Você sabe o que é Pontoweb? Esse é um sistema completo de gestão da jornada de trabalho e controle de ponto eletrônico de acordo  com o que determina a legislação trabalhista. O software desenvolvido pela Ahgora conta com tecnologia IoT e armazenamento em nuvem, além de geolocalização. Confira este conteúdo em áudio, se preferir. Basta clicar no player abaixo!

Nos dias atuais, gestores e profissionais de RH não podem mais depender das anotações em papel. O registro de ponto manual está suscetível a erros e a sua conferência demora muito tempo, algo precioso para os negócios em um mercado competitivo. Por outro lado, com as marcações digitais o tempo é otimizado e os dados passam a ser mais precisos.

O Pontoweb segue todas as exigências da lei trabalhista, sendo uma plataforma inteligente com variados módulos e aplicativos, capazes de facilitar a rotina do RH. Mais do que isso: proporciona transparência nas relações entre empresas e colaboradores. Entenda a seguir porque ele é benéfico para o seu negócio.

O que é Pontoweb e como fazer a gestão de colaboradores em tempo real!

O que é Pontoweb?

O Pontoweb é um sistema de gestão e controle de ponto. Trata-se de uma plataforma inteligente para a gestão da jornada de trabalho, que entrega informações em tempo real assim que as batidas são feitas no sistema. Portanto, quando o colaborador marca o seu horário de chegada ao trabalho, o dado já pode ser conferido por RH e gestores.

Com esse sistema é possível reduzir em até 60% o tempo gasto pelo RH na tratativa de ponto. Isso acontece porque os colaboradores conseguem fazer ajustes de ponto ao longo do mês, permitindo que as tratativas aconteçam durante os 30 dias. Por fim, os profissionais de Recursos Humanos conseguem conferir os dados com facilidade e em poucos cliques.

Além disso, com a automatização das rotinas burocráticas é possível economizar até 30% com horas extras em excesso. Ou seja, passa a ser mais fácil perceber custos invisíveis, que tanto prejudicam os negócios, e se antecipar na previsão do custo com a folha de pagamento, evitando surpresas no final do mês.

O sistema garante uma gestão completa e automatizada da jornada de trabalho. Veja algumas de suas características:

  • Simplificar e automatizar a gestão da jornada de trabalho;
  • Permite montar escalas e jornadas flexíveis;
  • Facilita o controle de horas extras;
  • Proporciona cálculos automáticos em tempo real;
  • Mantém os dados armazenados em nuvem e disponíveis para acesso na palma da mão;
  • Integrado com folha de pagamento e ERP;
  • Possui servidores com réplica e disaster recovery.

Esse é um software completo, que facilita o fechamento da folha de pagamento. Mais do que isso, os dados podem ser conferidos em tempo real, basta ter acesso à internet para se conectar com a ferramenta.

Segurança garantida

O Pontoweb consiste em um único sistema, que possibilita o registro de ponto tanto para colaboradores internos quanto externos. Aliás, ele é ótimo para empresas que possuem filiais, porque devido ao armazenamento de dados em nuvem, os gestores conseguem fazer a avaliação de ponto de qualquer lugar. Garante segurança jurídica, fiscal e transparência, contando com características como:

  • Registro de ponto por aplicativo, relógio ou navegador;
  • Leitor biométrico 3D antifraude e cartão Mifare;
  • Monitoramento remoto do status do equipamentos;
  • Ponto geolocalizado via GPS, Cell ID e Network ID.

Além do GPS, o software de ponto conta com o Glonass, um mecanismo russo para geolocalização. Mas, para que isso serve? Por meio dessa tecnologia, é possível ter conhecimento sobre o local em que a marcação de ponto foi realizada. E então, identificar se o colaborador realmente está cumprindo sua jornada de trabalho.

Além disso, o Pontoweb é um SaaS, que sempre é atualizado para seguir a legislação trabalhista, gerando mais segurança jurídica para as empresas. Desse modo, o software passa por melhorias constantes, visando entregar aos clientes o que há de melhor em tecnologia. Aliás, as empresas não precisam pagar a mais por isso, garantindo um sistema de ponta como aliado do RH!

Sua empresa ainda não faz a gestão de ponto eletrônico do time?

Para que serve o ponto eletrônico?

A lei determina que todas as empresas com 20 colaboradores ou mais devem fazer a gestão de ponto digital. Não há nenhuma exigência para que isso seja feito de maneira digital, embora seja a melhor alternativa. Em suma, a lei até permite que o registro seja feito manualmente, por mais que isso não seja recomendado.

A Portaria 1.510 autorizava o uso de ponto eletrônico, tornando mais assertiva a gestão de colaboradores, sendo possível identificar faltas e horas extras, por exemplo. Enquanto isso, a Portaria 373 permitia o uso de sistemas alternativos para o registro de ponto, e também de sistemas de ponto pro programa, como é o caso do aplicativo Multi, que possibilita a marcação via reconhecimento facial. Em 2021, ambas perderam a validade e suas diretrizes foram englobadas e atualizadas pela Portaria 671.

O Pontoweb é um sistema de ponto que segue o que é determinado pelas duas portarias. Por meio dele, as informações são registradas de forma automática, facilitando a identificação dos colaboradores que faltaram ao trabalho, por exemplo. Enfim, o ponto eletrônico é algo que cumpre a lei e ajuda na gestão, facilitando este processo com o uso da tecnologia.

O software também é uma maneira de fazer a gestão de trabalho dos colaboradores remotos, que atuam em home office. Bem como é interessante para a gestão da jornada de trabalho dos profissionais externos, como vendedores e entregadores. Tudo isso com registro de dados em nuvem.

O que é Pontoweb na tecnologia para gestão de ponto eletrônico

Como o Pontoweb funciona?

O RH configura os níveis e permissões de acesso ao software e seus dados, de acordo com o cargo ou função que desempenha cada profissional. Por meio do MyAhgora, os colaboradores têm acesso às suas informações de jornada e outros dados profissionais, como banco de horas e espelho de ponto. Esse é o portal de acesso do colaborador, com todos os detalhes sobre a jornada. 

Em resumo, o Pontoweb é o software de registro de ponto, o Multi é o aplicativo para a batida via reconhecimento facial e o MyAhgora permite o acompanhamento das informações de jornada e da relação entre empresa e colaborador por ele. 

Esse pode ser um diferencial no seu negócio, assim que o Pontoweb for contratado, o acesso ao MyAhgora é garantido. O dashboard é intuitivo, fornecendo informações precisas e ágeis para qualquer negócio. Veja:

  • Acompanha batidas de ponto;
  • Elimina recibo de ponto em papel;
  • Agiliza a solicitação de ajustes no ponto, desonerando o RH e otimizando as tratativas de ponto o longo do mês;
  • Possibilita justificativas nas batidas ímpares ou faltas, inclusive podendo o colaborador anexar documentos, como atestado médico;
  • Permite a visualização do holerite online, trazendo transparência na relação e segurança jurídica para empresa e colaborador;
  • Facilita a comunicação com o RH.

Essa personalização é realizada diretamente no software, permitindo que cada empresa faça ajustes conforme suas necessidades. Além disso, ao saberem as horas certas trabalhadas pelo seu time, conseguem administrar melhor outras questões relacionadas, como hora extra e organização de escalas.

O MyAhgora é ótimo para melhorar a transparência na relação entre as empresas e os colaboradores. Por meio dele, é possível que cada profissional verifique os valores que possui direito. E como é intuitivo, facilita o encontro das informações profissionais pelo colaborador, desonerando o RH. E aí, o que acha? Faz sentido para o seu RH toda essa transformação? Então preencha o formulário abaixo e contrate o Pontoweb agora mesmo!

5 benefícios do Pontoweb

Por meio do software de ponto é possível automatizar os processos internos do RH. Também permite que os profissionais da área adotem uma postura mais estratégica, com o objetivo de melhorar a empresa de uma maneira geral. Confira a seguir alguns dos benefícios do Pontoweb:

  1. Menos burocracia: o sistema pode ser integrado com outros softwares, como é o caso dos ERPs. Então, facilita ainda mais o fechamento da folha de pagamento, algo que pode ser feito de maneira manual. Com menos tempo empenhado em questões burocráticas, o RH pode focar mais na parte estratégica;
  2. Cálculos automatizados: avaliar as horas extras e os descontos por faltas sem justificativas não é algo fácil. Que tal fazer isso de maneira automática, em poucos cliques? Essa é uma das vantagens do nosso sistema!
  3. Acesso facilitado às informações: a possibilidade de conferir os dados em tempo real é excelente. É possível conferir marcação de ponto, saldo de horas e justificativas. Permite ainda mais facilidade para a gestão de equipes.
  4. Descentralização das informações: o Pontoweb torna os dados das jornadas de trabalho mais acessíveis. Por meio do Leader, por exemplo, os líderes de setores conseguem tomar decisões a partir dos dados de jornada do seu time e desobstruir as atividades do RH.
  5. Controle de assiduidade, presenças e folgas: com a automatização do ponto, é possível conferir rapidamente a assiduidade dos colaboradores. Isso possibilita identificar aqueles que estão cumprindo a jornada estabelecida. Quem falta e não justifica pode sofrer descontos, fique atento!

Entendeu o que é Pontoweb? Aproveite em seu negócio!

O Pontoweb é um sistema completo, que pode ajudar o seu negócio a atingir a eficiência operacional. Cada vez é mais importante investir em tecnologia, para tornar a gestão de pessoas dinâmica e ágil. No caso da gestão de ponto, o RH sai beneficiado, já que sobra mais tempo para atuar de modo estratégico.

O seu tempo é precioso e depender de anotações no livro ponto não é algo recomendado, já que as informações podem conter rasuras ou serem adulteradas. Além disso, o retrabalho é algo péssimo, que acontece quando alguém faz a checagem dos dados anotados, geralmente durante o fechamento da folha.

O Pontoweb é o que você está procurando para o seu negócio! Ele ajuda não apenas com a gestão de pessoas, mas de uma maneira geral, tornando o RH mais tecnológico e transparente. Quer saber mais? Fale com a Ahgora e elimine o ponto manual de vez da sua empresa!

O que é Pontoweb e como fazer a gestão de colaboradores em tempo real!