A crise gerada pela pandemia do novo Coronavírus alterou todas as projeções de trabalho do futuro. Além da implementação em massa do modelo home office, ela fez as empresas reverem todos os seus processos para, assim, estarem preparadas para o “novo normal”.

Nesse cenário, o RH precisa avaliar os reais impactos das tendências de trabalho do futuro e, dessa forma, repensar todas as suas estratégias de planejamento. Ou seja: adaptar a gestão de pessoas, incluindo os critérios e exigências de performance.

Aqui, a tecnologia passa a ser uma aliada imprescindível, especialmente aquelas que contam com Inteligência Artificial e que, na prática, otimizam os processos de rotina.

Neste conteúdo, mostraremos de que forma o “novo normal” irá impactar as atividades desempenhadas pelas empresas e quais são as possibilidades e tendências de trabalho do futuro.

Acompanhe!

Trabalho do futuro: qual o impacto na atuação do colaborador?

Devido ao avanço do trabalho remoto, critérios como produtividade, níveis de eficiência, crescimento e experiência da força de trabalho passaram a ser questionados. Isso porque, com o avanço da tecnologia, foi possível automatizar alguns processos e romper qualquer barreira geográfica para a atuação profissional.

No trabalho do futuro, não basta ter conhecimentos técnicos sobre a sua área de desempenho – o profissional precisa desenvolver soft skills. Ou seja, além do colaborador dar conta do seu escopo de tarefas, algumas habilidades e competências serão exigidas daqui em diante, como saber trabalhar em equipe e agregar inovação aos processos de rotina.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que a máquina iria substituir o capital humano, o que se vê é uma aliança em prol dos negócios. Afinal, os avanços tecnológicos facilitam e agilizam diversas tarefas, melhorando a produtividade da empresa como um todo.

O RH, por exemplo, deixa de realizar trabalhos manuais e pode, assim, automatizar várias tarefas, como controle de ponto online.

Conheça o sistema de controle de ponto online da Ahgora!

Sendo assim, a tecnologia integra todos os dados para que o setor realize apenas a sua conferência e acompanhamento; e assim, tenha tempo de atuar de forma mais estratégica. Com isso, porém, as exigências em termos de conhecimento e vivência de mercado se tornaram ainda maiores, especialmente ao longo do processo de recrutamento e seleção.

Partindo desse cenário, confira algumas das principais tendências de trabalho do futuro.

Quais são as tendências de trabalho do futuro pós COVID-19?

Flexibilidade na gestão

Uma das grandes vantagens do avanço do trabalho remoto é o fato de não haver mais limites geográficos para a contratação de novos talentos. Ou seja, a proximidade deixou de ser um fator decisivo no momento da admissão de pessoas.

Junto a isso, com a ajuda da tecnologia, a gestão remota de colaboradores igualmente se mostrou eficaz. O que significa que, mesmo à distância, é possível ter controle sobre a produtividade e implantar ações para a motivação e o engajamento do time. 

Logo, podemos dizer que a flexibilização gerou muitos benefícios para as empresas. Afinal, é possível contar com os melhores profissionais disponíveis e, ainda, certificar-se que estão desempenhando o seu máximo potencial.

Modernização das empresas

A crise abriu espaço para as empresas se modernizarem através da tecnologia. Devido ao home office, por exemplo, elas incorporaram à sua rotina o uso de ferramentas de gestão, permitindo um controle ágil e eficiente sobre a sua força de trabalho.

Segundo uma análise realizada pelo Gartner, 16% das organizações estão utilizando com mais frequência as tecnologias para monitorarem seus colaboradores no trabalho. 

Esse controle, porém, não diz respeito apenas à questão da gestão do tempo e produtividade. Isso significa que o envolvimento e bem-estar do profissional também contam, uma vez que o objetivo é conhecer o perfil das equipes e proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores.

Acompanhe as horas e projetos da equipe com o Timesheet.

Empatia

Um dos reflexos positivos que a pandemia gerou, e que certamente irá nortear o trabalho do futuro, é o aumento da empatia. As empresas em geral e o RH estão buscando entender melhor a situação do profissional para, assim, promover melhorias no seu dia a dia.

Isso significa que a saúde mental dos colaboradores se tornou uma preocupação ainda maior. Inclusive, sintomas como ansiedade e falta de motivação, muito comuns em momentos de crise, estão norteando planos de ação para o futuro.

Ou seja: as empresas estão em busca de alternativas para minimizar doenças no trabalho não apenas de forma pontual, mas no processo como um todo.

Requalificação

A capacitação online é uma das tendências no processo de requalificação. Com o aumento nas ofertas de cursos e treinamentos online, as pessoas podem aprender sobre diversos assuntos, desde comportamentos digitais até o uso de recursos tecnológicos.

Essa modalidade de ensino à distância é outra tendência sobre trabalho do futuro. Inclusive, empresas que possuem suas próprias universidades corporativas tiveram que readequar o acesso aos conteúdos no formato remoto para que não houvesse uma lacuna no conhecimento durante esse período.

Inteligência Artificial

Se antes a Inteligência Artificial era utilizada, na maioria das vezes, por cargos de gestão; hoje, ela chegou de fato a todos os níveis operacionais da empresa. Com dela, é possível realizar e ter acesso às tarefas mais simples de gestão diária, como feedbacks em tempo real e acompanhamento dos resultados da equipe.

Além disso, a IA permite automatizar tarefas rotineiras, elevando o grau de assertividade, bem como otimizando o tempo do profissional. Assim, quem atua em cargos de gestão, por exemplo, pode focar em estratégia, criatividade, inovação e desenvolvimento do time.

Diversidade e inclusão

Esses são temas que inevitavelmente estarão presentes no trabalho do futuro. De acordo com uma pesquisa da Glassdoor, 64% das pessoas afirmaram que as empresas onde trabalham estão investindo mais em diversidade e inclusão atualmente.

A expectativa é de que líderes e gestores estejam cada vez mais alinhados com esse propósito, aumentando a democratização do ambiente empresarial.

Invista em soluções para se adequar ao trabalho do futuro!

Não importa o porte ou o segmento da sua empresa. Provavelmente, ela também irá se desenvolver para se adequar ao trabalho do futuro. Especialmente no que tange ao trabalho remoto, é importante investir em ferramentas que permitam a análise de dados para decisões mais inteligentes, transformando a gestão das equipes – como o Ahgora Analytics.

Essa ferramenta permite que o RH atue de maneira estratégica, no momento em que passa a obter em tempo real informações relevantes sobre os seus profissionais, gerando relatórios automatizados com dados como absenteísmo e pontualidade, saldo de horas dos colaboradores e custo de folha de pagamento por equipes.

Com isso, é possível fazer a gestão eficiente de toda a operação.

Conheça mais sobre o Analytics e permita que o seu RH atue de uma forma mais assertiva, com dados relevantes sobre os colaboradores da sua empresa.

Fale com nossos consultores e conheça o Analytics!