Em alta, o SaaS é um conceito inovador para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Quer saber quais são suas vantagens? Leia este conteúdo!

SaaS é a abreviação para o termo em inglês Software as a Service que, em português, significa“Software como um Serviço”. Este modelo de negócio é, portanto, um tipo de aluguel de software que empresas ou pessoas podem fazer para utilizar determinada plataforma sem ter que comprar uma licença vitalícia dela.

Com a demanda cada vez maior por economia de espaço e financeira, muitas empresas têm optado por utilizar tecnologias SaaS, a fim de otimizar seus serviços e aumentar a qualidade de trabalho. 

É importante reforçar também o custo-benefício, afinal, os investimentos em implementação de uma tecnologia que segue esse modelo é consideravelmente menor do que em outros cenários.

Na gestão de pessoas, os modelos SaaS operam principalmente em forma de plataformas 100% online, que reúnem dados estratégicos, possibilitam acompanhamento de informações em tempo real e podem ser usados por diferentes colaboradores simultaneamente.

Se você quer saber mais sobre como esses serviços podem te ajudar na sua rotina, confira, nesse artigo, os principais benefícios de uma tecnologia SaaS de gestão de pessoas para essa atividade.

Principais benefícios de plataformas SaaS de RH

De forma direta, as plataformas SaaS para RH têm o objetivo de otimizar o setor e tornar mais práticos todos os processos que o envolvem por meio da integração de dados. Para isso funcionar, o seu RH contrata uma tecnologia desenvolvida por outra empresa e a utiliza no dia a dia para armazenar, tratar e automatizar o fluxo de informações.

Pense bem, um departamento de recursos humanos precisa recrutar e selecionar candidatos, treiná-los e avaliá-los, cuidar de questões burocráticas como salários e clima organizacional, e por aí vai. Então, por que não ter mais facilidade e assertividade ao realizar essas atividades? Esta é a proposta do modelo em questão! Confira a seguir os principais benefícios.

saas banner1

1 – Acesso a informações de qualquer lugar

Adotar essa categoria de plataforma de gestão permite que os responsáveis pelo departamento executem suas tarefas de qualquer lugar. Convenhamos, nem sempre é preciso atuar na empresa presencialmente, não é mesmo?

Além disso, com todas as informações em poucos cliques, é muito mais fácil analisar processos, checar relatórios e quaisquer outros dados.

O modelo SaaS proporciona acesso seguro às informações, pois elas são armazenadas na nuvem e não em um equipamento físico que pode ser corrompido com poucos esforços.

Isso significa que os dados sobre a organização, funcionários e afins podem ser checados de qualquer lugar pelas pessoas autorizadas, visto que a plataforma funciona de modo totalmente online. 

Ou seja, é uma ótima solução para manter a produtividade no trabalho durante o home office e ter os benefícios da tecnologia no RH!

A tecnologia pode transformar o seu RH! | Descomplica RH #27

2 – RH mais estratégico e analítico

Entender o passado para planejar o futuro. Com uma plataforma SaaS integrada aos mais diferentes setores de uma empresa, é possível embasar decisões, traçar estratégias de retenção de colaboradores, identificar setores que precisam de maior atenção, e até mesmo acompanhar o desempenho individual dos colaboradores e a satisfação em relação ao ambiente de trabalho.

Hoje, o RH está mais digital do que nunca e a sua empresa precisa começar a apoiar a tomada de decisões em informações reais do que ocorre dentro da organização.

3 – Interação transparente entre colaboradores

Os colaboradores também podem se beneficiar do uso do SaaS para a gestão de pessoas de uma empresa. Alguns sistemas SaaS contam com um ambiente online onde gestores e colaboradores podem acessar informações. Alguns exemplos são: faltas, atrasos e justificativas, tudo de uma forma mais dinâmica e transparente, diminuindo, assim, a relação de dependência com o RH.

Outro ponto a ser destacado é que com análises baseadas em dados bem fundamentados, o RH consegue dar feedbacks aprofundados e, principalmente, coerentes. Além disso, é possível tomar decisões mais acertadas e provar o valor da área diante da empresa.

Sendo assim, novamente o SaaS para gestão de pessoas se faz presente e eficiente, já que contribui para que a cultura da empresa seja disseminada de forma positiva e foca no desenvolvimento humano e técnico dos colaboradores.

4 – Otimização do tempo do RH

Graças à plataforma SaaS, o RH da sua empresa pode reduzir o trabalho manual, automatizar tarefas e ter mais assertividade no que diz respeito a relatórios e registros de informações importantes. Isso só poderia resultar em otimização do tempo!

Esta é a receita para ganhar em produtividade e focar em tarefas que exigem o “tato humano”, como relacionamento com colaboradores, treinamentos e onboardings.

5 – Segurança nas informações e dados da empresa

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) veio para transformar a maneira como as empresas armazenam dados de clientes, fornecedores e parceiros, O objetivo é garantir que todas e quaisquer informações compartilhadas em um sistema se mantenha em total sigilo.

Logo, contando com uma empresa SaaS que trabalha com criptografia de ponta a ponta, todos os dados presentes na plataforma estarão extremamente seguros.

6 – SaaS no RH reduz custos para a empresa

Trabalhando com um sistema, não é preciso imprimir centenas de documentos por dia – o que faz bem para os cofres da organização e, claro, ao meio-ambiente, criando um modelo de empresa ESG.

Outro ponto: imagine que você tem um carro e ele não tem nenhum custo de manutenção. Gasolina, óleo, pneu, mecânica, nada! Que sonho, né? Pasme, é assim com o modelo SaaS!

Por ser uma ferramenta 100% online, não é necessário dedicar um ou mais técnicos de TI para gerenciar a ferramenta. Todas as atualizações necessárias são feitas pelos próprios desenvolvedores da tecnologia, basta que o computador tenha acesso à internet e as melhorias são implementadas rapidamente, em poucos minutos.

Por ser online, também não é necessário investimento em servidores com grande capacidade de armazenamento. Tudo o que você cadastrar em uma ferramenta SaaS, seja o contracheque dos seus colaboradores ou atestados médicos, ficará armazenado na nuvem.

Mas, não é apenas a parte de infraestrutura que se beneficia com os modelos SaaS. Esse tipo de plataforma é totalmente focado em fornecer dados que ajudem na tomada de decisões. Ou seja, aumento de equipe ou contratação de benefícios corporativos somente serão feitos se as métricas comprovarem a necessidade.

Evolua o seu RH com uma plataforma de gestão SaaS

Com uma plataforma SaaS, o seu RH armazenará dados precisos com segurança, terá liberdade para acessá-los de onde estiver em poucos cliques, reduzirá custos e ainda terá uma tomada de decisão mais assertiva. 

É nítido que sua empresa tem tudo para atingir o próximo nível por causa do impacto do modelo SaaS nas atividades técnicas e gestão de colaboradores!

Então, por que não ir além? Conheça a Ahgora e adote o modelo SaaS no seu RH!