Glossário RH gestão de pessoas
Diulia Soares

Diulia Soares

Publicado no dia
12 de setembro de 2019

Glossário de RH: vocabulário básico da gestão de pessoas

Você está recém chegando ao mundo de Recursos Humanos, Departamento Pessoal ou Gestão de Pessoas em geral? Guarde esse link! Estão aqui os principais termos técnicos de RH e da legislação trabalhista.

Índice

Para você ficar por dentro das novidades mais relevantes, criamos este glossário com as principais definições, tendências, termos técnicos e traduções. Consulte sempre que precisar. 

 

Abono salarial

O abono salarial é o salário mínimo depositado anualmente para os programas de segurança social. O valor é usado para financiar o seguro-desemprego, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Pode ser sacado pelo colaborador.

Absenteísmo

Absenteísmo é o índice de funcionários que não comparecem para trabalhar.

Ação trabalhista / Processo trabalhista

Ação trabalhista é outro nome para dissídio, reclamação ou reclamatória  trabalhista. Funcionários que se sentiram lesados ou foram vítimas de assédio podem pedir reparação judicial. O desrespeito à jornada de trabalho é uma das mais frequentes formas de descumprimento da CLT.

Acordo sindical

Também chamado de Acordo Coletivo de Trabalho, ou ACT. Colaboradores celetistas representados pelos respectivos sindicatos podem acordar alterações na relação de trabalho. Pode abranger uma ou mais empresas.

Acidente do Trabalho

Chamamos de acidente do trabalho a perda temporária ou permanente da capacidade de trabalho… inclusive por doenças profissionais e de trabalho. Acontece durante atividade laboral, à serviço da empresa ou no ambiente de trabalho. Exemplos aqui.

Adicional noturno

Quando um profissional tem sua jornada de trabalho entre as 22h da noite e 5h da manhã, recebe adicional noturno.

  • A remuneração por hora é acrescida em 20%;
  • Só é preciso intervalo se a jornada for de mais de 4 horas;
  • Cada hora tem ‘duração’ de 52min 30seg.

Admissão 

O processo de admissão do colaborador diz respeito à formalização do vínculo de trabalho, após o processo de recrutamento e seleção. São conferidos documentos, definem-se a remuneração e as condições de trabalho e o contrato é assinado.

Tudo sobre ações de RH e endomarketing

Afastamento

Um profissional que não está em condições de trabalhar por motivo de acidente ou doença por mais de 15 dias pode ter seu contrato suspenso. Neste caso, o colaborador segurado pelo INSS passa por perícia médica e é compensado pela Previdência.

Ambiente colaborativo

Estímulo ao compartilhamento de conhecimento na empresa. Como vantagem, criar um ambiente colaborativo costuma ser um importante diferencial competitivo. Ênfase na inovação e produtividade, promovendo uma cultura que gera prazer e motivação para os colaboradores.

Application Programming Interface (API)

Em português, o termo API pode ser traduzido como “Interface de Programação de Aplicação”. Tecnicamente falando, é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos.

Esse código de programação funciona como uma porta, permitindo a integração entre software de ponto e outros sistemas de RH.

Arquivo Fonte de Dados (AFD)

O AFD refere-se ao arquivo gerado pelo equipamento de registro eletrônico de ponto, com todas as marcações registradas.

Arquivo Fonte de Dados Tratados (AFDT)

O AFDF é o arquivo de marcações gerado, AFD, contendo as marcações de ajustes, incluídas ou alteradas através do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) – no nosso, o Ahgora PontoWEB.

Arquivo de Controle de Jornada para Efeito Fiscal (ACJEF)

O ACJEF lista as jornadas de trabalho realizadas pelos colaboradores (trabalho, faltas, extras, etc).

Assiduidade

Assiduidade é o cumprimento da carga horária acordada no momento da contração. O colaborador assíduo é aquele que não falta, a menos que tenha uma justificativa plausível (como um atestado, etc.).

Atestado médico

O atestado médico é um documento emitido por profissional de saúde que justifica a ausência do colaborador. Pode se aplicar a consulta (de rotina ou de emergência) ou período de tratamento.

Automação de processos

Várias rotinas manuais – inclusive as do RH – podem ser executadas por máquinas ou sistemas de computação. Na automação de processos, a tecnologia substitui o humano em algumas tarefas burocráticas.

Banco de Horas

O banco de horas é um acordo feito entre a empresa e os funcionários, flexibilizando o cumprimento da jornada. Ele viabiliza somar horas trabalhadas além da jornada e trocá-las por folgas, ao invés da reposição em dinheiro.

Benefícios

É o conjunto de vantagens e compensações que complementam a remuneração dos colaboradores. Para além dos obrigatórios (FGTS, Férias, 13º, etc.) há outros que são estratégicos. Assistência médica, plano odontológico e bolsas de estudo podem ser oferecidos, como estímulo à produtividade.

Biometria

A biometria é uma técnica que se refere à metrificação de partes do corpo. Sistemas de RH utilizam essa coleta de dados para se certificar da identificação de pessoas.

Business partner

Neste contexto, o RH é aquele que contribui para o planejamento estratégico da empresa. Quando assume esse papel, a área de gestão de RH trabalha pontos essenciais à sobrevivência da organização. É o caso dos planos de sucessão, por exemplo.

Clima organizacional

Sentimento dos colaboradores em relação ao trabalho. Contribuem para o bom clima organizacional a acessibilidade à Direção da empresa, os feedbacks 360º e a democratização da tomada de decisões, por exemplo.

Cloud Computing

Com a computação em nuvem, o armazenamento seguro de arquivos se tornou mais atrativo no quesito custo/benefício. Destaca-se a mobilidade em viagens, o trabalho em home office e a mudança da sede da empresa sem complicações.

Coaching

Coaching é uma metodologia usada para o desenvolvimento de pessoas visando melhor performance ou a obtenção de metas. O termo coaching vem do inglês coach, que significa treinador ou técnico.

A sua função é contribuir para o desenvolvimento pessoal e/ou profissional. O coaching conduz para o autoconhecimento através da identificação de crenças limitantes.

Contabilidade estratégica

Atuação contábil baseada em dados e amparada pela tecnologia, especialmente para atender os novos segmentos de mercado e suas tributações. É pautada pela eficiência e performance.

Controle de acesso

O controle de acesso é qualquer sistema, mecanismo ou equipamento que limite o acesso a um determinado ambiente ou informação. O objetivo é garantir a segurança de dados sigilosos, dos bens e das pessoas.

Controle de ponto

É o controle da jornada de trabalho. O empregador tem o direito de adotar um sistema de controle do registro das horas trabalhadas do funcionário. Tal controle pode ser realizado de forma manual, mecânica ou eletrônica. O controle eletrônico e digital têm sido os mais utilizados atualmente.

Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

A CCT é um acordo formalizado entre os funcionários sindicalizados e o sindicato patronal. Ela permite atender a realidade específica de cada empresa. A convenção coletiva de trabalho formaliza a negociação de negociar condições de trabalho como trabalho externo, jornadas de trabalho alternativas e home office, por exemplo.

Cultura organizacional

Cultura organizacional é o conjunto de práticas e costumes das pessoas que compõem a empresa. Inclui até mesmo as regras que não foram escritas, como o trabalho em equipe. Diz respeito à maneira com que a empresa trata cada um de seus stakeholders.

Data mining

O data mining (tradução: mineração de dados) é o uso de inteligência artificial para analisar grandes volumes de dados em um curto período de tempo. No RH, esta tecnologia de informação e comunicação transforma dados brutos em informações de fácil interpretação, potencializando a tomada de decisão relacionada à força de trabalho.

Dedicação exclusiva

Algumas empresas e cargos podem exigir dedicação exclusiva. Isso significa que o profissional é contratualmente proibido de exercer outra atividade remunerada. Independente de o colaborador atuar em empresa pública ou privada.

Descanso Semanal Remunerado

Todo funcionário tem direito a descansar uma vez por semana, sem que a empresa desconte essas horas do salário. A maioria das empresas opta pelo domingo, porém esta não é a realidade de todos os ramos de atuação. Deve ser de 24 horas consecutivas, a cada 7 dias.

Desligamento

Através do processo de desligamento, é feito a desvinculação da relação trabalhista. O colaborador deixa de fazer parte do quadro funcional, seja de maneira voluntária ou não.

Downsizing

É um termo em inglês que significa o enxugamento ou a racionalização da burocracia corporativa. Optando por uma gestão mais horizontal, reduz-se os níveis hierárquicos. Assim é possível aproximar os cargos operacionais da alta direção. Os processos se tornam mais curtos e a produtividade aumenta.

Employer branding

Metodologia de marketing em que a empresa se posiciona enquanto boa marca empregadora, ou seja, um bom lugar para se trabalhar.

Employee experience (EX)

É o conjunto de esforços da empresa para tornar a experiência do colaborador em algo agregador. A ideia é casar valores e vivências para que ambos cresçam e se desenvolvam… e sigam parceiros, mesmo após o fim da relação de trabalho.

Employee value proposition (EVP)

A proposta de valor para colaboradores – employee value proposition – é o conjunto de benefícios oferecidos pela empresa em troca da contribuição dos colaboradores. Extrapola as determinações do contrato de trabalho e tenta atribuir sensações positivas quanto à relação de trabalho.

Endomarketing

Marketing com o objetivo de conscientizar, informar e motivar os colaboradores. O endomarketing estabelece uma relação de troca entre empresa e colaborador. Nesse sentido, a imagem da empresa é “vendida” aos seus colaboradores.

Engajamento

Capacidade de mobilizar a equipe interna em prol dos valores e objetivos da organização.

Enterprise Resource Planning (ERP)

Traduzindo do inglês, ERP é “Planejamento dos recursos da empresa”. Por meio de um sistema único a empresa consegue gerenciar todas as suas informações de maneira integrada. Esse sistema geralmente é muito usado pela equipe de RH para gerenciar seus colaboradores.

Escala de trabalho

A escala de trabalho é a forma como a empresa organiza a jornada de trabalho dos seus funcionários. O objetivo é alcançar maior produtividade com melhor aproveitamento da força de trabalho.

eSocial

O eSocial é um novo sistema do Governo Federal, que simplifica e unifica o envio de documentos fiscais para os órgãos do governo. Todas as informações referentes a trabalhadores passam a ser enviados a um único sistema.

Espelho de ponto

O espelho de ponto é um documento que centraliza todas as marcações de entrada e saídas dos colaboradores no mês. Ela serve para conferência dos registros e solicitações de ajustes, abonos e afins. Com a transformação digital, esse processo ocorre online, por meio de aplicativos como o Ahgora Leader e MyAhgora.

Falta

Falta no trabalho é o não comparecimento do colaborador ao posto de trabalho. Ver absenteísmo.

Feriado

Algumas datas comemorativas são apontadas como feriados nacionais ou regionais. Nelas, não há expediente e as horas não trabalhadas não são descontadas do colaborador. De mesma forma, quem trabalhar no feriado é remunerado com adicionais. E o RH precisa entender disso.

Folha de pagamento

A folha de pagamento é um documento em que a empresa relaciona os nomes dos empregados, suas remunerações, descontos, abatimentos e o valor líquido que cada um recebe mensalmente. O Departamento Pessoal é responsável por este trabalho.

O conceito passa por modernização. Com os softwares novos, há uma redução de custos e uma maior transparência para o colaborador. Há disponibilização de holerites digitais, por exemplo.

Gestão data-driven

A gestão guiada por dados reconhece que, apesar de a intuição, a experiência e outros aspectos subjetivos de análise sejam importantes, eles podem gerar falhas de análise.

Para combater estes viéses congnitivos, os dados devem basear a tomada de decisão, fornecendo critérios objetivos de escolha.

Gestão descentralizada de pessoas

A gestão descentralizada de pessoas defende que a responsabilidade de gerir pessoas não é apenas do RH. Líderes de área e os próprios colaboradores trabalham em conjunto para aplicar as políticas de recursos humanos.

Algumas tarefas tradicionalmete atribuídas ao RH, como o recrutamento ou a gestão de ponto passam a ser executadas pelos departamentos.

Gestão por competências

Essa metodologia de gestão de pessoas prioriza o indivíduo a partir da avaliação de desempenho. Os pontos fortes, interesses e aptidões são destacados e reforçados, potencializando o desenvolvimento humano da empresa. São competências:

  • Conceituais: compreensão de como a organização funciona.
  • Técnicas: capacidade de executar atividades compatíveis com a função.
  • Humanas: inteligência emocional e social.

Gestão por exceção

Na gestão por exceção, cada colaborador é responsável por tomar decisões que dizem respeito às suas rotinas. Apenas aquilo que foge à rotina (seja em termos de esforço ou impacto) é escalado para os respectivos líderes.

Glass ceiling

O termo teto de vidro, ou glass ceiling, é usado para se referir à discriminação insitucionalizada da produtividade feminina. Refere-se à dificuldade de mulheres ocuparem posições mais altas de hierarquia, mesmo com igual formação e experiência profissional que os colegas homens.

Home office / Trabalho à distância

O trabalho em casa (home office) acontece quando o profissional atua desde a sua residência. Pode ser como autônomo ou com liberação da empresa para trabalhar à distância (teletrabalho).

Horas abonadas

Por vezes, o empregador pode deixar de descontar do colaborador as horas não trabalhadas (por vontade própria ou obrigação legal). Estas horas são concedidas pela empresa ao funcionário.

Horas adicionais

As horas adicionais são eventos criados para diferenciar os tipos de horas. Desta forma, é possível criar diferentes tipos de horas extras, hora de trabalho ou outros como sobre-aviso. Um exemplo são as horas extras que possuem percentuais diferentes para algumas situações.

Horas diurnas

São consideradas horas diurnas aquelas trabalhadas entre as 5h e 22h;

Human Capital Management (HCM)

É o acúmulo de educação e experiência pelo colaborador e, consequentemente, pela empresa. Gerir o capital humano é trabalhar as habilidades e conhecimentos a favor da lucratividade da empresa. Extrapola as ações de treinamento e desenvolvimento.

Hora in itinere

As horas in itinere se referem ao tempo que o funcionário gasta para se deslocar entre casa e trabalho. Isso independe da forma de trabalho e se o transporte foi fornecido pela empresa ou não.

Este tempo antecede ou sucede a jornada de trabalho; não é contabilizado como hora trabalhada.

Horário de trabalho

É o horário em que se espera que o colaborador esteja a disposicção da empresa, conforme estabelecido no contrato de admissão e na Carteira de Trabalho. Ver jornada de trabalho.

Horas extraordinárias

São as horas trabalhadas além da jornada normal de trabalho. Devem ser pagas de acordo com o contrato estabelecido com o colaborador e com seu sindicato. Esse pagamento deve ser de no mínimo 50% a mais que a hora normal de trabalho até 100% da hora normal de trabalho.

HRTech

Chamamos de HRTech as empresas que desenvolvem tecnologia para Gestão Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, como a Ahgora.

Internet of Things (IoT)

O termo Internet das Coisas foi criado por um dos fundadores do Auto ID- Center do MIT, Kevin Ashton. IoT é um conceito de que aparelhos e equipamentos conseguem se conectar à internet de maneira autônoma. O RH aplica essa tecnologia para acompanhar a movimentação de colaboradores, por exemplo.

Interjornada

É o intervalo de descanso entre uma jornada de trabalho e outra. Deve ter duração mínima de 11 horas. Normalmente ocorre na virada de um dia para o outro.

Intervalo

É o tempo dedicado ao descanso, durante ou entre jornadas de trabalho.

Intrajornada

É o intervalo de descanso entre um turno e outro. Costuma ter duração entre 1 e 2 horas.

Jornada de Trabalho

Jornada de Trabalho é o período que o empregado permanece à disposição do empregador –  executando ou não sua função.

Key Performance Indicators (KPIs)

KPIs são os principais indicadores de desempenho de um time ou organização. Para o RH, costumam se referir a resultados como rotatividade, custos com folha de pagamento, etc.

Lei de Acesso à Informação (LAI)

Em órgãos públicos e autarquias, todos os dados que o governo não classificar como confidenciais podem ser disponibilizados à população.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

A LGPD é a lei brasileira que regula o uso de dados pessoais, seja de clientes, seja de colaboradores. A nova regulamentação diz respeito ao uso responsável de informações de usuário por empresas.

Com ela, a segurança da informação é compreendida como fundamental ao direito civil. As pessoas têm direito à privacidade, e as empresas têm a obrigação de garantir a confidencialidade.

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)

A LRF determina que organizações e empresas públicas devem zelar pelo orçamento público, limitando os gastos ao necessário e tendo em conta a capacidade de arrecadação de impostos.

Liderança situacional

“Liderança situacional” é um termo que se refere à capacidade do profissional adaptar seu estilo de liderança ao contexto em que se encontra, mesmo que não ocupe cargo de chefia.

Mercado de trabalho

É a relação entre a oferta de trabalho e a procura de profissionais. Em suma, um dos principais termos no RH.

Meritocracia

A palavra meritocracia deriva do latim, das palavras meritum e cracia, que significam mérito e poder, respectivamente. Na gestão de pessoas está diretamente associada a competência, bons resultados e dedicação profissional. O objetivo é reconhecer e valorizar os colaboradores que se destacam e contribuem para o sucesso da corporação.

Metas SMART

SMART é uma abreviação de Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (atingível), Relevant (relevante) e Time-bound (temporal). Esta metodologia de análise de métricas é reconhecida por impulsionar resultados.

Objectives and Key Results (OKRs)

As OKRs são as metas da organização para o atingimento de resultados estratégicos.

Onboarding

Também chamado de ambientação, consiste em transmitir para um novo funcionário  todas as informações necessárias sobre a empresa. Isso inclui estrutura organizacional, políticas de pessoal, salários e benefícios. O objetivo é melhorar sua integração para que possa trazer resultados o quanto antes.

Passivo Trabalhista

São as dívidas acumuladas pela empresa quando deixa de recolher os encargos sociais ou cumprir as obrigações trabalhistas.

Plano de Cargos e Salários

É o conjunto de regras e condições de remuneração com base nas atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo.

People Analytics

É o uso de dados e métricas de comportamento dos colaboradores para nortear a tomada de decisão na gestão de pessoas. Informações de ações, interações e conexões são usadas para identificar tendências e aumentar a previsibilidade.

Política de Ponto

Norma interna da empresa para a gestão de jornada de trabalho dos colaboradores.

Ponto cartográfico / Ponto mecânico

Relógio ponto que registra a marcação do ponto com a impressão do horário de entrada e saída do funcionário em um cartão de cartolina.

Ponto eletrônico

É todo equipamento eletrônico (seja relógio ponto homologado ou não) que permite o registro das horas trabalhadas pelo colaborador.

Ponto facultativo

São as datas comemorativas em que os colaboradores podem ser dispensados de cumprir a jornada de trabalho. O governo sinaliza anualmente às empresas quando o trabalho não é obrigatório.

Ponto manual

Folha ponto e livro ponto são métodos manuais de registro da jornada de trabalho. Entretanto, não tem validade legal para empresas com mais de 10 funcionários.

Portaria 1510

Um decreto que delimitava a forma de registro e monitoramento de carga horária de trabalho. Ele indicava alguns requisitos ligados ao sistema e ao equipamento de registro de ponto. A 1510 perdeu sua vigência com a publicação da Portaria 671, que englobou e atualizou suas diretrizes. Entenda mais sobre o que era a Portaria 1.510 e o que mudou com as novidades divulgadas.

Portaria 373

Foi uma portaria que apresentava algumas mudanças no sistema de registro eletrônico de ponto. Ela também estabelecia a possibilidade de adoção pelos empregadores de sistemas alternativos de controle e jornada de trabalho, mediante acordo coletivo. Assim como a 1510, esta também foi englobada e atualizada pela 671, de modo que deixou de valer. Veja o que mudou na Portaria 373.

Produtividade

Capacidade de entrega possível com base em escopo, tempo e recursos disponíveis. A produtividade é essencial no RH.

Radio-Frequency IDentification (RFID)

RFID é um acrônimo para Identificação por Rádio Frequência. É uma tecnologia de comunicação de curto alcance, em que um chip transmite sinais.

Registrador Eletrônico de Ponto (REP)

Também conhecido pela sigla de “REP”, é um equipamento responsável pelo registro da batida de ponto do colaborador. Ele deve atender às diretrizes das diferentes categorias previstas na Portaria 671 sendo físico, emissor de recibo impresso ou eletrônico e devidamente registrado pelo MTE e INPI.

RH estratégico

Compreensão de que o setor de Recursos Humanos deve agir como conselheiro à Diretoria, tornando-se responsável, inclusive, por decisões estratégicas e os reflexos destas.

Servidor Público

É o empregado ou servidor, investido em emprego ou cargo público, de provimento efetivo ou em comissão, da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas dos Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário.

Servidor Temporário

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são considerados os servidores admitidos em caráter temporário (ACTs), estagiários e bolsistas.

Servidores Ativos

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são considerados todos os servidores (inclusive os empregados públicos desta consulta), exceto o grupo de servidores inativos. Também não estão incluídos os pensionistas especiais e previdenciários.

Servidores Inativos

Para fins de consulta de remuneração do Portal da Transparência, são os servidores que receberam o direito à inatividade remunerada, conforme condições previstas em lei, mantidos pelo Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPREV)

Sobrejornada

Dia ou semana de trabalho em que o colaborador ultrapassa o limite de horas extras.

Software as a Service (SaaS)

O Software como Serviço é uma maneira de comercialização e distribuição de softwares. Nesse modelo, o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária pelo software para que o cliente o utilize via internet, pagando pelo serviço disponibilizado.

Termo de Ajuste de Conduta (TAC)

Compromisso estipulado entre empresa e Ministério Público de Trabalho (MPT) para regularizar o controle da jornada de trabalho dos colaboradores no prazo estipulado. Normalmente, a empresa tem de 90 a 120 dias para se ajustar. O texto da TAC traz instruções sobre quais ações devem ser tomadas pela empresa para evitar penalizações.

Trabalho externo

As atividades realizadas pelo colaborador fora da estrutura da empresa, como no caso de entregadores e vendedores externos. Esse é o trabalho externo para o RH.

Trabalho intermitente

Contrato de trabalho em que o colaborador não executa suas atividades de maneira contínua, sendo convocado entre períodos de inatividade.

Trabalho temporário

O trabalhador temporário é aquele contratado pela empresa para suplementar a força de trabalho. É contratado pela empresa por um curto período de tempo, para adequar o número de colaboradores à demanda de trabalho.

Trabalho terceirizado

Não configura vínculo empregatício. A terceirização do trabalho é um contrato entre empresas, em que os colaboradores da primeira são cedidos para a segunda. É um contrato de prestação de serviços, portanto.

Transformação digital

A transformação digital é, simplesmente, o uso de tecnologias digitais para resolver problemas analógicos (tradicionais). Dicas para adequar a sua empresa a este novo contexto aqui.

Tratativa de ponto

No RH, o processo de conferência dos registro de ponto, solicitação e aprovação (ou não) de ajustes de ponto e abonos.

Turnover

É o índice de rotatividade dos colaboradores. O turnover relaciona o número de demissões, admissões e funcionários ativos. Veja como calcular e analise o impacto na sua empresa.

Workforce management

Workforce management são sistemas que miram o gerenciamento da força de trabalho de modo a alcançar máxima eficiência operacional. Costuma contar com softwares de RH e ERP.

Esses são apenas alguns termos que o gestor de pessoas precisa se adaptar para ter sucesso em sua empresa. Você sentiu falta de algum? Conte para a gente nos comentários… o glossário é atualizado sistematicamente.

Clique no botão abaixo e receba um contato da equipe Ahgora!

Conheça nossa tecnologia e saiba mais sobre como a Ahgora pode ajudar o seu RH a continuar evoluindo! Nossa equipe irá entrar em contato.

Homem com celular olhando para direita

Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos para RH

Conteúdos exclusivos toda semana para você ficar atualizado sobre temas como legislação trabalhista, inovação e gestão de pessoas.

Obrigado!

Últimas publicações

Fale com a equipe Ahgora!

Preencha o formulário e saiba mais sobre como nós da Ahgora podemos ajudar o seu RH a continuar evoluindo! Nossa equipe irá entrar em contato.