A tecnologia na contabilidade deixou de ser complementar para se tornar imprescindível. Com os programas de automação, é mais fácil desempenhar as tarefas do dia a dia, bem como evitar falhas que podem gerar prejuízos aos negócios.

Para o profissional de contabilidade, a tecnologia auxilia na organização de documentos, permitindo acessá-los facilmente quando necessário. Para as empresas, ela otimiza e aperfeiçoa tarefas, visto que permite controlar recursos, como a folha de pagamento, em tempo em real.

Logo, a tecnologia na contabilidade oferece três benefícios principais: produtividade, segurança e organização. Juntos, eles são essenciais para a saúde de qualquer negócio.

Qual o impacto da tecnologia na contabilidade?

A gestão empresarial vem se beneficiando muito com o uso da tecnologia. Especificamente no que tange à contabilidade, o impacto pode ser notado em diversas funções. As principais vantagens oferecidas aos escritórios contábeis, às empresas e pessoas envolvidas são:

Automatização de processos

Durante muito tempo, o setor de contabilidade foi conhecido por suas tarefas manuais e repetitivas. Porém, com o avanço das ferramentas tecnológicas, esse paradigma foi aos poucos se modificando.

A tecnologia chegou para automatizar e simplificar os processos contábeis, desde a coleta até a visualização e edição de documentos organizacionais. Com isso, poupa-se tempo, além de elevar a confiança no sistema como um todo.

Menos burocracia

Com a simplificação dos processos, passam a existir menos etapas de validação. Afinal, por se tratarem de tecnologias próprias para a contabilidade, esses processos se tornam bem mais fáceis. 

Desta forma, o profissional contábil recebe um papel cada vez mais estratégico, visto que perde menos tempo com a parte burocrática. E, com isso, pode se dedicar a sugestões de redução de custos e ao uso eficiente de recursos aos seus clientes, por exemplo.

tecnologia na contabilidade

Atualização nas questões fiscais

Um dos grandes desafios dos escritórios de contabilidade é lidar com mudanças frequentes nas regras e nos parâmetros fiscais e legais.Com a tecnologia assumindo essa função – centralizando e automatizando o controle das alterações -, o profissional tem a tranquilidade de estar sempre agindo de acordo com a lei.

Mais segurança

Um dos principais impactos da tecnologia na contabilidade é a questão da segurança. Desde a organização e o sigilo dos dados confidenciais, todos os esforços são realizados de forma automatizada.

Logo, a tecnologia deixa de ser vista somente como uma facilitadora: ela se torna uma protetora dos ativos da empresa. Inclusive, alguns softwares informam quando surgem anomalias dentro de uma rotina, permitindo que sejam tomadas providências rapidamente.

Confiança na tomada de decisões

Com a centralização segura de informações, o setor de contabilidade pode ficar mais à vontade para fazer escolhas que melhorem as operações do negócio e as finanças. Afinal, a tecnologia garante que elas estejam adequadas e sempre em dia.

Aumento da produtividade

Devido aos impactos gerados pela tecnologia, pode-se dizer que a contabilidade é capaz de elevar o desempenho do negócio. Afinal, perde-se menos tempo com papéis e questões legais.

Além disso, algumas ferramentas fornecem dados analíticos importantes, como comparativos de evolução de tributos. Desta forma, o profissional tem uma visão mais ampla da empresa e pode propor investimentos e melhorias no seu gerenciamento.

Agora que você já sabe como a tecnologia na contabilidade pode trazer muitos benefícios, é hora de deixar o retrabalho para trás. Transforme seu escritório com o nosso Programa de Contabilidades Parceiras: modernize sua gestão, centralize os seus clientes em um só lugar e tenha mais tempo para atividades que geram valor.

Seja uma contabilidade parceira Ahgora e conte com benefícios exclusivos!  

Até a próxima!