Pluralidade e inclusão são assuntos bastante discutidos atualmente. Mas, como a sua empresa está aplicando a diversidade no trabalho? Essa é uma pergunta importante e que deve ser feita por todos os gestores, sobretudo no C-Level e RH.

Há vários motivos para apostar na diversidade, sobretudo em cargos de liderança, como ferramenta para um negócio de sucesso. Tanto no resultado, quanto na responsabilidade social.

O oposto também é verdadeiro. As empresas com pouca diversidade no trabalho tendem a alcançar resultados menores. Além disso, são percebidas como negócios menos humanos e competitivos.

Um estudo realizado pela consultoria empresarial americana McKinsey identificou resultados 25% melhores nas organizações com políticas de recrutamento que observavam a diversidade. Saiba mais a seguir sobre diversidade no trabalho!

A diversidade no trabalho vai muito além dos resultados

Todas as empresas buscam melhores resultados. Inclusive, veremos mais adiante como a diversidade do trabalho pode ajudar efetivamente na performance. Entretanto, apostar em políticas de contratação que garantam um público interno plural vai muito além da busca por resultados.

Quando falamos em diversidade, isso significa um time composto por pessoas de crenças, classes sociais e orientações diferentes, além de pessoas com deficiência (PCDs). Então, a inclusão desses diversos perfis mostra que a organização valoriza e respeita as diferenças.

A consequência é uma cultura organizacional mais rica e completa, capaz de provocar reflexões sobre as demandas inerentes ao negócio de forma ampla. Além disso, essa é uma característica valorizada por muitos consumidores, o que impacta diretamente na percepção da marca.

cta topo Plano de recrutamento e selecao

Liderança diversa: uma necessidade pouco explorada

Muitos negócios já têm consciência dos benefícios da diversidade e contam com equipes inclusivas. Entretanto, quando o assunto chega na liderança, os exemplos são mais difíceis de encontrar.

Conforme o relatório Perfil Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil, organizado pelo Instituto Ethos, negros representam apenas 4,7% dos cargos executivos no país, enquanto as mulheres diretoras não passam de 13,6%. Isso deixa claro que a diversidade no trabalho não existe em todos os níveis.

O levantamento deixa claro ainda que as mulheres são a minoria em praticamente todas as funções, menos entre aprendizes (55,9%) e estagiários (58,9%). Elas também estão em menor número nos cargos de gerência e supervisão.

O fenômeno do teto de vidro

Já ouviu falar no fenômeno teto de vidro, ou glass ceiling? Trata-se de uma barreira sutil e invisível que impede perfis que não se encaixam nos principais estereótipos de ingressar no mercado. Ou, ainda, de chegar a posições de liderança.

O conceito reflete o tipo de discriminação que vê a produtividade feminina como menor do que a capacidade dos homens. Desse modo, gera um ambiente organizacional em constante batalha para inclusão e estabilidade desse público.

Apesar disso, não é difícil estabelecer paralelos com outros grupos que possuem a mesma dificuldade, como os líderes LGBTQIA+. Dentre eles, apenas 36% assumem a sua orientação sexual no ambiente profissional, segundo pesquisa da Out Now Global.

Nesse cenário, o papel das lideranças atuais é determinante. De modo especial, nas empresas em que a diversidade no trabalho não faz parte da cultura organizacional. Então, em casos como esses, é preciso direcionar esforços para comunicar a todos sobre a postura desejada.

Apenas com ações eficazes das lideranças é que se pode criar um ambiente justo, sem barreiras – visíveis ou não – no plano de carreira. Os líderes são responsáveis por criar processos de sucessão, que tenham a diversidade no trabalho como uma de suas estratégias.

No entanto, é preciso estar preparado para encontrar resistências na jornada. É comum ter na equipe pessoas que não veem, num primeiro momento, as mudanças como necessárias. Por outro lado, é cada vez mais natural ver empresas comandadas por uma liderança diversa.

Passos para ter uma liderança inclusiva

Existem várias estratégias para fomentar e desenvolver uma mentalidade mais inclusiva na empresa. Isso porque é importante promover a cultura da diversidade em muitos níveis. Confira algumas opções:

Seja franco e transparente

Nada melhor do que a honestidade. Fale de suas intenções e das necessidades que o levaram a diversificar a equipe. Deixe claro que o objetivo é a inclusão e que ninguém deve se sentir ameaçado. Assim, todas as iniciativas visam o respeito à individualidade do colaborador.

Desenvolva políticas de inclusão

Promova o engajamento do time através de programas, práticas e políticas de gestão para a inclusão. Aliás, uma boa possibilidade é a criação de comitês para discutir, planejar e executar pequenas mudanças que possam tornar o ambiente mais inclusivo.

Inclua diversidade na comunicação interna: o preconceito costuma estar ligado ao desconhecimento. Desse modo, incluir conteúdos que abordem a diversidade no trabalho nos canais de comunicação da empresa pode diminuir possíveis resistências. E, com isso, exercitar a empatia e a aceitação das diferenças.

Promova a interação

Seguindo o mesmo raciocínio, estimular situações em que pessoas diferentes devem interagir aumenta a cooperação e o entendimento sobre essas diferenças. Podem ser programas voluntários, comissões com objetivos específicos ou momentos lúdicos.

Tenha uma política de contratação inclusiva: possua um olhar voltado à diversidade durante os processos de seleção. Em suma, isso vale para todos os níveis da empresa, mas principalmente para as lideranças.

O que a empresa ganha com a diversidade na liderança?

O principal benefício da diversidade na liderança é acelerar o processo de inclusão como um todo. Com isso, promove-se modificações na cultura organizacional, e também na sociedade e no ambiente de negócios. Por isso, conheça a seguir os benefícios para a empresa que investe nisso:

Ambiente amigável: trabalhar em um local que valoriza todas as pessoas mexe diretamente no engajamento da equipe. Além disso, quando os colaboradores se abrem para o convívio com a diversidade, o ambiente torna-se mais acolhedor, instigante e cooperativo.

Menos conflitos: empresas com políticas de respeito a cada indivíduo têm um número reduzido de conflitos. Isso é o resultado do clima de compreensão das diferenças e do exercício da tolerância.

Marca mais forte: um negócio com diversidade no trabalho fortalece sua marca em duas importantes frentes: interna e externa. Desse modo, o consumidor encontra eco de seus valores e a equipe dissemina o employer branding.

Reveja o seu planejamento e aposte em diversidade no trabalho!

A diversidade no trabalho é importante para o seu negócio, mas também para a sociedade. Por isso, RH, reveja o planejamento do seu negócio, a estrutura de recrutamento e seleção como um todo, e perceba o que pode ser alterado.

Contrate pessoas conforme as qualidades que possuem, habilidades profissionais e perfil adequado com a sua empresa. Deixe de olhar para o sexo, etnia e outros detalhes subjetivos. Enfim, o que realmente importa é o que ela é capaz de trazer em benefícios para seu negócio.

Os profissionais de Recursos Humanos devem pensar nas pessoas. Eles servem como um conector entre os colaboradores e as empresas. E todos saem ganhando quando há valorização da diversidade no trabalho. Pense nisso!