Apontamento de horas integrado ao sistema de ponto: quanto tempo do dia você ou o seu time passa gerindo a caixa de e-mails? A maioria dos profissionais aponta a gestão de mensagens como um obstáculo para a produtividade. Mas, antes de definir se os e-mails são ou não um vilão (existem até truques para isso), é fundamental identificar de forma precisa o tempo dedicado a eles.

Você vai perceber neste post que o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto pode ser uma alternativa muito eficaz para mensurar e analisar situações como essa, bem como obter mais precisão sobre o tempo dedicado a cada atividade ou projeto.

Entender o tempo dedicado a cada atividade ou projeto ajuda a entender onde a sua equipe está perdendo produtividade, bem como entender quais fatores interferem na produtividade. É possível que para desenvolvedores a dificuldade maior seja o tempo gasto corrigindo bugs, enquanto para consultores pode ser o tempo de deslocamento entre um cliente e outro.

Poder dimensionar estes pontos, identificar os principais problemas na gestão do tempo e encontrar soluções para aumentar a performance pode fazer a diferença na sua empresa!

controle de horas integrado ao sistema de ponto

Timesheet: solução eficaz para o apontamento de horas

O timesheet  é um tema recorrente aqui no blog da Ahgora. Já publicamos posts explicando o que é timesheet e como fazer o apontamento de horas, quais os principais desafios de implantar esse modelo, razões para apontar as horas e como a tecnologia simplifica o processo. Agora chegou o momento de falarmos sobre o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto e como isso agiliza e dá mais precisão no registro de atividades e gerenciamento dessas informações.

Vamos supor que um funcionário da sua equipe trabalha 44 horas semanais, mas o timesheet aponta 40 horas dedicadas a atividades ou a um projeto e o sistema de ponto contabiliza 38 horas trabalhadas. Outra situação seria no apontamento de horas constar 30 horas de atividades, enquanto o sistema de ponto indica 44 horas trabalhadas na semana. Percebe que nas duas situações a conta não fecha?

Identificar quais são as inconsistência nem sempre é uma tarefa fácil, pois geralmente é preciso que um profissional faça de forma manual a conciliação das informações para detectar estas inconsistências. Ao contar com o Ahgora Timesheet, estas informações são cruzadas de forma automática. E pode ser ainda melhor! Por que ao estar integrado com o sistema de ponto, o timesheet da impede que o colaborador superdimensione as horas.

Na prática funciona assim: o sistema de ponto registra as horas trabalhadas e no timesheet online o funcionário descreve as atividades que fez durante a jornada de trabalho. Portanto, as horas apontadas devem ser são iguais às identificadas no registro de ponto.  

Como fazer o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto

Você deve estar se questionando sobre como fazer o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto. Isso é fácil! A Ahgora, que oferece serviços em gestão de presença, de acesso e de ponto, lançou Ahgora timesheet.

Um dos diferenciais é que a ferramenta oferece como possibilidade conciliar as horas trabalhadas com as atividades apontadas, o que evita inconsistências como os apontados acima neste texto.  Isso significa que não é possível apontar horas não registradas no sistema de ponto.

Outra vantagem de fazer o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto é a conciliação automatizada. Basta um simples clique para visualizar o total de horas registradas no sistema de ponto e quais apontamentos estão pendentes no timesheet. Simples assim, sem planilhas no excel, cálculos ou quaisquer outras atividades burocráticas que demandam muito tempo ou trabalho manual.

Com o apontamento de horas integrado ao sistema de ponto também é possível ter mais precisão no levantamento de custos na execução de uma atividade ou de um projeto. Em qualquer ferramenta de timesheet o funcionário vai apontar que trabalhou 10 horas e descrever quais atividades desenvolveu. Porém, com o Timesheet da Ahgora é possível identificar quantas dessas horas faziam parte da jornada normal de trabalho e quantas são classificadas como hora extra, que têm um custo maior.

O Ahgora Timesheet é uma ferramenta flexível e intuitiva para quem usa, ao mesmo tempo que é extremamente relevante para a gestão. Embora não seja possível controlar o tempo, você vai perceber que é possível gerenciá-lo para um aproveitamento mais eficaz.

Quer saber mais sobre esta ferramenta?