Pontoweb é um sistema de ponto eletrônico. Desenvolvido pela Ahgora, carrega o que há de mais moderno em tecnologia, como: internet das coisas, armazenamento em nuvem e machine learning. É a ferramenta ideal para contribuir com a rotina do RH de pequenas a grandes empresas. Aproveite para conferir este conteúdo também em áudio, se preferir. Basta clicar no player abaixo!

As leis trabalhistas determinam que empresas com mais de 20 colaboradores precisam fazer o controle das jornadas de trabalho de seus funcionários. A partir disso, contar com um software de ponto eletrônico é a melhor ideia. Com ele é possível seguir as recomendações da lei e agilizar a gestão de pessoas.

O Pontoweb é interessante porque possui duas características marcantes: é um software robusto, mas também fácil de usar. Robusto porque apresenta vários módulos e aplicativos, capazes de ajudar o seu negócio a crescer. E como é intuitivo, é fácil e rápido de usar. Logo, é ágil na hora de bater o ponto.

Com ele é possível ir além do que determina a lei, tendo em mãos dados analíticos e informações em tempo real sobre a força de trabalho. Gestores e RH passam a ficar por dentro de tudo o que acontece na empresa! Confira a seguir todos os detalhes sobre o Pontoweb.

Gerencie a jornada dos colaboradores em tempo real com o Pontoweb

Pontoweb: o que é?

O Pontoweb é uma plataforma inteligente para a gestão da jornada de trabalho. O sistema permite que o RH reduza em até 60% o tempo com tratativas de ponto e feche a folha de pagamento até 90% mais rápido. Além disso, é possível também economizar 30% com o pagamento de horas extras.

A tecnologia do Pontoweb entrega segurança para a gestão de pessoas, com dados armazenados em um servidor em nuvem, que pode ser acessado apenas por quem possui credenciais. O sistema conta com ponto geolocalizado via GPS, Cell ID e Network ID. E tem leitor biométrico 3D, evitando fraudes.

Um dos diferenciais do Pontoweb é a entrega de dados em tempo real, algo que facilita a tomada de decisões. Desse modo, é possível evitar gastos excessivos com o pagamento de horas extras, principalmente quando são feitas em momentos desnecessários. Relatórios podem ser gerados em alguns cliques, quando você quiser!

Enfim, essa é uma ferramenta perfeita para facilitar a rotina dos profissionais de Recursos Humanos e que pode beneficiar todos os colaboradores. Com o Pontoweb a transparência é aumentada, a burocracia reduzida e a eficiência operacional ganha espaço em seu negócio.

O sistema de ponto eletrônico mais completo para o seu RH.

Como funciona o Pontoweb?

O Pontoweb é um sistema para marcação e tratamento dos dados de ponto e jornada dos colaboradores. Quando a sua empresa contrata o sistema, os profissionais de RH e gestores passam por um treinamento e, após a implementação, o uso já é liberado. O software pode ser acessado por computadores e celulares.

Com esse treinamento, passa a ser mais fácil o acesso às funcionalidades da plataforma, além da orientação aos colaboradores, facilitando o seu uso para o registro de ponto. Em relação às marcações de ponto, os trabalhadores devem fazê-las todos os dias. É algo que pode ser resolvido rapidamente, em apenas alguns cliques.

São registradas fotografias dos colaboradores, para que o sistema possa fazer o reconhecimento facial. Desse modo, fraudes são evitadas, já que o horário é confirmado apenas quando o funcionário faz o registro de forma semelhante ao tirar uma selfie. Enfim, a biometria facial é uma tecnologia moderna para o seu negócio e que traz segurança nessa gestão.

O sistema do Pontoweb funciona baseado em três conceitos tecnológicos:

Tecnologia IoT

A tecnologia IoT, conhecida também por internet das coisas, é um dos conceitos que faz parte da interconexão digital. Representa a conexão entre diferentes dispositivos, que se ligam por meio da internet. A partir disso, aparelhos diversos podem ser conectados na web, como é o caso dos relógios de ponto.

Aliás, contar com um relógio de ponto com tecnologia IoT significa mais segurança para as empresas que fazem o uso dessa ferramenta. O Pontoweb é um grande expoente dessa tecnologia, usada para o desenvolvimento de hardwares e softwares. Assim, permitindo que entreguem resultados excelentes para a sua empresa.

Funciona assim: os colaboradores fazem as batidas de ponto nos relógios tradicionais fornecidos pela Ahgora e no mesmo instante, os dados já podem ser conferidos pelos gestores, algo que acontece graças a essa conexão com a web. Em seguida, as informações podem ser conferidas em alguns cliques.

Armazenamento em nuvem

Um sistema em nuvem é capaz de armazenar dados de maneira remota, basta usar a internet para enviar estes dados ao servidor. É algo que existe desde a década de 1950 e que vem ganhando popularidade a partir da década de 2000. Os modelos podem ser SaaS, PaaS ou IaaS, entre outros, sendo que o Pontoweb segue o primeiro modelo.

O modelo SaaS é um software que permite a conexão de aplicativo via acesso em nuvem. Toda a infraestrutura de TI fica armazenada nos servidores da prestadora do serviço, que faz a gestão do hardware e do sistema. Basicamente, o usuário possui um login e acessa a plataforma, como é o caso dos e-mails.

A área de recursos humanos, que lida todos os dias com um elevado volume de dados, pode ser beneficiada com a adesão deste tipo de tecnologia. Através do método cloud computing os profissionais passam a ter mais agilidade na avaliação dos dados laborais. Veja algumas vantagens:

  • Custo-benefício;
  • Atualização constante;
  • Eficiência dos processos;
  • Segurança das informações;
  • Facilidade de acesso.

Certamente em sua vida você já usou alguma ferramenta com armazenamento de dados em nuvem. Os serviços de streaming são ótimos exemplos, assim como os provedores de e-mail. E o Pontoweb conta com seus dados salvos dessa maneira, sendo armazenados com total segurança.

Machine learning

Machine learning é um conceito que vem sendo empregado em variadas áreas, como Facebook, TikTok, Twitter e Instagram, além das traduções feitas pelo Google. Significa, em português, “aprendizado de máquina”, sendo um algoritmo que é capaz de “ficar mais inteligente” a cada uso.

É uma tecnologia que tem a capacidade de analisar automaticamente uma série de dados, executando tarefas e encontrando padrões em bancos de dados. Dessa maneira, é possível realizar avaliações e desenvolver relatórios completos. No caso do Pontoweb, esse conceito facilita a gestão de jornadas.

Machine learning é uma subcategoria da inteligência artificial, sendo que o sistema é capaz de aprender com as análises anteriores e entregar resultados cada vez mais precisos com o decorrer do tempo. E pode ser usada no RH para avaliar a rotina de trabalho da empresa.

Para você entender melhor: essa tecnologia é empregada principalmente nas estratégias de People Analytics, com o objetivo de antecipar tendências e aprimorar estratégias. Os softwares capazes de aprender entregam rapidamente informações que até mesmo cientistas de dados demoram para conseguir.

Tecnologia para gestão de ponto com Pontoweb

Ponto eletrônico: como ele auxilia na gestão da força de trabalho

Regulamentados pela Portaria 671, os Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto (REP) aparecem como a melhor opção para as marcações de horários da jornada de trabalho nas empresas. Atualmente existem diversos modelos no mercado, capazes de contribuir com a gestão de jornadas. O Pontoweb é um deles.

O ponto eletrônico foi criado em 1888 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil apenas em 1930. Em 1989 foi publicada a Lei 7.855, que passou a permitir o uso de sistemas eletrônicos para o registro de horários nas empresas. Desde então, muita coisa foi alterada na legislação trabalhista, visando seguir a evolução da sociedade e do mercado de trabalho.

Em 2011 aconteceu a publicação da Portaria 373 (em 2021, substituída pela 671), possibilitando que fossem adotados sistemas alternativos de registro de ponto, dando novos rumos ao trabalho remoto. Por exemplo, o Multi é um aplicativo do Pontoweb que permite marcações de ponto via reconhecimento facial, perfeito para quem atua em home office. A seguir falaremos mais sobre ele!

São conhecidos como ponto eletrônico os tradicionais relógios, aplicativos para smartphones e marcações via navegador. Em resumo: é uma das melhores maneiras de avaliar os horários dos colaboradores. A partir disso, a empresa pode economizar com custos invisíveis na operação.

Portaria 671 e 1255: guia completo gratuito

Pontoweb e a legislação para registro de ponto

O uso de ponto eletrônico traz uma série de vantagens para a empresa que adota essa tecnologia. Entretanto, ao contratar um sistema, é importante que ele atenda o que determina a legislação. Desse modo, o seu negócio estará seguro em relação a processos trabalhistas.

A Portaria 1.510, publicada em 2009, regulamentava a aplicação de ponto eletrônico, e foi substituída em 2021 pela Portaria 671. As diretrizes ainda determinam, no entanto, as regras para o uso destes marcadores de jornadas de trabalho, nos horários de chegada e saída, além das horas extras. O Pontoweb foi desenvolvido conforme essas orientações, e segue adequado às normas vigentes.

Já a Portaria 373, tratava sobre o uso de sistemas alternativos de ponto eletrônico, e também foi englobada na nova 671, sob a categoria de REP-A. Além dela, a categoria REP-P também enquadra aplicações como as batidas feitas por meio de smartphones e nos navegadores de computadores. Tudo regulamentado pela legislação de ponto, garantindo segurança para as empresas.

O Pontoweb respeita todas as determinações e passa por atualizações constantes, conforme novas leis são publicadas. Assim, os nossos clientes garantem segurança jurídica em relação ao que diz a legislação vigente. Como o funcionamento é via nuvem, os upgrades chegam até você instantaneamente.

Registro de ponto adequado à legislação vigente para mais segurança.

Múltiplas formas de marcação no Pontoweb

Você sabia que existem múltiplas formas de registro de ponto? A partir disso, é possível adotar em seu negócio o formato que faz mais sentido para a sua empresa, facilitando a gestão de jornadas. Algumas das possibilidades são:

  1. Registro em livro ponto: é a mais antiga e também a mais perigosa para as empresas que ainda usam. Os registros podem acontecer também em planilhas, porém, não indicamos esta opção porque as informações podem ser facilmente burladas ou mesmo apresentar inconsistências durante a avaliação dos dados anotadas.
  2. Relógio de ponto físico: ficam em um local fixo na empresa e podem ser usados por todos os colaboradores. Os modelos da Ahgora possuem conexão com a internet e armazenamento de dados em nuvem.
  3. Batidas por navegador: cada colaborador possui um login com senha, permitindo que possam fazer as suas marcações de chegadas e saídas pelo computador.
  4. Registros por aplicativo: é uma das maneiras mais modernas de fazer as batidas de ponto. O Multi é o app da Ahgora, pode ser usado facilmente e é perfeito para o seu negócio. Conta com geolocalização e reconhecimento facial, para dar confiabilidade às marcações.
Legislação trabalhista: saiba tudo sobre as leis do trabalho

13 benefícios do Pontoweb para o RH

O Pontoweb é uma das melhores ferramentas para o RH, já que entrega dados de jornada em tempo real. Isso contribui de diversas maneiras para a empresa, tanto para quem administra quanto para quem atua no popular chão de fábrica. Com ele a tomada de decisões é feita de forma embasada.

A Ahgora sabe que as atividades burocráticas tomam muito tempo dos profissionais de Recursos Humanos, todos os dias. Por isso, desenvolvemos esse sistema, capaz de agilizar as operações que envolvem a jornada de trabalho. Confira agora 13 benefícios do Pontoweb:

1. Automatizar as rotinas de RH com o Pontoweb

Automatizar as rotinas de RH é algo que contribui muito com o sucesso do seu negócio. Afinal, depender de anotações em papéis é algo que pode comprometer a saúde do negócio. Primeiro porque as informações podem ser burladas e segundo porque leva muito mais tempo para que sejam conferidas.

Essa automatização pode contribuir com:

Gestão de horas extras e banco de horas

Avalie ao longo do mês os gastos que o seu negócio está tendo. Aumente a produtividade em épocas que a empresa realmente necessita desse trabalho adicional.

Aprovação de atestados e justificativas

Por meio do Pontoweb, estes documentos podem ser enviados de maneira online, através do aplicativo Multi, utilizado pelos colaboradores. Isso reduz muito o tempo tomado pelo RH e facilita a gestão.

Identificação de batidas ímpares

Acontecem quando o colaborador só faz uma marcação no dia. Isso prejudica a gestão e invalida o dia de trabalho. Mas, pode ser conferido em nosso software e corrigido, o que facilita as tratativas de ponto, que são feitas ao longo do mês, agilizando o fechamento da folha pelo RH.

Automatizar as rotinas de RH é uma das melhores ideias para oferecer mais agilidade para quem trabalha nessa área. Historicamente, o objetivo destes profissionais é fazer a conexão entre empresas e funcionários. Com o uso da tecnologia, a função será ainda mais bem-feita.

2. Atingir a eficiência operacional no setor

A eficiência operacional é um conceito que precisa ser buscado por todas as empresas. Contar com tecnologia de ponta é essencial para chegar lá, e manter os processos  com ferramentas analógicas não é uma opção. Para isso, é preciso otimizar os processos de RH, para dar mais velocidade e inteligência às ações.

A automatização das rotinas, vantagem apresentada no item anterior, é algo que contribui com o objetivo deste tópico. O ideal é substituir as tarefas manuais por atividades automatizadas, que tragam vantagens claras para a operação do negócio. Então, a aplicação de softwares segue essa ideia.

O Pontoweb, por exemplo, permite a gestão de ponto eletrônico integrada e em tempo real. Isso acontece graças ao desenvolvimento da tecnologia, que possibilita o desenvolvimento de uma ferramenta tão completa quanto esse sistema da Ahgora. Enfim, menos tempo gasto com tarefas simples contribui com a eficiência operacional.

3. Evitar passivos trabalhistas

Em primeiro lugar, saiba que todas as dívidas que as empresas possuem com os colaboradores são conhecidas como passivos trabalhistas. Elas costumam acontecer quando os empregadores não cumprem todas as obrigações trabalhistas e encargos previstos na legislação. Entre os principais causadores aparecem:

  • Adicionais de periculosidade e insalubridade;
  • Demissões;
  • Horas extras;
  • Pagamentos de férias;
  • Registro de colaboradores;
  • Verbas rescisórias.

O Pontoweb ajuda a evitar passivos trabalhistas trazendo mais transparência para a relação entre funcionário e empresa. O sistema da Ahgora traz automação para a gestão, o que é excelente para evitar falhas humanas e fraudes.

As marcações de ponto ficam registradas no sistema e não podem ser editadas, o que serve para comprovar a jornada em caso de processos trabalhistas. Além disso, as horas extras também ficam anotadas e podem ser pagas corretamente. Isso tudo traz segurança jurídica para empregadores e colaboradores, gerando mais transparência na relação de trabalho. Todos saem ganhando.

4. Ter agilidade no fechamento da folha de pagamento

O fechamento da folha de pagamento é algo que pode levar muito tempo dos profissionais de Recursos Humanos. Dependendo do negócio, isso pode levar dias!

Em empresas que contam com unidades espalhadas por diferentes cidades a situação costuma ser ainda mais complicada. Imagine a situação: os colaboradores fazem as marcações em livro ponto. Em seguida, esses documentos são transportados para a sede. Por fim, tudo tem que ser avaliado manualmente.

Mas, ao contar com um sistema que tem armazenamento em nuvem, como é o caso do Pontoweb, é possível agilizar esse procedimento, automatizando a marcação e a gestão de ponto. Assim, mais agilidade no fechamento da folha de pagamento é um dos principais benefícios do nosso sistema. Mas, por que isso acontece?

Como as batidas de ponto são registradas de forma automática, o software é capaz de identificar quem chegou atrasado, faltou ou tem direito a hora extra. Além disso, os colaboradores podem justificar as faltas ao longo do mês. Isso ajuda muito na hora de fechar a folha e fazer o pagamento.

5. Descentralizar o RH com o Pontoweb

A descentralização do RH é algo essencial para dar mais agilidade a quem atua na área. Em suma, é preciso fazer o investimento em tecnologias que tornem a divisão de tarefas algo mais fácil, desonerando a área de atividades em excesso. Existem três pilares para conseguir esse objetivo: gestão de processos, acesso às informações e gestão de pessoas.

O app Leader, por exemplo, é uma ferramenta desenvolvida pela Ahgora, capaz de dar mais autonomia para as lideranças de setores. Por meio dele é possível aprovar solicitações de seus times através do smartphones. Falaremos mais sobre o aplicativo a seguir.

Descentralizar o RH significa compartilhar responsabilidades, tarefas e processos que eram apenas realizados por este setor com outras áreas da empresa. Tudo isso depende de investimentos em tecnologia, garantindo a transmissão de dados de uma maneira ágil. Mais do que isso: é importante que a cultura organizacional seja alterada, permitindo a possibilidade de avançar neste caminho. Aliás, isso é algo que também reduz a burocracia nos processos.

Com o Pontoweb, os colaboradores passam a ter acesso ao MyAhgora, um portal completo onde podem conferir as informações sobre a jornada de trabalho. Isso evita que tenham que procurar o RH regularmente para dialogar sobre temas simples, como saldo de horas ou demonstrativo de pagamento. Então, sobra mais tempo para que os profissionais da área pensem em estratégias para o crescimento da empresa.

Os benefícios que trouxemos até aqui fazem sentido para o seu RH? Então preencha o formulário abaixo e fale com nossos consultores para entender como o Pontoweb se adequa ao seu negócio.

Parceria de sucesso

Desde 2024, a Ahgora concentra seus esforços exclusivamente em tecnologias de software. Se você deseja saber mais sobre equipamentos para controle de frequência e presença, recomendamos nossa parceira Ahards.

6. Atingir a maturidade digital

A maturidade digital é atingida quando a empresa deixa de ter tarefas manuais e passa a contar com softwares capazes de entregar dados automatizados. Em resumo, consiste na automação de rotinas, evitando que processos sejam resolvidos à mão. Aliás, em um mundo cada vez mais digital é importante encontrar ferramentas que ajudem o negócio a fluir.

A maturidade digital é vista em empresas que adotam tecnologia de ponta a ponta, fazendo o uso de recursos digitais. Para chegar lá é essencial que a cultura corporativa evolua, fazendo com que o engajamento em relação ao uso de ferramentas aconteça. As principais características são:

  • Automação;
  • Inovação;
  • Simplicidade;
  • Autonomia;
  • Proficiência digital;
  • Flexibilidade;
  • Interação entre setores.

É possível dividir as empresas em cinco níveis quanto à maturidade digital, sendo que no último deles os processos em papel praticamente não existem. No caso do RH, evoluir o registro de ponto para batidas digitais, aposentando o livro ponto de vez,  é um passo essencial para conquistar esse rótulo.

7. Trabalhar com informações em tempo real

Sistemas com informações em tempo real são baseados no conceito de internet das coisas ou tecnologia IoT. Em resumo, o conceito representa a conexão entre dois objetos, no caso do registro de jornadas, o tradicional relógio de ponto e um computador (ou celular). As informações são registradas no sistema e enviadas de maneira instantânea para a nuvem.

Na maioria das vezes, isso acontece também por meio do armazenamento de dados em nuvem, conhecido por Cloud Computing. Já falamos sobre isso mais acima, mas vale reforçar: é algo que vem ganhando cada vez mais espaço, porque possui uma série de vantagens. No caso do Pontoweb, o servidor é hospedado pela Ahgora.

Com a análise de dados em tempo real o RH consegue ter uma previsibilidade de gastos, possibilitando uma gestão eficaz em relação ao ponto dos colaboradores. Isso traz ainda uma série de vantagens, como:

  • Verificação de faltas dos colaboradores;
  • Alertas automáticos quando algo foge do padrão;
  • Avaliação de taxas de turnover;
  • Monitoramento do absenteísmo;
  • Avaliação de gastos com a folha de pagamento.

Enfim, isso elimina a necessidade de dispositivos que funcionam como intermediários, a informação sai de um equipamento, vai para a nuvem e pode ser acessada de qualquer lugar. Basta que a pessoa esteja conectada com a internet e tenha as credenciais para isso.

8. Aumentar a produtividade do setor e das equipes

Você sabe como medir a produtividade? É algo que pode ser feito por meio de relatórios de fluxo de trabalho, análise de horas trabalhadas e entregas realizadas. Em alguns casos, é possível que as empresas permitam uma jornada flexível, desde que o colaborador se comprometa com as suas entregas.

Com o Pontoweb, é possível melhorar a produtividade das equipes, já que os gestores passam a identificar quais são os projetos em que cada colaborador está trabalhando. Esses dados também são importantes para a tomada de decisões da liderança e do RH. Ainda, saber exatamente quanto tempo cada profissional está dedicando para determinada atividade permite que mudanças estratégicas sejam realizadas.

O Timesheet é uma das ferramentas capazes de tornar a gestão da performance do time mais eficiente. Esse é o nome dado a um método, que também identifica um sistema da Ahgora, possibilitando classificar as horas trabalhadas entre produtivas, despesas e custos. Além disso, é possível criar rankings entre os trabalhadores, estimulando que melhorem seus desempenhos.

9. Fomentar a transparência nas relações de trabalho

A transparência nas relações de trabalho é um dos pilares para o sucesso das empresas, já que ajuda a aumentar a confiança entre colaboradores e empregadores, o que é excelente. É ainda uma forma de ampliar o engajamento e a confiança nos gestores. Isso faz com que todos trabalhem melhor e produzam mais.

Graças ao desenvolvimento da tecnologia, existem sistemas capazes de contribuir com a transparência nos negócios. O ponto eletrônico é importante não apenas para seguir o que determina a legislação trabalhista. Ele garante a confiabilidade das informações registradas e faz com que todos se sintam mais seguros em relação aos seus direitos trabalhistas.

A transparência nas relações de trabalho possui como característica uma comunicação aberta entre aqueles que fazem parte de um time. Quando um negócio possui esse atributo, pode conquistar os seguintes benefícios:

  • Mais confiança no ambiente de trabalho;
  • Aumento no engajamento;
  • Conquista de novos talentos;
  • Redução de passivos trabalhistas.

O controle de ponto é uma forma de garantir a transparência, ainda mais quando existe uma gestão automatizada. Desse modo, várias atividades relacionadas às tratativas de ponto podem ser resolvidas rapidamente. Vale lembrar que por meio do MyAhgora cada profissional pode conferir os valores que têm direito ao fim do mês em um app exclusivo e pensado especialmente para os colaboradores.

10.  Estimular lideranças ativas com o Pontoweb

Estimular lideranças ativas é um dos benefícios do Pontoweb, principalmente através do app Leader. A partir disso, é possível construir relações sólidas entre os membros das equipes e as lideranças de cada departamento. Então, o clima organizacional pode ser beneficiado e auxiliar na tomada de decisões assertivas.

Os líderes vão evoluindo sua gestão de pessoas ao longo do tempo. E neste processo, o Leader é um software ideal para contribuir com isso, já que traz autonomia para os líderes, que passam a atuar ativamente em atividades que estão no escopo apenas do RH.

11.  Respeitar a legislação trabalhista

Você já sabe que qualquer empresa com mais de 20 colaboradores deve fazer as marcações de ponto, certo? Isso está previsto na legislação trabalhista. Mas, a nossa recomendação é que esse tipo de gestão aconteça em qualquer negócio. Afinal, garante uma melhor gestão de pessoas e gera transparência no gerenciamento da equipe através das marcações de horários de chegadas e saídas.

Quando não existem registros sobre a jornada, é possível que o colaborador entre com um processo na Justiça do Trabalho. Os funcionários podem alegar que receberam menos com horas extras do que deveriam, por exemplo. Neste caso, cabe à empresa comprovar que as alegações são falsas e que os pagamentos foram realizados de forma correta.

Portanto, uma das vantagens em relação ao uso de um software de ponto, como o Pontoweb, é justamente respeitar o que determina a lei trabalhista. Com ele o seu negócio fica muito mais seguro juridicamente. Isso porque os dados de jornada ficam armazenados no sistema e podem ser conferidos quando necessário.

Outro ponto importante: o Fériasweb possibilita que os agendamentos dos períodos de descanso sejam feitos de maneira virtual. Isso reduz o tempo gasto com um procedimento que pode ser realizado rapidamente. E respeita o que determina a lei, garantindo o direito ao afastamento para lazer em até três períodos após cada ano trabalhado. Aproveite para conferir nosso checklist do que o seu RH não pode esquecer na gestão de férias do time!

cta meio Gestao de Ferias 10 itens que nao podem ser esquecidos pelo RH v3 1 1

12.  Garantir a segurança das informações

Garantir a segurança das informações trabalhistas é essencial para qualquer empresa. Não apenas porque a lei determina isso, mas porque garante mais credibilidade para o empreendimento. Então, o nosso software entrega isso, por meio do armazenamento de dados em nuvem.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) determina que informações referentes aos colaboradores devem ser mantidas em segurança. Isso vale tanto para os registros de jornadas quanto para documentos ligados aos trabalhadores, o que envolve o holerite, por exemplo.

Veja agora como o Pontoweb garante a segurança:

  • Respeita as regras da LGPD;
  • Necessita de credenciais para acesso;
  • Segue o que é determinado pela Portaria 671;
  • Possui protocolo para segurança da informação;
  • Exige confirmação de acesso via biometria.

O que você está esperando? O nosso sistema de registro de ponto eletrônico é ideal para contribuir com o seu negócio. Ele torna a rotina do RH menos corrida e faz com que decisões possam ser tomadas com embasamento em dados reais!

Clique no botão ao lado e contrate agora mesmo!

13.  Calcular automaticamente horas extras

Calcular automaticamente a hora extra dos colaboradores que facilita muito a rotina do RH. Essa questão costuma tomar muito tempo dos profissionais da área, principalmente quando não trabalham com um software capaz de automatizar os cálculos.

Aliás, vale lembrar que o valor do trabalho fora do horário deve ser pelo menos 50% maior em relação ao valor comum, certo? Só que existem outros tipos de horas extras e com cálculos variáveis. Quando é trabalhada aos fins de semana, por exemplo, o pagamento é de 100%, e durante a noite há um acréscimo de 20% além dos 50% já previstos.

É um pouco complicado de entender, né? O cálculo de hora extra, por vezes, pode ser um grande desafio para o RH. Com o Pontoweb você deixa de ter essa preocupação, já que o sistema automatiza os cálculos, facilitando a vida de quem atua na área de Recursos Humanos.

O sistema da Ahgora possibilita ainda a criação de um banco de horas. Assim, não é preciso pagar todos os meses pelos horários adicionais trabalhados pelos colaboradores, conforme a lei. Então, as horas extras podem ser trocadas por folgas, de acordo com o que for mais benéfico para empresa e colaborador.

Gestão eficiente de pessoas com o Pontoweb

Conheça as funcionalidades do Pontoweb

O nosso sistema conta com uma série de funcionalidades, divididas entre aplicativos e módulos. Sendo assim, cada um deles contribui de uma forma para que a gestão de pessoas seja beneficiada, de acordo com o que for melhor para cada negócio. Você pode ter em mãos relatórios completos, em apenas alguns cliques ou definir escalas de trabalho, por exemplo.

Os aplicativos são entregues ao seu negócio assim que o nosso software de gestão de jornadas é contratado. Já os módulos podem ser adicionados, conforme as necessidades da sua empresa. 

Múltiplas funcionalidades, múltiplos benefícios. Conheça o Pontoweb!

Confira a seguir as funcionalidades do Pontoweb:

MyAhgora

O MyAhgora é um portal voltado aos colaboradores, capaz de entregar mais transparência para as relações de trabalho. Por meio dele os trabalhadores conseguem conferir todas as informações que possuem ligação com a jornada de trabalho. Aliás, essa ferramenta é excelente para a gestão de pessoas e já está inclusa na contratação do Pontoweb.

Por meio do aplicativo, todos os membros do quadro de funcionários conseguem avaliar os valores que têm direito a receber em cada mês. Assim, podem conferir o saldo de horas e solicitar ajustes no espelho de ponto. Então, é algo que reduz a dependência em relação ao RH para questões que podem ser resolvidas de maneira mobile.

Entre as atividades possíveis para os colaboradores através do MyAhgora podemos destacar:

  • Registro de ponto digital e aprovação do espelho de ponto;
  • Inclusão de batida;
  • Solicitação online de justificativas e abonos;
  • Visualização do demonstrativo de pagamento e do espelho detalhado.

Uma das maiores vantagens do MyAhgora é a transparência que traz para a relação entre empresas e colaboradores. É um aplicativo seguro e confiável, que reúne todas as informações profissionais do colaborador, além de dar autonomia para que faça pedidos de ajustes através do próprio app.

Leader

O Leader é outro aplicativo desenvolvido pela Ahgora e incluso ao Pontoweb, que serve para facilitar a gestão de pessoas e descentralizar a atuação do RH.  Seu foco é dar mais autonomia para as lideranças de setores, fazendo com que os líderes passem a ter papéis mais importantes junto aos seus times. Assim, o RH deixa de ser o centro e passa a atuar de forma compartilhada com a gestão, dividindo tarefas.

O aplicativo conta com a entrega de dados em tempo real, para que os líderes identifiquem os profissionais que estão trabalhando e como está o andamento da operação.  Além disso, melhora a relação entre aqueles que realmente estão próximos no dia a dia. Isso pode ser ótimo para o futuro do negócio, trazendo benefícios como:

  • Mais atenção aos colaboradores;
  • Autonomia e liderança;
  • Mais tempo para o RH pensar em questões estratégicas;
  • Informações na palma da mão.

De fato, esse sistema pode fazer a diferença no seu negócio, principalmente em grandes empresas. Afinal, nestas a comunicação é mais desafiadora e a proximidade com o RH é essencial – com o apoio da tecnologia isso fica mais fácil. Com o Leader, é possível ter um ótimo aditivo para uma gestão de pessoas efetiva e eficaz.

Timesheet

O Timesheet é um dos produtos da Ahgora, que permite ir além do apontamento de tarefas. É uma ferramenta que foi pensada com o objetivo de entregar análises mais precisas em relação ao custo de cada trabalhador para o caixa da empresa. Sendo assim, apresenta dados em relação a valores por atividades, projetos e equipes.

Então, os gestores e líderes conseguem identificar o que realmente entrega resultado ao negócio. O Timesheet fornece relatórios completos, que podem ser acessados na palma da mão, conforme o nível de usuário. Além disso, classifica as horas entre despesas, investimentos e custos, de acordo com a produtividade dos colaboradores. O sistema apresenta vantagens para:

  • Tomada de decisão;
  • Apontamento de horas;
  • Análise de dados;
  • Economia de recursos;
  • Transparência nas relações.

Enfim, Timesheet é o nome dado a um formato que serve para o monitoramento de atividades, sendo recomendado para registrar e avaliar o tempo dedicado para a realização de cada tarefa ou projeto. E com o módulo do Pontoweb isso é possível.

Fériasweb

Todos os colaboradores com carteira assinada possuem direito a 30 dias de férias a cada ano trabalhado. Acontece que em grandes companhias, onde existe um entra e sai de funcionários, esse controle se torna uma tarefa complicada quando não acontece com o apoio da tecnologia. Ainda mais se for forma manual, não é mesmo? Por isso, o Fériasweb pode ajudar você a vencer esse desafio.

Com o módulo, os colaboradores podem fazer solicitações de férias através de um aplicativo. Em seguida, os gestores ou lideranças podem avaliar estes pedidos e determinar se irão conceder ou não aquilo que foi indicado. Dessa forma, o RH pode se preparar com antecedência, para evitar que times fiquem desfalcados.

O sistema ajuda o seu negócio de variadas maneiras, entregando as seguintes vantagens:

  • Programação de férias;
  • Transparência na comunicação;
  • Liberdade para agendamento de férias;
  • Gestão online;
  • Cálculos automatizados.

Enfim, é bem mais fácil ter cálculos automatizados sobre o valor das férias do que fazer todas as contas na mão. Alguns não sabem, mas horas extras e adicional noturno devem entrar nessa equação, e com o Fériasweb tudo é contabilizado automaticamente.

O Fériasweb é a revolução de que a sua empresa precisa.

Analytics

Empresas que buscam deixar o RH mais estratégico precisam conhecer o Analytics. Esse módulo adicional do Pontoweb é um sistema completo para a gestão de jornada de trabalho, que entrega dados a partir de informações relevantes sobre os colaboradores. Com dados gerados de modo automático, sobra mais tempo para focar nas pessoas.

O software entrega dados e métricas importantes para o RH, como:

  • Batidas ímpares;
  • Afastamento/férias;
  • Infrações;
  • Aniversário/de empresa e do colaborador;
  • Ranking de banco de horas;
  • Horas extras.

Quem atua no RH pode usar os dados fornecidos pela ferramenta para tomar decisões mais assertivas e com base em informações reais. A primeira delas deve ser chamar os colaboradores para entender o que está acontecendo. Afinal, o dado por si só não representa nada, mas serve como um insight sobre as atividades que acontecem dentro da empresa.

Com o Analytics seu negócio poderá ser beneficiado de algumas maneiras:

  • Tomada de decisões;
  • Monitoramento de indicadores de RH;
  • Mais dados para a seleção de profissionais;
  • Avaliação completa sobre a folha de pagamentos;
  • Economia de tempo.

Essa é uma ferramenta perfeita para quem trabalha no RH e está em busca de um software que contribui com a análise de dados. Quando você percebe faltas e batidas ímpares com mais clareza, pode tomar medidas antes que isso passe a ser algo frequente na empresa e tornar o RH mais estratégico.

Livemaps

O Livemaps serve para analisar o que é tendência, entregando gráficos dinâmicos e comparações detalhadas entre informações que fazem a diferença para o seu negócio. Então, com ele o seu RH passa a ser estratégico de verdade. Na prática é o que todos querem, mas sem tecnologia não é fácil conseguir.

O sistema possibilita comparar o desempenho de times e funcionários, indicando quais estão trazendo mais resultados para o caixa da empresa. Entre suas principais características, destaque para:

  • Gestão de eficiência operacional;
  • Controle de acesso e presença;
  • Alavancagem de dados de ampliação de ROI;
  • Dashboards estratégicos e alertas automáticos.

O Livemaps é recomendado para empresas que possuem trabalhadores à distância, apresentando índices de assiduidade. Apresenta detalhes como o percentual de colaboradores presentes e ausentes na empresa. E se o seu negócio possui mais de uma unidade, a verificação pode ser em relação a assiduidade em todas elas ou apenas nas escolhidas.

Escalasweb

Programar as escalas de trabalho é um desafio na sua rotina? Se a resposta for positiva, então o Escalasweb é a ferramenta perfeita para ajudar você, profissional de RH. Esqueça as planilhas e folhas de papel, que são verdadeiros quebra-cabeças! Com o sistema, a gestão de escalas poderá ser feita de maneira veloz e acertada.

O Escalasweb é uma ótima ferramenta também para fazer a programação de folgas e plantões, garantindo que a produtividade ou o atendimento da operação sejam mantidos. Aliás, o módulo possui uma comunicação automática, avisando os colaboradores quando são escalados para alguma atividade.

O nosso módulo possibilita identificar os colaboradores que estão em serviço e os que estão ausentes das atividades da empresa. A partir disso, é possível compreender quando são necessários trabalhadores para cobrir estes afastamentos.

É uma ferramenta completa, que possui algoritmos de Machine Learning em sua programação, fazendo com que as escalas sejam elaboradas com cada vez mais precisão. Basta inserir os dados e o sistema entrega uma boa alternativa para a sua empresa. Tudo isso seguindo a legislação, garantindo os períodos de descanso para cada profissional.

SmartGate

O SmartGate é um dos módulos do Pontoweb, desenvolvido para garantir que os trabalhadores atuem em suas estações de trabalho apenas durante o período estipulado no contrato de trabalho. Em suma, faz com que a gestão de pessoas fique menos burocrática e sobre mais tempo para pensar em pautas estratégicas para o negócio.

O sistema pode ser configurado para que o computador usado seja bloqueado após o fim da jornada de trabalho, evitando o excesso de horas extras. Além disso, é possível que os gestores pré-aprovem horas extras, permitindo que a máquina continue sendo usada por mais algum tempo. Isso evita trabalho desnecessário.

O SmartGate é ótimo para call-centers, por exemplo, que possuem horários rigorosos e que devem ser respeitados. Empresas que fornecem computadores aos colaboradores podem contar com esse sistema, para impedir que continuem atuando após o fim do expediente. Em resumo: o software funciona como uma verdadeira catraca virtual!

Gerencie a jornada dos colaboradores em tempo real com o Pontoweb

Quais empresas podem usar o Pontoweb?

Já falamos sobre isso, mas não custa reforçar: qualquer empresa com 20 colaboradores ou mais precisa fazer o registro de ponto! Portanto, não importa se você é gestor ou atua no RH de uma microempresa ou de uma multinacional. Todas elas podem ser beneficiadas pelo Pontoweb.

Até mesmo as que possuem menos de 20 colaboradores podem adotar as marcações de ponto, sendo esta uma das melhores maneiras para garantir uma gestão positiva e segura. E com um software completo, não é necessário depender dos registros no tradicional livro ponto, que toma um bom tempo nas verificações e ainda fica passível de erros humanos e retrabalho.

Nosso sistema pode ser usado por pequenas e médias empresas (PME), corporações e até governos. Assim, serve para estabelecimentos dos mais variados segmentos. Aliás, a possibilidade de configuração na escolha dos módulos é um dos diferenciais. Confira onde usar o Pontoweb:

Pontoweb para pequenas e médias empresas

Aqui na Ahgora, classificamos como empresas PME aquelas que possuem até 300 colaboradores. Na classificação do IBGE, são aquelas de até 100 funcionários, e que são responsáveis por praticamente metade dos trabalhadores com carteira assinada no país. Não é tarefa fácil administrar um negócio desse porte, mas o nosso sistema pode ajudar você das seguintes formas:

  • Deixe as planilhas para trás;
  • Dedique-se ao que gera retorno;
  • Tome decisões embasadas em dados;
  • Dados na palma da mão;
  • Personalização conforme suas necessidades;
  • Mais segurança para o seu negócio;
  • Evite problemas com a justiça do trabalho.

Entre os exemplos que podemos citar de empresas PME destacam-se:

  • Padarias;
  • Escritórios;
  • Mercados;
  • Restaurantes;
  • Oficinas;
  • Fábrica de móveis e esquadrias;
  • Lanchonetes.

As pequenas e médias empresas podem até contar com unidades em mais de uma cidade. Assim, devem possuir um sistema capaz de unificar a gestão de jornadas de trabalho. E com a Ahgora é possível ter acesso ao melhor software do mercado!

Pontoweb para grandes empresas

A gestão de pessoas aparece entre os maiores desafios para as grandes empresas. O contato pessoal que existe nos pequenos negócios acaba perdendo força conforme o empreendimento cresce de tamanho. Desse modo, é ainda mais importante que os profissionais de Recursos Humanos possuam uma boa comunicação com todos os membros do quadro de funcionários.

A segurança das informações é outro grande desafio que precisa ser superado pelos gestores. Assim, é essencial contar com sistemas que evitem o vazamento de documentos e informações dos trabalhadores. O nosso sistema de controle de ponto e gestão ajuda a superar estas duas condições.

Sendo assim, o Pontoweb traz vantagens para as grandes empresas da seguinte forma:

  • Permite o monitoramento remoto;
  • Realiza configuração de escalas;
  • Rapidez na avaliação da produtividade;
  • Traz agilidade no fechamento da folha de pagamento;
  • Garante segurança jurídica;
  • Melhora a eficiência operacional;
  • Aumenta a transparência nas relações de trabalho.

É comum que o fechamento da folha de pagamento nas grandes empresas seja feito por profissionais que ficam no escritório da sede. Com o Pontoweb os dados da jornada de trabalho ficam disponíveis na nuvem, em tempo real, e acessíveis para pessoas de qualquer lugar. Isso possibilita economizar até 90% do tempo nas tratativas de ponto.

A nossa ferramenta pode ajudar empresas de segmentos como:

  • Companhias aéreas;
  • Redes de academias;
  • Bancos;
  • Varejistas;
  • Concessionárias de automóveis;
  • Construtoras;
  • Fábricas dos mais variados produtos;
  • Redes de supermercados, postos de combustíveis e farmácias.

Estes são apenas alguns dos tantos exemplos que poderíamos dar. Enfim, um dos diferenciais é a possibilidade de adicionar módulos no contrato, para que as funcionalidades do Pontoweb sejam ainda mais interessantes ao seu negócio. Com ele a gestão de pessoas não será mais como antes!

Pontoweb para órgãos públicos

Os servidores públicos também precisam fazer marcações de ponto, o que é válido para colaboradores que atuam no âmbito federal, municipal e estadual.  Entretanto, as regras variam conforme o governo. Assim, a gestão de pessoas nos órgãos públicos passa a ser feita com mais eficiência e ajuda a economizar recursos.

Em alguns casos, é preciso montar escalas de trabalho, como nos casos de hospitais e postos de saúde, por exemplo. Então, o Escalasweb é uma ferramenta que auxilia nesta questão. O sistema automaticamente determina a grade da força de trabalho, com horários que encaixem perfeitamente e atendam ao que é solicitado na operação.

As prefeituras e governos estaduais podem economizar um bom dinheiro todos os meses com a gestão de ponto. O nosso sistema entrega as seguintes vantagens para órgãos públicos:

  • Agilidade e eficiência para a administração;
  • Economia de custos com o orçamento;
  • Engajamento dos servidores;
  • Gestão de banco de horas e presenças;
  • Sistema fácil de usar;
  • Tecnologia de ponta;
  • Menos burocracia.

O nosso sistema é benéfico para colaboradores que atuam externamente , como é o caso dos servidores que trabalham na construção ou recuperação de estradas, por exemplo. Dessa forma, será possível evitar custos extras com horas adicionais!

O Pontoweb é para todos, venha conhecer!

Sistema de ponto eletrônico: vá além com o Pontoweb!

Agora você já sabe tudo sobre o nosso sistema de ponto eletrônico, o melhor do mercado! Ele é ideal para o seu negócio, capaz de atender empresas de variados tamanhos e segmentos, desde estabelecimentos com um time pequeno ou até com mais de 10 mil colaboradores.

Entenda que as marcações de ponto podem ir além do que exige a legislação trabalhista. De fato, os registros precisam ser feitos para cumprir a lei. Por outro lado, com o uso do software é possível ter acesso a uma série de benefícios que contribuem  com o sucesso do negócio.

Tenha na palma da mão, em qualquer lugar que você estiver, dados que realmente façam a diferença. Deixe a tecnologia ajudar na gestão de pessoas e passe a focar o seu tempo em decisões que realmente podem mudar os caminhos do negócio.

Passe a contar com informações em tempo real, economize custos com horas extras e ganhe tempo na hora de fechar a folha de pagamento. Enfim, tenha à sua disposição aquilo que realmente faz sentido para o seu negócio. O que está esperando? Fale com a Ahgora e leve o seu negócio para o caminho da transformação digital com o Pontoweb!

Fale com nossos consultores e conheça mais sobre o Pontoweb!