O desligamento do colaborador é um momento importante e delicado, que exige atenção de toda a equipe envolvida no processo. A medida é muitas vezes necessária e pode acontecer após outras condutas ou procedimentos de avaliação de desempenho já colocados em prática. Por isso, é importante que a empresa conduza as etapas da demissão com respeito para ambas as partes. Confira este conteúdo também em áudio, clique no player abaixo!

Além disso, é preciso ter atenção a questões que envolvem processos trabalhistas, falhas de comunicação e motivos injustificados para a demissão. Esses aspectos podem gerar mal estar no clima organizacional e na imagem da empresa.

Assim, o objetivo deste artigo é ajudar você, RH, a conduzir da melhor forma o processo de desligamento. Para isso, trazemos dicas e informações que vão transformar a sua gestão de RH e possibilitar, cada vez mais, a realização de uma demissão humanizada.

Boa leitura!

O que é o processo de desligamento do colaborador?

Demitir alguém da equipe é um momento importante em toda gestão de Recursos Humanos. Em termos jurídicos e administrativos, o desligamento representa o encerramento de contrato de trabalho entre empresa e colaborador. Por isso, o momento demanda controle emocional, diálogo objetivo e muita cordialidade. 

Todo desligamento gera uma ruptura nas relações, o que pode afetar toda equipe, a começar pela própria comunicação ao time sobre a demissão. É nesse ponto que o profissional responsável deve tomar alguns cuidados, como:

1- Assegurar que os direitos trabalhistas serão cumpridos;

2- Evitar que o colaborador seja surpreendido pela demissão;

3- Avaliação dos impactos financeiros na saída do colaborador;

Com esses cuidados básicos, o RH evita que o desligamento acarrete em situações posteriores não esperadas. Posteriormente, ainda neste artigo, apresentaremos algumas dicas que vão ajudar você.

Clique no banner e confira a nossa checklist de tudo que você precisa se atentar sobre o desligamento do colaborador.

desligamento de colaborador

As diferentes formas e causas para um desligamento

O desligamento do colaborador é regulamentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em 5 diferentes categorias:

1- Dispensa sem justa causa;

2- Demissão por justa causa causada pelo empregador;

3- Pedido de demissão;

4- Término do contrato por ato culposo do empregador, com rescisão indireta;

5- Rescisão por culpa recíproca.

De acordo com informações do Senado Federal, existem direitos relativos ao colaborador que saiu do emprego. Quem pede demissão, por exemplo,  pode cumprir o chamado aviso prévio. Já para quem saiu em comum acordo, devem ser garantidos 50% do valor do aviso prévio, saque de 80% do FGTS e indenização de 20% sobre os depósitos do FGTS.

Quem é demitido sem justa causa tem direito ao aviso prévio, saque total do FGTS,indenização de 40% sobre os depósitos do FGTS e seguro-desemprego. Em todos os casos, o antigo colaborador da empresa deve receber ainda o seu saldo restante de salário, décimo terceiro e férias (mais ⅓ proporcionais).

Rescisão de contrato: conheça os 4 tipos mais comuns | Descomplica RH #3

5 dicas para o RH conduzir o processo de desligamento

Provavelmente você já deve estar ciente de alguns cuidados básicos que se deve ter em todo desligamento do colaborador. Com eles, o seu time de Recursos Humanos fica ainda mais capacitado para lidar com essas situações. Confira a seguir 5 dicas de como conduzir o processo de desligamento da melhor forma possível para todos os envolvidos.

#1 Respeite a privacidade das motivações

Se o motivo da demissão estiver associado à avaliação de desempenho do colaborador, é importante que ele não seja pego desprevenido. Ou seja, se alguém do time está performando abaixo do esperado, o ideal é que o gestor faça o acompanhamento e o informe sobre a situação.

Nesse caso, um treinamento ou mesmo algum direcionamento deve ser aplicado, com o objetivo de reverter a situação.

Também é ético e necessário que a empresa guarde a informação, mesmo que a dispensa seja pela finalização de um projeto, dificuldade financeira ou reestruturação institucional.

Em qualquer cenário, garantir o sigilo do desligamento do colaborador é papel do RH e dos gestores envolvidos. Isso ajuda a garantir que o profissional em questão não saiba de seu próprio desligamento por terceiros, e que isso possa causar desconforto para todos os envolvidos.

#2 Acompanhe o superior no processo

Assim como no processo de contratação, o diálogo com o gestor é fundamental para o acolhimento do colaborador no momento da demissão. No processo de desligamento, é importante que o coordenador de equipe também esteja envolvido e presente na reunião.

Tal postura tende a gerar confiança e respeito no ambiente de trabalho. Afinal, o apoio do líder deve acontecer em todos os momentos.

Assim, como estamos falando de um processo de desligamento do colaborador, o ideal é que o time de RH possa estar junto ao gestor neste momento. Dessa forma, busca-se garantir que ambas as partes (líderes e liderado) cumpram seus papéis em uma conversa que em várias situações pode ser bastante difícil.

#3 Escolha o melhor período e local

É essencial e elegante que o desligamento do colaborador seja uma reunião previamente agendada com data e horário em local específico. Além disso, é fundamental que ocorra em um ambiente privado sem interferências de outros colaboradores, e com a presença do gestor direto. Também deve ser evitado delegar a tarefa para outro profissional.

Ter essa postura formalizada evita que o processo de desligamento do colaborador aconteça de maneira acelerada ao fim do dia, por conta de outras reuniões, por exemplo.

#4 Planeje uma entrevista de desligamento do colaborador

A entrevista de desligamento é uma ferramenta do time de gestão de pessoas que tem o objetivo de identificar as causas que levaram ao desligamento do colaborador. Pode também ser chamada de entrevista de “offboarding”, em alusão ao conceito contrário de onboarding, que é quando a pessoa ingressa na empresa. 

A ideia é que a pessoa que está sendo desligada possa dar um feedback e expor suas ideias sem o medo que muitos possuem quando ainda estão atuantes na empresa.

Com esse feedback, o RH pode compreender melhor o que precisa ser melhorado na organização, e ainda permite que, dependendo da situação, o antigo colaborador saia de lá com o sentimento de “pelo menos disse o que me incomodava”.

Normalmente, a entrevista de desligamento acontece no dia em que o profissional leva a sua documentação para a empresa, já que o momento da demissão costuma ser doloroso e pode impactar negativamente nas percepções dele.

#5 Atente-se ao processo de desligamento de colaboradores remotos

O trabalho remoto, ou anywhere office, se tornou uma condição necessária por conta da pandemia da Covid-19. Depois, passou a ser uma opção muito bem vista tanto por colaboradores quanto pelas próprias empresas. Por isso, muitos negócios operam hoje nesses formatos, e é preciso organizar o planejamento para desligamento também nessas situações.

Todas as etapas anteriores descritas aqui no artigo continuam sendo relevantes. No entanto, a principal diferença está no fato de que o formato da reunião será virtual ao invés de presencial. Isso pode ser feito por meio de uma videochamada, em que empregador e colaborador tenham oportunidade de diálogo com som e imagem.

Em alguns casos, tomadas as medidas de precaução, é possível ainda fazer a reunião presencial, com agendamento de pelo menos 24h de antecedência.

Próximos passos após o processo de desligamento

Vimos aqui que o processo de desligamento do colaborador na empresa é um momento que exige cuidado, respeito e acolhimento. Quanto mais a empresa busca transparência nas relações trabalhistas, mais fortalece valores e missão institucionais.

Assim, o RH é uma peça fundamental, e a área deve estar atenta e preparada para lidar não somente com os trâmites jurídicos e administrativos. É importante também fazer o essencial: cuidar bem e com atenção do principal patrimônio da empresa, que são os colaboradores. Afinal, o desligamento da empresa é uma etapa tão delicada quanto a admissão.

E aí, ficou mais claro para você como agir diante de um desligamento? É importante também ter em mente que, com as ações corretas de gestão do capital humano focadas em retenção, muitos desligamentos podem ser evitados. Baixe o nosso e-book e confira mais como trabalhar com a motivação e dinâmicas para a retenção de talentos na sua empresa!

retenção de talentos