À medida em que as empresas foram transformando o jeito de trabalhar  e levando toda a estrutura física para um modelo remoto de forma obrigatória diante da crise, os empregadores e equipes de RH precisaram começar a reavaliar cada etapa da experiência de seus profissionais para manter o engajamento dos colaboradores. Mesmo à distância.

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

Diante de tantas mudanças e incertezas, é importante manter um certo nível de normalidade e liderar com sabedoria, colocando-se à disposição do time para enfrentar essa situação em parceria. Para fazer com que  isso seja  possível, o ideal é trazer à tona novas formas de relacionamento e intensificar a comunicação interna para  manter o envolvimento e  ânimo das equipes em momentos adversos como esse que estamos passando.  

Para tornar o distanciamento social um pouco mais “leve” e suportável, não sendo apenas uma grande fonte para o aumento da  tensão e incertezas, é preciso manter  o  apoio social e emocional para manter o engajamento dos colaboradores. Nesse sentido, as mídias sociais nunca foram tão importantes, ajudando a manter a proximidade enquanto é necessário estar mais  distante fisicamente. 

Mantenha as comemorações – mesmo online

Equipes engajadas e motivadas têm um percentual muito maior de produtividade dentro das empresas e isso já está comprovado. Por isso, investir na satisfação dos funcionários pode trazer resultados bem positivos para qualquer negócio. Mas, como incentivá-los mesmo trabalhando à  distância? Antes de qualquer coisa, transforme o físico em virtual e pense em como manter ações que eram realizadas presencialmente no ambiente digital. 

CTA ahgora anywhere office

Um bom exemplo: enviar um presente para o seu colaborador no dia do seu aniversário. Vale desde o mini bolo até um bom kit de café da manhã, ok? Para deixar tudo isso ainda melhor, um cartão virtual ou  até  escrito à mão para complementar esse reconhecimento. Nada como fazer o virtual acontecer, mas com um toque especial de algo que nos remete àquela boa sensação de estar próximo do outro.

Que tal gravar vídeos para essa comemoração? Peça aos times que gravem mensagens ao colega aniversariante e envie como uma forma de felicitação. Mesmo distante, uma ação desse tipo é sempre empolgante e uma forma de manter o engajamento dos colaboradores.  

Reúna a equipe em uma sala virtual, onde cada um ao abrir a câmera mostra uma mensagem de parabéns ou tem balões pendurados em sua parede de casa. Comece a pensar em pequenas ações como essas, que são simples, mas que demonstram ao colaborador que ele não foi esquecido e que mesmo distante fisicamente, é possível manter o contato  e vivenciar momentos alegres, como o aniversário.

Além das comemorações, é importante  trazer à  tona o que tem sido realizado pelas equipes. O envio de e-mails semanais, contando um  pouco sobre quais projetos estão ativos pode ajudar nessa questão. Quando não estamos fisicamente em nosso espaço de trabalho, podemos ter a impressão de que muitos projetos acabaram sendo paralisados,  quando na verdade a produção pode ser ainda maior.

Socialização e a saúde mental

Muito além do que manter  o engajamento dos colaboradores e sua motivação, a saúde física e mental deve vir em primeiro lugar. 

Este é um território desconhecido por muitos de nós. Afinal, é a primeira vez que vivenciamos uma ordem de distanciamento mundial. Então, além de estratégias para permanecer com a equipe ativa e trabalhando, socializando e comemorando, é importante dar atenção total à preservação da saúde mental

Para isso, promova encontros online neste período em casa para debater sobre o assunto com o seu time.  Traga  algum psicólogo para dar suporte e apoio profissional, seja para ouvir desabafos sobre o que está acontecendo  ou ajudar os colaboradores  a encontrar maneiras de lidar com toda a ansiedade acumulada nesse período. É preciso falar sobre saúde mental nas empresas. 

Existem muitas plataformas que têm oferecido serviços de atendimento psicológico, principalmente nesse momento. Ter um profissional da área à disposição do time pode auxiliar – e muito – a atravessar a crise da melhor forma possível. Mas, se não for possível, coloque-se  à  disposição sempre. O simples fato de se fazer presente e mostrar que se importa é algo essencial e que pode trazer muitos benefícios para o engajamento dos colaboradores. 

Quando tudo estiver se encaminhando para o “novo normal”, as pessoas voltarão diferentes por terem passado por um aprendizado intenso sobre como lidar os sentimentos, vida profissional, pessoal e trabalho. Por fim, mantenha esse canal de comunicação sempre aberto com a sua equipe e renove as ações  em busca do bem-estar do seu time. Sem dúvidas, você vai sentir os efeitos positivos de tudo isso.  

Até a próxima!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *