Um dos desafios na gestão de pessoas em micro e pequenas empresas é estar atento ao desenvolvimento de seus funcionários. Com tantas atribuições, negócios para gerenciar, e um time reduzido, às vezes fica difícil conciliar com a gestão de pessoas.

Porém, é importante estar atento, uma boa gestão de pessoas pode impactar diretamente no resultado do negócio, na criação e na oferta de produtos e serviços mais competitivos e atrativos para o mercado, mesmo para os empresários que possuem poucos colaboradores. Ter um time engajado e motivado faz toda diferença. 

Por outro lado, sabemos que TEMPO no dia a dia de um empresário, que muita vezes é “multi tarefas” dentro da sua empresa, é um desafio. Por isso é imprescindível se aliar à tecnologia. Com ferramentas de baixo custo, ou até mesmo gratuitas, você pode gerenciar os seus colaboradores, apoiar e acompanhar a evolução e o desempenho de suas atividades.

Apresento algumas ferramentas muito utilizadas no mercado, e que podem te ajudar a fazer uma gestão eficiente dos seus colaboradores:

Gestão eficiente em micro e pequenas empresas

1. Recrutamento e Seleção

Para encontrar as pessoas certas, e que se identifiquem com o negócio e os valores da sua empresa, invista em tecnologia. A Enlizt é uma Plataforma de Recrutamento e Seleção onde é possível efetuar a triagem, qualificação e avaliação dos candidatos de acordo com o perfil desejado para a vaga.  

Processo de seleção personalizado: aplique questionários facilmente, tenha acesso a uma biblioteca de perguntas com diversos assuntos e níveis de conhecimento, corrija automaticamente os questionários, solicite uma pré-entrevista em vídeo exclusivo para sua vaga, e o mais importante, filtre os candidatos do seu banco de currículos com base nas habilidades que você busca.

Kanban dos candidatos: Movimente os candidatos entre as etapas do seu processo e faça a avaliação de seus candidatos junto com sua equipe. É muito importante avaliar estas afinidades e o fit cultural para um bom clima na empresa e a integração dos times. Inclusive você pode priorizar os melhores candidatos com base na média de votos recebidos pelo seu time.

2. Gestão das atividades

Ferramentas para o gerenciamento das atividades são importantes para as empresas que pretendem melhorar a sua performance e otimizar os resultados. O Trello é uma ótima opção e possui uma versão gratuita.

O Trello é uma Plataforma de gerenciamento das rotinas e dos projetos de sua empresa, em que para usá-la será necessário criar uma conta com email e senha. 

O Planejamento das atividades e dos projetos pode ser feito de diversas formas, alguns exemplos muito utilizados são:

  • Organize por “time”, ou projeto, onde estarão descritas as atividades;
  • Nos quadros existem as colunas, e você pode fazer o planejamento por semana, e inserir os colaboradores responsáveis;
  • Crie “cards” com as atividades e coloque etiquetas para priorizar, também coloque a data para entrega;
  • Acesse os “power-ups” ou plugins para inserir recursos extras ou otimizar os já existentes.

3. Gestão da produtividade

Ainda é um desafio para muitas empresas como fazer a gestão da produtividade dos seus colaboradores. Por isso, opções como o Ahgora Timesheet possibilitam a qualificação das horas trabalhadas do seu colaborador e fornecem informações estratégicas, como o ROI de cada cliente da sua contabilidade, uma vez que você sabe quantas horas foram dedicadas a cada um deles. 

4. Ofereça benefícios atrativos

O salário de um colaborador por si só já não é mais o suficiente para o manter motivado. Por isso, as empresas precisam encontrar novas formas de engajar e motivar seus colaboradores. Já pensou em flexibilizar a jornada com o Home Office?

O home office – teletrabalho feito de casa – já é reconhecido como tendência mundial para o novo perfil de profissionais. Para apoiar a sua empresa neste projeto, fizemos em parceria com a Convenia, uma pesquisa com mais de mil profissionais para descobrir como a prática está sendo aplicada.

Com isso você quebra a rotina do seu colaborador propiciando um dia sem trânsito, filas no almoço, e o aconchego de trabalhar da sua poltrona. Você pode se surpreender com o rendimento da produtividade.

Com um aplicativo para registro de ponto online, o colaborador registra sua jornada tranquilamente de casa, e a empresa tem toda segurança jurídica e fiscal, uma vez que tem acesso à geolocalização da batida, além de receber todas as informações integradas no sistema em tempo real. 

5. Trabalhe o feedback e a comunicação

Ter a cultura de dar e receber feedback impacta positivamente no desempenho da sua organização e evita desperdícios de tempo, além de ser extremamente importante para alinhar expectativas com o seu colaborador e acompanhar sua evolução como profissional.

Para isso, você pode utilizar o Google Forms, que é uma ferramenta gratuita do Google para promover enquetes e questionários personalizados para feedback e avaliação de desempenho.

Estas foram algumas ferramentas práticas para te ajudar no crescimento sustentável de micro e pequenas empresas. Se você implantar esses projetos nas rotinas da sua empresa, ficará muito mais fácil escalar a sua operação com o foco no crescimento do seu time.

E você, utiliza outras ferramentas que fizeram a diferença ou ajudam na sua gestão de pessoas? Conte para a gente!