Liderança situacional é a capacidade de orientar todos os membros do time a tomarem um caminho assertivo, com base em informações relevantes. Então, o líder deve avaliar diferentes questões, como as forças e fraquezas da empresa. Assim, a maturidade profissional é algo presente em um bom líder situacional.

Mercados acirrados, mudanças de comportamentos dos consumidores, crises e recessões são pontos que podem influenciar o desenvolvimento de um negócio. A boa notícia é que vários aspectos podem influenciar positivamente e fazer com que se passe por todas essas dificuldades sem danos. Mas nenhuma delas é tão relevante quanto a liderança!

Os líderes são os responsáveis por navegar durante as tempestades, sem perder o rumo. Há muitas formas de liderar, mas um conceito que ganha espaço, sobretudo em tempos de incertezas, é a liderança situacional. Quer saber mais? Continue a leitura!

Este conteúdo sobre liderança situacional também está disponível em áudio, se você preferir. Basta clicar no player a seguir.

O que é liderança situacional?

A liderança situacional é a capacidade de adaptar-se aos mais diversos acontecimentos e situações econômicas. Conduz, assim, efetivamente todos da equipe para que o negócio flua de maneira positiva e os resultados sejam alcançados. Então, o papel do líder é essencial para o bom desempenho de um empreendimento.

Embora não seja um conceito novo, a liderança situacional se adapta ao cenário atual e ao futuro do RH. O termo foi idealizado pelo cientista comportamental Paul Hersey e pelo especialista em gestão Kenneth Blanchard. O termo havia sido inicialmente definido como “Ciclo de Vida da Teoria da Liderança”.

Durante seus estudos, os especialistas perceberam a existência de diversos estilos de liderança. Um resultado do combo de experiências, habilidades, comportamentos e práticas. Cada um desses formatos são os próprios pontos fortes e fracos da gestão e devem ser percebidos pelos líderes, a fim de resolver os problemas que surgem.

Mas, e se fosse possível alternar entre esses estilos de acordo com as necessidades de cada caso? Essa é a liderança situacional, descrita por Balchard e Hersey como a forma mais adequada de gerir equipes. Tem sido cada vez mais importante formar bons líderes, já que a presença deles é essencial para os resultados.

Para isto, um líder situacional é capaz de avaliar diversos aspectos aliados ao contexto. Tais como forças e fraquezas, inteligência emocional, fatores de competitividade e condições técnicas.

Essa teoria explica que não existe um tipo de liderança melhor do que os outros, na verdade, tudo depende da situação e das pessoas que fazem parte desse contexto. Então, é essencial que o gestor saiba ter flexibilidade para conhecer novos pontos de vista. A liderança situacional é um modelo que exige adaptação para liderar.

Liderança situacional com uma gestão eficiente de pessoas

Características da liderança situacional

Quando os aspectos externos são considerados na tomada de decisão, os internos ganham atenção especial. Isso porque, entre as principais características da liderança situacional, está o poder de influenciar colaboradores e engajá-los com os propósitos e objetivos do negócio. Aliás, isso é essencial para o bom desempenho de uma empresa, quando os profissionais “vestem a camisa”.

A liderança situacional percebe as características e até o momento pelo qual passam os colaboradores. O objetivo é delegar e dividir a estratégia de acordo com os diferentes perfis, cargos e níveis de capacidade. Assim, um líder que entende a sua equipe consegue se comunicar melhor com todos, evitando o surgimento de problemas.

Segundo Blanchard, são pessoas que proveem “a quantidade certa de direcionamento e suporte” para cada um. Isso conforme a maturidade do profissional e também a combinação entre responsabilidade e competência.

Importância da maturidade profissional

Um dos pontos mais importantes para que a liderança situacional seja bem conduzida é a forma de tratamento. Ou seja, a capacidade de tratar, de forma diversa, pessoas com capacidades, conhecimentos e competências distintas. Afinal, as empresas são formadas por pessoas, e essas pessoas possuem perfis comportamentais diferentes.

A maturidade profissional reúne e soma as características necessárias para um bom líder. Ela também diz respeito à capacidade de adequar-se às diferentes situações, assumir responsabilidades condizentes com a sua função e executar tarefas, sem precisar de interferência direta. Enfim, o líder é alguém que sempre precisa dar um bom exemplo.

Existem quatro níveis de maturidade:

  • Colaboradores com escassas habilidades, conhecimento e disposição para concluir tarefas;
  • Indivíduos com pouco conhecimento, mas dispostos e entusiasmados;
  • Pessoas com habilidades e aptidão para concluir a tarefa, mas sem disposição de assumir responsabilidades;
  • Altamente dispostos a completarem as tarefas e qualificados.

As empresas podem fomentar a formação de novas lideranças, o Ahgora Leader, por exemplo, é um software excelente para isso. Então, é uma maneira de desconstruir as atividades que são responsabilidades do RH e dar mais poder aos líderes de setores. Os colaboradores assim podem resolver pendências com mais facilidade e focarem em suas atividades.

Quais são as 4 fases da liderança situacional?

A liderança situacional é algo que pode contribuir com empresas dos mais variados segmentos, desde que sejam bem trabalhadas. Existem quatro modelos adequados aos níveis de maturidade mostrados acima. São eles:

  1. Direção: a liderança deve descrever ao colaborador como deve realizar as tarefas para que ele ganhe confiança e arquitete formas efetivas de se auto gerenciar.
  2. Orientação: utilizada em situações que necessitem de estímulos para o funcionário executar a tarefa. Aqui, o colaborador precisa que o gestor sugira ideias, oriente a execução e supervisione e apoie de forma contínua.
  3. Apoio: fase em que as maiores necessidades são o aumento do aprendizado e da confiança.
  4. Delegação: com a equipe mais preparada para a gestão de projetos de forma independente, pode trabalhar com autonomia e liberdade.

Um bom líder é aquele que sabe conduzir o time, para superar os problemas que surgem durante a jornada, buscando soluções para os problemas. De fato, existem pessoas que já carregam esse perfil e que podem trabalhar para auxiliar a empresa.

Como desenvolver a liderança situacional?

É possível que os líderes de setores não saibam qual é a melhor forma de agir em determinadas situações, por isso é importante que passem por treinamentos. Aliás, não basta apenas investir em treinamentos para a equipe. Todos devem saber seus verdadeiros papéis dentro da corporação.

Um bom líder é aquele que tem conhecimentos sobre determinado assunto, que ostenta habilidades interessantes e ainda possui atitudes de liderança. Então, um líder situacional é alguém que precisa saber qual é a maneira exata de gerenciar o seu time. E isso deve acontecer nos mais variados cenários.

A liderança situacional é algo que pode não ser desenvolvido de um dia para o outro. Dessa forma, os gestores podem identificar aqueles que são destaques na empresa, oferecendo-lhes novas possibilidades, para que possam desenvolver essa vocação. Assim, a tendência é que o time fique mais homogêneo e aproveite este conceito.

Benefícios da liderança situacional

A liderança situacional pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Quando a organização toma esse cuidado, é beneficiada claramente. Por isso, a seguir você confere 5 questões que podem ser melhoradas ao trabalhar dessa maneira, veja:

1.     Relação com os colaboradores

O líder situacional é capaz de ouvir a equipe com mais clareza, permitindo que os conflitos internos sejam solucionados antes que tomem maiores projeções. Então, é possível identificar as queixas e analisar as alternativas para superar desentendimentos. É uma maneira de aproximar todos dos gestores.

2.     Comunicação mais eficiente

Por meio da liderança situacional é possível tornar a comunicação mais eficaz. Desse modo, os pensamentos da empresa podem ser transmitidos aos funcionários de uma maneira clara e objetiva. Então, é algo que dá mais confiança para superar condições adversas que podem surgir em qualquer negócio.

3.     Funções delegadas

Quando as funções são delegadas os colaboradores passam a ter mais autonomia em suas atividades, fazendo com que os mais engajados ganhem destaque neste processo. Assim, é uma maneira de tornar os processos mais conscientes, apostando nas competências de cada pessoa.

4.     Fortalece o clima organizacional

Uma empresa que possui líderes flexíveis consegue atingir um novo posicionamento sem autoritarismo e arrogância. Isso torna o ambiente mais harmônico, permitindo que a empresa consiga atingir seus objetivos com mais agilidade. Quando os trabalhadores se sentem bem, a tendência é que a empresa consiga produzir mais.

5.     Equipe mais resiliente

A liderança situacional torna o ambiente mais adequado para que todos tenham condições perfeitas para atuar. Então, por meio dela é possível buscar maneiras de tornar o processo mais dinâmico. De fato, os profissionais que são compreendidos entendem que fazem parte das empresas e isso é excelente para potencializar o desempenho de cada um.

Liderança situacional na gestão de RH

Gestão e liderança nem sempre são sinônimos

Quando falamos de liderança em uma empresa, é natural pensar nos gestores dos escalões mais altos. Mas não é só no C-level que existem pessoas com perfil de liderança, capazes de melhorar o desempenho da empresa como um todo.

Em todos os níveis, é possível que haja pessoas exercendo papéis de liderança informal. Esse é um fato que pode agregar benefícios diretos para os dois lados. Quando os colaboradores sentem que existem alguém próximo capaz de auxiliar com dúvidas e questões burocráticas, ficam mais tranquilos.

Para o profissional, é uma excelente oportunidade de demonstrar as suas capacidades em atividades práticas e impulsionar sua carreira. Já o negócio, pode ser muito beneficiado por processos produtivos mais ajustados. Justamente, pelo fato de ter pessoas mais engajadas e que influenciam positivamente em todas as pontas.

A liderança situacional é algo que deve ser realizada por pessoas com aptidão para exercê-la. Uma vez que isso ocorra, é preciso que haja um esforço para reconhecer esses colaboradores, é preciso abrir espaço para que eles possam crescer na empresa. O que pode ser feito a partir de planos de carreira condizentes com seus conhecimentos e habilidades.   

Dessa forma, podemos dizer que a opção por um estilo adaptável de gestão traz vantagens significativas tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. Assim, a equipe ganha processos mais adequados, ambientes acolhedores e caminhos claros para o seu plano de carreira e desenvolvimento profissional.

Com a liderança situacional, a organização passa a ter uma gestão de equipe ajustada e com capacidade de otimizar consideravelmente os seus resultados. A formação destes profissionais é responsabilidade daqueles que estão no topo hierárquico da empresa. Mas, permitindo espaço para novos líderes, todos saem ganhando.