qual é a perspectiva?

Um estudo desenvolvido pela consultoria Ernst & Young apontou que até 2025 um, em cada três postos de trabalho, serão substituídos pela tecnologia. Além disso, algumas atividades profissionais podem ser extintas, como por exemplo, algumas práticas contábeis. Essa previsão se dá porque na contabilidade do futuro a maioria dos cálculos são feitos automaticamente. Ou seja, os profissionais que hoje focam muito na elaboração de obrigações fiscais e atividades operacionais perderão espaço para a tecnologia.

No entanto, a perspectiva é positiva. Os softwares em nuvem, que funcionam no modelo de SaaS tendem a otimizar as demandas da contabilidade. Entre as principais vantagens deste formato podemos destacar o custo acessível, as possibilidades de integração com outros sistemas e o fato de ter as informações disponíveis em qualquer lugar. Você está preparado para essas mudanças? Muitas empresas de contabilidade já estão se adequando às tendências da contabilidade do futuro.

Qual o papel da contabilidade do futuro?

É possível que você esteja se questionando: afinal, qual é o papel da contabilidade do futuro? Certamente terá uma atuação mais estratégica e consultiva, auxiliando os seus clientes na tomada de decisão. Para isso, precisará contar com ferramentas tecnológicas para reunir informações, as quais o contador deverá analisar e indicar caminhos aos empreendedores. Desta forma, a contabilidade do futuro foca nos seguintes aspectos:

  • saúde financeira das organizações;
  • aumento dos ativos e redução de passivos;
  • aperfeiçoamento do fluxo de caixa;
  • análise de riscos;
  • assessoria para investimentos;
  • valuation (avaliação da empresa).

Agora que você já viu os pontos destacados acima, deve ter percebido que faltaram nesta lista atividades tradicionalmente realizadas pelas contabilidades, como o fechamento de folha de pagamento, emissão de notas fiscais, apuração de tributos, recolhimentos de guias, entre outros. Isso porque a maioria dessas atividades já está sendo automatizada por meio de ferramentas.

Inclusive, uma das ferramentas que auxilia muito as contabilidades é o software de registro de ponto, que possibilita capturar os dados da jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real (independente de onde o colaborador está). Além disso, uma ferramenta especializada automatiza os cálculos e a tratativa do ponto passa a ser toda digital. Isso significa que não haverá esforço operacional para gerar a folha de pagamento, que nem precisa ser em papel, pois fica tudo online, automatizado e em tempo real.

3 desafios a serem superados pela contabilidade

O especialista em tecnologia contábil, Sholto Macpherson afirma que um dos principais desafios do segmento de contabilidade é a falta de conhecimento sobre as oportunidades. Mas também existem outros fatores que dificultam o desenvolvimento da área. Confira:

1. Resistência à mudança

Toda mudança gera um certo desconforto e nem sempre é bem recebida. Mas essa é uma barreira que precisa ser superada pelo segmento contábil. A contabilidade do futuro caminha de mãos dadas com a tecnologia e a inovação. Portanto, quem estiver mais aberto para a mudança terá mais chance de se destacar e assumir uma posição mais estratégica. Isso vale para as organizações, empresas de contabilidade e profissionais do ramo.   

2. Falta de disponibilidade

Muitas vezes a rotina da contabilidade é tão intensa que não há tempo para aderir à tecnologia, atualizar-se sobre as mudanças do mercado ou inovar. Este é mais um desafio que precisa ser superado. Afinal, a solução para muitos dos problemas do dia a dia pode estar justamente em novas práticas e métodos. O simples fato de implantar a tecnologia ou aderir a uma ferramenta contábil pode ser a melhor alternativa para simplificar os processos, melhorar a gestão do tempo e dedicar mais esforço em questões estratégicas.

3. Supervalorização da entrega

Outro desafio para os contadores e empresas de contabilidade é identificar meios de agregar mais valor ao seu trabalho. Infelizmente, ainda existem muitos que entregam somente o básico e superestimam o que foi feito. Por outro lado, o cliente espera mais. Na contabilidade do futuro o contador deixa de ser um simples executor e assume uma posição de consultoria. E essa postura tem mais receptividade do mercado, por isso, é tão importante automatizar as tarefas que mais demandam tempo.

Você está preparado para as mudanças que chegarão ao segmento contábil? A contabilidade do futuro já faz parte do presente e vai se firmar cada vez mais. Assuma essa posição mais estratégica e passe a contribuir ainda mais para que as finanças empresariais sejam saudáveis e prósperas.