A cultura organizacional consiste em uma série de princípios que devem ser seguidos por uma empresa. Vale tanto em relação à forma como a organização é vista pelos colaboradores,s quanto pelo mercado. Então, devem ser traçadas ações específicas visando tornar o seu negócio uma referência.

Uma cultura saudável e sólida produz bons resultados para o negócio, fomentando a relação entre contratados e contratantes. Esse tema está baseado em alguns pilares, que servem para nortear as ações que precisam ser tomadas. Veja quais são:

  1. Motivar os colaboradores;
  2. Orientar as atitudes das equipes;
  3. Estabelecer responsabilidades;
  4. Fortalecer a imagem da empresa;
  5. Acolher os profissionais;
  6. Compartilhar o senso de coletividade;
  7. Promover relacionamentos profissionais saudáveis.

Você sabe quais são as vantagens de fortalecer a cultura organizacional da sua empresa? Um artigo publicado pela Forbes indica que nos últimos 20 anos a cultura corporativa ganhou evidência, principalmente devido às transformações nas relações de trabalho. Aliás, organizações com cultura forte tendem a atrair profissionais melhores e também mais clientes.

O que é cultura organizacional?

Já parou para pensar que mesmo existindo inúmeras empresas de cada segmento em uma cidade, e com o mesmo público-alvo, elas nunca são iguais? As organizações podem ser concorrentes, oferecer o mesmo produto ou prestar o mesmo serviço, mas cada uma tem características próprias.

E o que torna cada empresa única são os princípios, propósitos, valores e ideologias. É tudo isso que forma a cultura organizacional de uma empresa. Em suma, o objetivo é transmitir e fortalecer a missão, visão, valores, crenças e ideologias dos negócios.

Além disso, a cultura corporativa também orienta o comportamento dos colaboradores. Sendo assim, é importante considerá-la no recrutamento e seleção de profissionais, para contratar talentos alinhados com estes propósitos, reduzindo as taxas de turnover. Não basta apenas avaliar a qualificação do profissional, mas também seu perfil comportamental e cultural.

A cultura organizacional pode servir como um guia para avaliar o que está sendo feito pelos colaboradores, o que eles acham da empresa e o que pensam de uma forma geral. Além disso, a prática está relacionada com a maneira como são tratados os consumidores dos produtos dessa organização e como eles enxergam o negócio.

Como construir uma cultura organizacional forte?

O primeiro passo para construir uma cultura organizacional forte é definir a identidade da sua empresa. Uma dica é começar por qual mensagem a organização deseja transmitir, por exemplo, é uma corporação:

  • Tradicional;
  • Inovadora;
  • Inspiradora;
  • Que busca a excelência.

O desenho da cultura corporativa também leva em conta o ambiente de trabalho desejado. É importante deixar claro que isso vai além de um simples quadro com uma missão, visão e valores. Além disso, para criar uma cultura forte é preciso que haja coerência entre o que é dito e o que é praticado por gestores e RH.

Como exercício você pode até traçar comparativos: se a sua empresa fosse uma pessoa como ela seria? Quais seriam suas opiniões, modo de falar e agir. Confira um passo a passo que você pode seguir para construir a cultura organizacional da sua empresa:

  • Investigue o propósito da organização, a história, os princípios e valores;
  • Converse com as lideranças para validar as informações sobre a cultura da empresa;
  • Defina uma proposta de valor para a sua organização;
  • Verifique se o que está descrito na teoria é realmente colocado em prática;
  • Elabore uma lista de atributos valorizados pela empresa (como falar, vestir e se comportar);
  • Divulgue a cultura organizacional entre os colaboradores;
  • Avalie se está sendo colocada em prática e promova ações para fortalecê-la;
  • Revise-a periodicamente, afinal, deve estar em constante evolução.

O RH tem papel importante quanto a isso, já que está em contato direto com os colaboradores. Desse modo, podem auxiliar no desenvolvimento e aplicação da cultura organizacional. Enfim, o ideal é que não seja algo engessado e sim maleável.

5 benefícios de fortalecer a cultura organizacional

A cultura organizacional interfere diretamente em diversos aspectos da empresa. Um exemplo claro é quando ela só existe na teoria, o que gera conflitos com os colaboradores e problemas de clima organizacional. Por outro lado, uma cultura bem definida e implementada gera benefícios, como:

  • Consolidação da identidade corporativa;
  • Atração de talentos;
  • Retenção de talentos;
  • Fortalecimento de marca;
  • Desenvolvimento do capital humano.

O RH tem papel fundamental em estabelecer o que será prioridade em uma empresa. Entretanto, muitas vezes são questões que estão enraizadas na empresa, desde a sua fundação. Outras características são agregadas com o passar dos anos e o desenvolvimento da marca.

1.     Consolidação da identidade corporativa

Cada organização tem uma identidade própria, que é disseminada entre os colaboradores por meio da cultura organizacional. Portanto, quanto mais sólida a cultura, mais claros serão os valores e a visão da empresa para os funcionários. Ou seja, eles precisam entender qual é o propósito daquilo que ajudam a construir diariamente.

Também vale ressaltar que a cultura e o planejamento estratégico da organização devem andar na mesma direção. Dessa forma, é mais fácil alcançar os objetivos e consolidar a identidade da empresa. Enfim, comece com um bom planejamento, para avaliar todo o cenário e traçar boas estratégias.

2.     Atração de talentos

Cada vez mais os profissionais são conquistados pela cultura das organizações. Os talentos buscam propósitos corporativos alinhados com os seus pessoais. Isso significa que uma cultura forte é responsável também por atrair talentos para o seu negócio.

Você sabe o que faz as pessoas optarem por trabalhar na sua empresa? A resposta pode ser a cultura organizacional, que leva a um senso de pertencimento. E, quando as pessoas se sentem parte, tendem a trabalhar motivadas, felizes e permanecer por mais tempo nela.

3. Retenção de talentos

Quando a taxa de turnover é elevada, as empresas costumam gastar mais recursos com a capacitação de profissionais. Dependendo da função exercida, é preciso que o colaborador desenvolva habilidades específicas, e isso também demanda tempo. Desse modo, a cultura organizacional pode ajudar a melhorar a retenção de talentos.

Uma pesquisa da Future Workplace indicou que os membros da Geração Y irão ter 15 ou 16 empregos ao longo da vida profissional. Sendo assim, é preciso encontrar meios de conquistar a confiança deles, proporcionando um bom ambiente de trabalho para que se desenvolvam. Aliás, eles priorizam o propósito da organização em relação ao salário.

4. Fortalecimento de marca

A cultura organizacional também contribui para fortalecer a identidade da sua empresa no mercado. Portanto, é natural que o propósito do negócio esteja implícito na cultura da organização. Além disso, dependendo do segmento de atuação e do público-alvo, isso pode atrair ou afastar as pessoas, e até servir como argumento de venda.

No mundo dos cosméticos, por exemplo, há muitas empresas que deixaram de usar matérias-primas de origem animal e assim conquistaram selos específicos. Sendo assim, consumidores que defendem a causa animal compram os produtos sem peso na consciência. Então, é uma mudança de postura que ajuda a fomentar a marca, diante do público.

5. Desenvolvimento do capital humano

Em primeiro lugar, HCM ainda é um conceito novo para os brasileiros, que consiste no Gerenciamento de Capital Humano. Quando existe uma cultura organizacional bem definida na empresa, o desenvolvimento individual dos colaboradores acontece com mais tranquilidade.

Uma das ideias é permitir que os colaboradores possam dar opiniões sobre determinados temas, mostrando que o pensamento deles é valorizado pela organização. Enfim, o capital humano precisa ter destaque na cultura da sua empresa. E o RH sabe que são eles quem impulsionam o negócio, merecendo todo esse destaque.

Invista em tecnologia para reforçar a cultura organizacional

O investimento em tecnologia também é importante para fomentar a cultura organizacional no seu negócio. O uso do ponto eletrônico, por exemplo, faz com que a transparência nas relações entre empresa e colaboradores seja ampliada. Afinal, todos os dados da jornada de trabalho ficam registrados no sistema.

A Ahgora conta com uma gama de produtos para o seu RH. Chegou o momento de automatizar atividades que antes eram manuais e que agora podem ser realizadas por softwares. Assim, sobra mais tempo para que os profissionais da área possam pensar nas pessoas e em decisões estratégicas para o negócio.

Investimos no desenvolvimento de sistemas baseados em machine learning, internet das coisas e armazenamento de dados em nuvem. Traga a tecnologia para dentro da cultura organizacional! Para deixar o RH mais ágil e assertivo, fale com a Ahgora e conheça nossos produtos.