A transparência nas relações de trabalho é capaz de gerar mais engajamento dos colaboradores, assim como amplia a confiança nos gestores. De fato, a confiança impacta na produtividade dos profissionais. E isso pode ter resultados nos lucros da sua empresa.

Qual é a importância da transparência nas relações de trabalho? Ela apresenta benefícios? E as características de um trabalho transparente? Você vai conhecer todos estes detalhes a seguir e entender como o Pontoweb ajuda a chegar lá.

Graças ao avanço da tecnologia existem sistemas capazes de contribuir com a transparência, como é o caso do ponto eletrônico. Aliás, é algo importante para os dois lados: gestores e colaboradores são impactados por plataformas digitais. Por isso, é importante pensar nessa questão que envolve a automatização do RH.

Qual é a importância da transparência nas relações de trabalho?

A transparência nas relações de trabalho é caracterizada por uma comunicação aberta entre os membros de uma equipe. Dessa forma, podemos dizer que a transparência é vista apenas quando as informações são tratadas de uma forma livre. Então, isso gera benefícios para todos os lados.

Essa cultura deve ser iniciada pela gestão de pessoas. Neste caso, os líderes devem desempenhar um papel importante. É necessário que mantenham uma relação aberta com todos os envolvidos na empresa. Assim, devem aparecer condições favoráveis para o trabalho, onde os colaboradores são estimulados a inovar e colaborar.

Mas, não adianta apenas contar com os melhores canais de comunicação, automatizar processos ou ter as informações compartilhadas. É fundamental que os gestores possuam disponibilidade para interagir com os profissionais da empresa. Quando isso acontece, as pessoas passam a se sentirem parte da empresa e trabalham com gosto.

Benefícios da transparência nas relações de trabalho

Entre as vantagens da transparência nas relações de trabalho é possível destacar pontos como: mais confiança, engajamento e redução de custos. A sua empresa sairá beneficiada em adotar essa cultura. Lembrando que as ferramentas digitais são ótimas para isso!

Mais confiança no ambiente de trabalho

Quando todos conhecem o funcionamento da empresa, a confiança é ampliada. É algo que precisa ser considerado desde os diretores, passando por gestores e os profissionais de todas as equipes. Quando há democratização no acesso às informações, os colaboradores se sentem mais confiantes.

Aumento no engajamento

A transparência nas relações de trabalho é capaz de engajar, bem como motivar os profissionais. De fato, isso leva-os a ter mais consciência sobre as funções que devem cumprir dentro de uma empresa, além de se sentirem seguros quanto aos seus direitos trabalhistas

Conquista de novos talentos

Com uma gestão transparente é possível conquistar e reter novos talentos. Esse é um desafio para algumas empresas, mas que pode ser superado dessa maneira. Quando a cultura da empresa envolve uma gestão transparente, isso traz mais segurança para novos colaboradores, além de contribuir com a imagem da empresa no mercado.

Redução de passivos trabalhistas

Processos trabalhistas costumam afetar o financeiro das empresas, conforme o Tribunal Superior do Trabalho (TST), entre janeiro e outubro de 2019 foram 1,5 milhão de casos. Uma boa parte deles são originados por problemas no pagamento de horas extras. Por isso, é importante entender como funciona a legislação e ter uma política clara. Seja de pagamento de hora excedentes ou de banco de horas. 

Assim, investir em um software de gestão de ponto pode de trazer mais segurança nessa área. Afinal, aplicações como o Pontoweb irão registrar toda a jornada do colaborador em tempo real, distribuindo essas informações para colaboradores através do portal My Ahgora, para gestores por meio do app Leader. 

Além disso, o setor de RH poder acompanhar em dashboard intuitivas e com relatórios precisos todas as movimentações de jornada, horas extras, banco de horas, faltas e atrasos. 

Essa segurança e compartilhamento de informações torna as relações mais transparentes, fazendo com que a empresa saiba se os colaboradores estão cumprindo a jornada e, por outro lado, os profissionais têm a garantia de que seus direitos estão sendo respeitados, evitando assim, passivos trabalhistas. 

Gestão de ponto é uma forma de garantir a transparência

A gestão de pessoas é um dos principais desafios para as empresas. Por isso, é interessante investir em softwares que ajudem em uma gestão eficiente. Aliás, os sistemas na nuvem são os mais interessantes, já que eles permitem checagens em tempo real, conforme informações são inseridas ou modificadas.

A transparência nas relações de trabalho pode ser garantida com a inclusão de um ponto eletrônico, por exemplo. Essa é uma maneira de tranquilizar o trabalhador, que poderá provar as horas que esteve à disposição da empresa. Bem como para os gestores, que conseguirão identificar as atividades desenvolvidas pelo profissional.

A gestão de ponto automatizada é importante porque permite ao RH otimizar diversas atividades relacionadas à tratativa de ponto e ganhar mais tempo para focar em ações estratégicas. Quando a administração de jornadas é feita com a ajuda de softwares, o processo se torna mais ágil e transparente. Afinal, os processos manuais podem contar com falhas.

Controle de férias e folha de pagamento

A tecnologia é ótima para a gestão de férias, ainda mais pensando nas novas leis. Por exemplo, o Ahgora Férias é um sistema que auxilia na gestão dos períodos de descanso previstos por lei na CLT. De forma automatizada e colaborativa, ele empodera o setor de RH, gestores e colaboradores na organização das férias, através do compartilhamento de informações.

Em suma, quando a gestão de ponto é feita todas as jornadas são beneficiadas. Bem como traz vantagens para a folha de pagamento, que pode ser integrada nestes sistemas digitais, automatizando o processo.

Transparência para todas as formas de trabalho

Atualmente existem diferentes modelos de jornada. Algumas empresas possuem mais profissionais do que apenas aqueles que ficam em escritórios. A pandemia, por exemplo, foi algo que estimulou uma transformação que já vinha acontecendo.

Os gestores precisam buscar ferramentas que garantam a realização das atividades da melhor forma possível. Por isso, as ferramentas digitais trazem a transparência necessária para as relações de trabalho. Veja como ela pode ajudar com isso:

Trabalhos home office

Conforme a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, da Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas adotaram a estratégia de home office na pandemia. Os dados foram coletados em abril, em empresas pequenas, médias e grandes.

Quando os trabalhadores estão atuando em suas casas, a gestão de ponto precisa acontecer. Ela pode ser feita por meio do aplicativo Ahgora Multi, que conta com reconhecimento facial e possui armazenamento na nuvem. Desse modo, as informações podem ser checadas em tempo real pelos gestores na plataforma Pontoweb.

Modelo híbrido de trabalho

Neste caso, os colaboradores trabalham alguns dias em suas casas e outros na sede da empresa. Por isso, o setor de RH pode contar com um Relógio Ponto, que é livre de erros humanos e garante mais eficácia para os procedimentos que serão realizados.

O Relógio Ponto será importante para os momentos que o colaborador está na empresa. Mas, quando está atuando em sua casa, então o app Ahgora Multi entra em ação. Desse modo, as múltiplas formas de batida oferecidas pela Ahgora possibilitam que a gestão de ponto seja feita de forma segura neste modelo.

Jornada convencional

A própria jornada convencional precisa de transparência. Quando o controle de ponto é feito de maneira correta, as informações podem ser acessadas de maneira segura e em tempo real. O colaborador poderá provar que trabalhou em determinados horários, algo garantido pelo sistema.

Os gestores conseguem perceber mais facilmente descontentamentos de profissionais que atuam nas empresas. Isso pode ser feito através de relatórios de faltas e atrasos, por exemplo. Ajudando a buscar novas formas de melhorar o relacionamento e garantir o engajamento de todos. 

A tecnologia como aliada da transparência nas relações de trabalho

A tecnologia chegou para ficar em todas as áreas! A gestão de pessoas também pode contar com plataformas digitais para que as atividades sejam mais confiáveis. Além disso, usando os softwares e aplicativos corretos a gestão é automatizada.

Assim, a transparência nas relações de trabalho depende de duas questões: um bom posicionamento dos gestores e o uso correto da tecnologia. Saiba que a Ahgora oferece soluções para ajudar na gestão e para implantar essa cultura na sua empresa.

De fato, as nossas ferramentas são positivas para a gestão de pessoas. Elas garantem a transparência necessária nos negócios dos mais variados segmentos. Que tal experimentar na sua empresa? Entre em contato e veja como fazer!

Pontoweb para relações transparentes de trabalho