O Imposto de Renda 2020 já ganhou destaque. A declaração, que deve ser feita até o dia 30 de abril, envolve a organização de diversos documentos, a fim de acertar as contas com o Leão e evitar o pagamento de multas.

Este cenário é uma chance para o setor de Contabilidade atrair mais clientes. Isso porque, sejam empresas ou pessoas físicas, a declaração do imposto ainda gera dúvidas. Logo, o momento é ideal para captar novas contas e, quem sabe, fidelizar clientes para o restante do ano.

Neste artigo, você vai saber como os profissionais contábeis podem aproveitar a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 para ampliar a lista de clientes. Conhecerá, também, algumas ações que podem ser adotadas para que esta época seja mais tranquila.

Imposto de Renda 2020: como captar novos clientes?

É comum que pessoas físicas e empresas de pequeno porte optem por fazer a sua própria declaração do Imposto de Renda 2020. Mas, com o aumento de exigências e a fiscalização mais rigorosa da Receita Federal, essa cultura de “faça você mesmo” pode ser arriscada. Afinal, se no cruzamento dos dados surgirem erros, pode ser necessário pagar multa.

Logo, os escritórios de contabilidade devem aproveitar essa brecha e oferecer um serviço diferenciado. Além do Imposto de Renda 2020, é possível agregar valor ao serviço através da melhora na qualidade das informações.

CTA contabilidade parceira

Inclusive, ao contar com o auxílio contábil por todo o ano, há um controle mais rigoroso em relação ao ganho de capital. Com isso, na hora de declarar, os dados já estão conferidos e organizados, precisando apenas passá-los para o sistema do IR 2020.

3 dicas para a contabilidade faturar com o IR

Com o aumento da demanda na época que antecede a declaração do Imposto de Renda 2020, o setor de Contabilidade costuma passar por um período bem agitado e estressante. Para evitar que a turbulência prejudique no trabalho, há algumas ações que, se colocadas em prática, podem facilitar o dia a dia.

Quanto mais organizados forem os processos, maiores são as chances da contabilidade faturar neste momento de grande procura. Afinal, o Imposto de Renda pode ser considerado o 13º dos escritórios contábeis.

Destacamos 3 dicas abaixo para colocar em prática. Confira:

1. Estabeleça prazos para receber os documentos

Para atender a todos os clientes dentro do período estabelecido pela Secretaria da Receita Federal – que, em 2020, encerra em 30 de abril -, é essencial estabelecer um prazo limite para o recebimento das documentações e dos recibos.

Comunique-os formalmente sobre até quando todos os registros devem ser encaminhados e reforce essa informação nos diversos meios de comunicação do escritório, como:

  • Blog;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Site institucional.

Reitere, ainda, que o atraso no envio pode resultar em uma taxa extra; e, perdendo a data estipulada pela Receita Federal, em penalidades. Aqui, o objetivo não é obter lucro sobre os clientes, mas sim estimulá-los a cumprir as regras para que tudo transcorra bem.

2. Eduque os seus clientes

Além de solicitar os documentos com antecedência, o contador também pode orientar seus clientes sobre a melhor forma de organizarem os dados ao longo do ano. Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer um tipo de rascunho prévio da declaração, permitindo os ajustes necessários dentro do prazo.

Outra dica é mantê-los sempre informados sobre as mudanças em relação ao Imposto de Renda do ano anterior e à importância de não perder o prazo oficial.

Essa comunicação ativa pode ser realizada através de:

  • Vídeos;
  • Blogposts;
  • Reuniões;
  • Eventos.

3. Utilize ferramentas para automatizar suas tarefas

Planejamento e organização são os principais fatores-chave para comportar o aumento da demanda durante o período do Imposto de Renda 2020. Através de técnicas de gestão do tempo e ferramentas de controle de tarefas, é possível otimizar a rotina das equipes para que o serviço seja entregue de forma antecipada.

Assim, é possível reservar mais espaço para que os profissionais se dediquem apenas ao IR 2020. Algumas sugestões que podem ser incorporadas são:

Adoção de tecnologia para organização de documentos

Guardar os documentos físicos em pastas pode ser arriscado. Afinal, as chances de perder são grandes. Para evitar que faltem informações no momento de fazer a sua declaração, é importante organizar os registros de forma online.

Existem diferentes opções no mercado, como Google Docs, que são gratuitos e permitem o compartilhamento de acesso.

Soluções para reuniões online

As reuniões fazem parte da rotina dos escritórios contábeis. Para não perder tempo com deslocamento, principalmente na época de maior demanda, a solução é usar ferramentas que permitam que elas sejam realizadas de modo virtual. 

Um exemplo é o Google Hangouts, no qual várias pessoas podem participar ao mesmo tempo. O Skype também é bastante utilizado, mas requer que seja feita uma ligação para o outro participante – diferente do Hangouts, com o qual basta enviar um convite por e-mail com o link da “sala”.

Automatização do controle de ponto

Por incrível que pareça, muitos escritórios de contabilidade ainda recebem dos seus clientes a folha de ponto registrada no papel ou em planilhas com informações divergentes. Com isso em mãos, é preciso passar tudo para o sistema e realizar a conferência. Imagine fazer isso com todos os clientes em meio aos envios do Imposto de Renda 2020.

Logo, otimizar as rotinas de ponto, tanto do escritório quanto do cliente, é fundamental para poupar tempo e esforços. Utilizando a tecnologia de controle de presença da Ahgora, por exemplo, é possível fechar o controle de forma rápida e precisa. 

Para você ter uma ideia, a demora em fechar a folha de ponto manualmente pode ser de até 5 dias. Com a Ahgora, o processo se resume, em média, a 4 horas. 

Logo, é essencial conversar com seus clientes para que eles entendam a usabilidade desse tipo de software. Pontue os benefícios que ele terá, como:

  • Maior assertividade;
  • Segurança jurídica e fiscal;
  • Redução dos custos com hora extra;
  • Diminuição dos processos trabalhistas.

Para realizar a automação, você pode participar do Programa de Contabilidades Parceiras Ahgora. Além disso, ao adotar o sistema no próprio escritório, indicando para seus clientes, você pode ganhar até 6 meses de gratuidade na utilização do nosso software.

Ofereça um serviço diferenciado e de qualidade para os seus clientes. Acesse o nosso site e confira outras vantagens!

Compartilhe