Será que o relógio de ponto ainda é útil? Saber quais profissionais estão na empresa é algo importante para os gestores. Tanto para evitar prejuízos quanto para seguir o que determina a legislação trabalhista brasileira. Este é um equipamento presente em muitas organizações e que serve para auxiliar os profissionais de RH.

Nos últimos tempos a lei passou por algumas alterações, flexibilizando a gestão de ponto e aumentando a quantidade mínima de colaboradores para qual o sistema é exigido. 

Além disso, hoje em dia é possível que as empresas adotem sistemas alternativos de registro de ponto eletrônico, como aplicativos ou batidas pelo navegador. Assim, cada colaborador faz o seu registro de forma mais tecnológica, de forma fácil e ágil.

Levando tudo isso em consideração, o relógio de ponto ainda é útil? Esse é um tema que precisa ser avaliado sob diferentes aspectos. E de fato, é algo que gera mais tranquilidade para todos os envolvidos com a empresa, passando a ter mais garantias. Saiba mais a partir de agora!

O que é um relógio de ponto?

Uma empresa que possui poucos colaboradores têm mais facilidade para perceber quais chegaram no horário, os que estão atrasados e aqueles que nem compareceram no trabalho. Por outro lado, a gestão fica muito mais complicada conforme a empresa cresce. Como identificar quais estão cumprindo a jornada?

Foi assim que surgiram os registros na chamada folha ponto ou livro ponto, onde o colaborador marca o horário que chegou na empresa e que saiu. Em seguida, foi desenvolvido o relógio de ponto, que tornou essa questão bem mais assertiva. Afinal, as informações ficam registradas em um aparelho lacrado, evitando fraudes ou rasuras.

Portanto, este é um equipamento físico, que fica localizado geralmente na entrada das empresas. Além disso, já existem softwares capazes de auxiliar nas marcações de ponto e alguns aparelhos que possuem tecnologia de ponto. Dessa forma, as leituras de biometria e reconhecimento facial para a marcação de ponto ganharam destaque.

Em suma, o relógio de ponto é algo importante para as empresas. Porque  avaliar o índice de presença dos colaboradores é algo importante, e que serve para evitar custos invisíveis no seu negócio. Hoje em dia existem alguns equipamentos bem avançados, como os desenvolvidos pela Ahgora Sistemas, confira alguns:

Relógio Ah30

O relógio de ponto Ah30 é um registrador de alta performance, que serve para garantir uma boa gestão em relação à presença de colaboradores. Atende todas as necessidades da Portaria 373, contando como modelos que dificultam fraudes.

Existem modelos equipados com conexão wifi, 3G, registro de geolocalização por GNSS (GPS e Glonass), além de nobreak interno. Tudo isso permite o acompanhamento das batidas em tempo real, onde os gestores possuem acesso aos dados assim que os colaboradores fazem a marcação.

O Ah30 conta com um teclado numérico, onde o usuário pode digitar o seu login e a sua senha. Ele possui conexão nativa com o Pontoweb, bem como é homologado pela Portaria 1.510, permitindo a extração de informações por parte do RH.

MultiPro

O MultiPRO é uma ferramenta econômica para o registro de ponto eletrônico, que funciona em conformidade com a legislação trabalhista. Com ele o setor de RH não precisa mais se preocupar com o fechamento da folha. Afinal, os cálculos são automatizados e a gestão torna-se mais fácil.

Esse equipamento funciona por meio da tecnologia touchless, sem a necessidade de contato físico entre o colaborador e o aparelho. Para isso, o dispositivo permite batidas por meio da biometria facial, o que garante segurança para a saúde e bem-estar dos usuários.

O aparelho é robusto, contando com duas câmeras frontais de alta resolução, que facilitam a identificação dos colaboradores. Além disso, o registro de ponto pode ser feito em poucos cliques na tela touchscreen resistente à água. Ele também funciona em ambientes com pouca iluminação, o que é ótimo para times noturnos.

O sistema é capaz de avaliar diversos pontos do rosto de cada pessoa, para identificar se realmente a batida está sendo feita pelo colaborador. O aparelho é fácil de usar, intuitivo e ágil, com armazenamento das informações em nuvem.  Ele é ideal para substituir os antigos relógios de ponto, permitindo até mesmo o registro de dados de modo offline.

REP Ah30 Lite 

O Registrador Eletrônico de Ponto (REP) é um equipamento desenvolvido com base na tecnologia IoT e homologado pela Portaria 1.510. É um modelo físico, que vai além dos relógios tradicionais.

Com o equipamento da Ahgora é possível reduzir em até 60% o tempo gasto com as tratativas de ponto. Por mais que as informações sejam registradas em um relógio físico, é possível acompanhar detalhes em tempo real, na palma de sua mão.

Os modelos da Ahgora são resistentes a ambientes hostis, sendo perfeitos para qualquer tipo de empresa. Basta o colaborador fazer a marcação de ponto e os gestores já podem acessar esse tipo de informação.

O que diz a legislação sobre o relógio de ponto?

O relógio de ponto é um equipamento importante para as empresas, já que por meio dele é possível fazer a gestão da jornada de trabalho. Desse modo, é possível identificar quais colaboradores estão fazendo horas extras indevidas, por exemplo. Com o ponto eletrônico a empresa ganha mais segurança e consegue atender as normas do Ministério Público do Trabalho.

Em 2009 o antigo Ministério do Trabalho e Emprego, atual Secretaria do Trabalho, publicou a Portaria 1.510. Assim, foi permitido o uso de ponto eletrônico nas empresas, com o objetivo de aumentar a segurança dos trabalhadores e permitir o uso de um sistema mais eficaz no registro de horas trabalhadas.

A legislação trabalhista indica que todas as empresas com mais de 20 profissionais devem fazer o registro de ponto. Contudo, a nossa recomendação é para que organizações com mais de 10 colaboradores já tenham esse cuidado. Veja bem, os registros podem ser feitos de maneira manual ou usando algum sistema, o que torna a questão bem mais fácil de ser superada.

É importante que seja escolhido um relógio aferido pelo INMETRO. Em 2013 o órgão publicou a portaria 595, que trata sobre as regras para o uso deste tipo de equipamento. Portanto, não basta apenas pensar em um item como este para o seu negócio, é importante que ele siga as regulamentações, para que a empresa esteja segura juridicamente.

Quais empresas devem fazer o registro de ponto?

Conforme indica a legislação trabalhista, qualquer empresa que possui mais do que 20 colaboradores é obrigada a fazer as marcações de ponto. Não importa qual é o segmento do empreendimento, seja um supermercado, uma loja de roupas ou farmácia. Esta é a regra que precisa ser seguida.

Existem algumas normas  que precisam ser respeitadas durante a escolha do relógio eletrônico de ponto. Veja quais são:

  • O equipamento deve emitir um comprovante impresso por registros efetuados;
  • Não é permitida a realização de marcações automáticas de ponto;
  • As marcações já realizadas não podem ser alteradas posteriormente;
  • O equipamento precisa ser homologado pelo INMETRO.

Além de ser algo previsto na lei trabalhista, o registro de ponto é algo que traz inúmeros benefícios  para a empresa. Afinal, faz com que os colaboradores se sintam mais tranquilos, sabendo que são remunerados conforme a sua produtividade, fomentando relações de trabalho mais transparentes.

A gestão digital de ponto é excelente para o RH

Quem agradece o uso de um sistema eletrônico para registro de ponto é o RH. Afinal, dessa maneira fica bem mais assertivo fazer o acompanhamento da folha de pagamento e identificar gargalos que estão custando caro para o negócio. Aliás, a área de Recursos Humanos precisa ter atuação estratégica e não burocrática, contribuindo com o crescimento da empresa.

Sem esse tipo de registro, é necessário que um profissional do setor avalie todas as marcações feitas em papel. Em seguida, é preciso somar as horas extras e outras verbas trabalhistas, para entender qual é o salário que o profissional tem direito a receber. Por outro lado, com um relógio eletrônico, essas informações são entregues de modo automático e em tempo real, evitando surpresas no fim do mês.

E empresas que possuem filiais em diversas cidades brasileiras possuem ainda mais dificuldades para fazer as marcações e registros de ponto. Então, com a presença de um relógio que carrega tecnologia IoT, é possível que tudo seja integrado. Dessa forma, os dados registrados podem ser acessados em tempo real pelos gestores, em outro lugar do país.

É algo benéfico para a empresa como um todo, já que os colaboradores percebem que estão mais seguros do ponto de vista legal. Assim como, impede erros que podem resultar em processos na Justiça do Trabalho. Enfim, o relógio de ponto é algo que pode fazer a diferença não só para o RH, mas para todo o negócio.

Evite custos invisíveis na sua empresa

Um custo invisível que poucas empresas percebem está relacionado com o período de férias. Isso porque a lei trabalhista determina que os colaboradores que faltam muitas vezes no trabalho ao longo de um ano e não justificam, perdem dias de descanso. Contudo, nem sempre é fácil perceber isso, a não ser que exista um sistema eletrônico ao seu lado.

Aliás, o uso de um sistema eletrônico é muito mais interessante do que as anotações em papel. Com ele é possível evitar as chamadas batidas britânicas, que acontecem quando todos os dias o colaborador faz os registros de chegada e saída em determinado horário, sempre igual. Assim, a marcação perde validade perante a Justiça do Trabalho.

E tem mais uma questão: alguns colaboradores acabam fazendo horas extras indevidamente , principalmente quando a empresa não deixa claro que isso não é permitido. Mas, com as batidas em um relógio de ponto, fica fácil para gerenciar essa questão e informar o profissional. Por outro lado, sem o registro a empresa gastará muito mais dinheiro!

10 vantagens do relógio de ponto da Ahgora

Para garantir segurança jurídica e fiscal no seu negócio, nada melhor do que contar com um relógio de ponto que garante tudo isso. Aqui na Ahgora Sistemas você pode escolher entre o equipamento físico e sistemas alternativos de registro de ponto. Assim, são modelos capazes de entregar mais segurança e desempenho. Conheça as vantagens:

  1.   Leitor biométrico antifraude;
  2.   Conexão wifi;
  3.   Nobreak interno;
  4.   Entrega de informações estratégicas;
  5.   Os dados podem ser acessados em apenas alguns cliques;
  6.   Equipamento resistente a ambientes hostis;
  7.   Sistema homologado pelo INMETRO;
  8.   Possui tecnologia IoT e computação em nuvem;
  9.   Conexão com o Pontoweb e entrega de dados em tempo real;
  10.   Suporte gratuito.

Garanta um equipamento 100% confiável para o seu negócio, tornando a gestão de pessoas bem mais assertiva e estratégica. O que está esperando? Entre em contato e faça parte do RH do futuro!

Compartilhe

Leave your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *