Atualmente um dos grandes obstáculos de muitas empresas está em engajar a geração Y no ambiente de trabalho. Este grupo de pessoas, também conhecido como geração do milênio ou geração da Internet possui hábitos diferenciados e no geral costumam buscar por maior qualidade de vida e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Neste cenário, é muito comum observarmos profissionais desta geração desmotivados em suas profissões por considerarem inflexíveis e até mesmo muito rígidas e inadequadas para os seus padrões.

Mas a boa notícia é que a sua empresa pode adaptar-se a essas mudanças. Acompanhe os detalhes a seguir e confira 5 ações práticas para promover o engajamento da geração Y dentro do ambiente de trabalho.

Como engajar a geração y

1. Flexibilidade

A geração Y é conhecida por ser muito ligada à tecnologia, com isso passam boa parte do dia conectadas, seja em casa ou no trabalho.

Para esta geração, trabalhar em horários flexíveis ou até mesmo em home office tende a ser muito mais produtivo do que passar horas em um escritório na rotina diária de suas atividades. Neste caso, contar com registros de ponto via celular/tablet ou online, pode ser uma excelente opção para tornar o ambiente de trabalho mais flexível e ao mesmo tempo sob controle.

As relações de hierarquia também devem adotar um ambiente flexível e sair do tradicional modelo, a fim de criar um maior engajamento entre todos os profissionais.

2. Desenvolvimento

Dentre as diversas ações práticas de gestão de pessoas, o desenvolvimento do profissional é sem dúvida uma das melhores maneiras para aumentar o engajamento dentro da empresa.

Portanto, se você pretende contar com membros da geração Y sempre motivados, vale a pena investir na criação de Onboarding corretos, treinamentos, palestras e coaching interno.

Quanto mais a sua empresa criar ações que visam o desenvolvimento dos profissionais da geração Y, mais a companhia será valorizada e atrativa para esta geração.

3. Transparência

Uma das maneiras de engajar pessoas que se enquadram na geração Y é mantendo sempre a transparência com assuntos relacionados ao seu trabalho.

Fornecer espelhos de folha de ponto e informações de hora extras e banco de horas são fundamentais para estar alinhado com o colaborador. Além disso, expor sempre a estratégia da empresa, remunerações, promoções e planos de carreira também são fatores importantes para aumentar o engajamento.  

4. Feedback

Os membros da geração Y se caracterizam por jovens que necessitam de feedbacks para saber onde erram ou acertam. E neste caso, para aumentar o engajamento de pessoas desta geração é interessante criar um ambiente onde o feedback possa ser constante.

Gestores comunicativos, equipe aberta e comunicação interna devem fazer parte da política da empresa, afinal é por meio do feedback que a geração Y poderá se aperfeiçoar e trazer benefícios também para a empresa.

 5. Propósito

Os membros da geração Y estão em busca de um propósito e desejam trabalhar em uma empresa que esteja conectada a isto. Para eles, ter um bom salário nem sempre é o suficiente para se sentirem realmente motivados. Portanto, apresentar a visão da empresa faz eles entenderem quais são os seus papéis em seus cargos e qual a importância de sua mão de obra.

A geração Y foi criada conforme as mudanças de padrões mundiais e principalmente com o impulso da tecnologia em nosso dia a dia. Assim, é fundamental que as empresas saibam lidar com esta nova geração de profissionais, uma vez que eles representam o futuro do ambiente corporativo.

Por fim, vale destacar que por mais conservadora que a sua empresa seja, a partir do momento em que ela abre espaço para o engajamento com a geração Y, é possível contar com os benefícios de mentes que trabalham por ideias inovadoras e que poderão atuar em prol dos negócios.

Portanto, vale a pena dar espaço, valorizar e criar um engajamento interno para o bem desta nova geração e para o sucesso dos negócios.

Gostou das dicas? E você, o que tem feito para engajar a geração Y na sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários!

E-book Futuro do Trabalho