As tecnologias de Inteligência Artificial estão revolucionando o desempenho da gestão empresarial. O que nem todos sabem é o grande potencial dessas ferramentas para o setor de Recursos Humanos. Neste artigo, vamos falar sobre Machine Learning na gestão de pessoas e como ela pode ser revolucionária.

Muitos processos rotineiros, como Recrutamento & Seleção, podem ser otimizados a partir da capacidade dessas novas tecnologias de gerar informações estratégicas. Mas os benefícios podem ir muito além da busca por novos colaboradores.

Quer saber como o RH da sua empresa pode ser turbinado? Continue lendo nosso artigo.

Machine learning na gestão de pessoas: principais vantagens 

Machine Learning é uma subcategoria da IA, caracterizada por um sistema de algoritmos inteligentes. Eles dão às máquinas a condição de aprenderem e desenvolverem padrões analíticos sozinhas – ou com a mínima interferência humana.

Anteriormente, explicamos como funciona e sua aplicação em ferramentas do tipo Softwares as a Service (SaaS), como Netflix e Dropbox. Leia aqui!

Muito se fala sobre o RH do futuro. Mas, para que isso se concretize, é fundamental utilizar processos de automação. Somente assim, os profissionais podem deixar de investir a maior parte do seu tempo em execução de tarefas rotineiras. E, por consequência, assumir papel estratégico no desempenho da empresa como um todo.

Esse é exatamente o ponto no qual a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem auxiliar, quando utilizados da forma correta.

Quando o assunto é a aplicabilidade dessas soluções no RH, a utilização mais óbvia se dá nos processos de Recrutamento e Seleção. Já que a técnica pode reduzir longas horas de análises de currículos para menos de um segundo de busca.

Entretanto, a aplicação também melhora a performance em outras demandas do setor. Tais como retenção de colaboradores, melhorias de desempenho da equipe, employee experience e atração de talentos. De forma geral, ela faz isso resolvendo problemas de forma simples e rápida, utilizando o Big Data para obter melhoria contínua.

Esses são alguns dos pontos gerais em relação aos benefícios oferecidos pelo aprendizado de máquina. Leia, a seguir, como aplicá-lo no dia a dia do setor. 

O diferencial competitivo do machine learning na gestão de pessoas
O diferencial competitivo do machine learning na gestão de pessoas

Como Machine Learning na gestão de pessoas pode ser um diferencial competitivo? 

A aprendizagem de máquinas pode ser utilizada em diversos aspectos e tarefas do escopo dos recursos humanos. Conheça algumas possibilidades: 

Processo de seleção

Como já falamos, o Machine Learning na gestão de pessoas pode ser um grande facilitador na seleção de candidatos. Sobretudo, na agilidade do processo de análise de currículos. Além disso, os algoritmos relacionam inúmeras variáveis, como preferências, características dos gestores e peculiaridades da empresa. Fora o perfil de candidatos para determinar a escolha mais assertiva.

Isso projeta uma significativa redução de tempo em duas pontas do processo de Recrutamento & Seleção. Tanto na avaliação dos padrões de currículos mais adequados, quanto nas consequências de um acerto. Com maiores chances de compatibilidade entre os perfis de candidatos e a empresa, a curva é de melhor desempenho e menor turnover.

Os recrutamentos internos também seguem o mesmo raciocínio. A evolução dos colaboradores pode ser acompanhada para obter informações sobre quais deles podem assumir novas posições.

O Machine Learning consegue, inclusive, sugerir em qual área cada colaborador tem maior probabilidade de exercer bem suas habilidades e competências. Possibilitando, assim, que rotações e realocações melhorem a experiência dos funcionários. E, ao mesmo tempo, o desenho do negócio. 

People Analytics

Quando o assunto é RH estratégico, um dos conceitos mais utilizados atualmente é o People Analytics. Antecipar tendências e aprimorar estratégias a partir da coleta, organização e análise dos dados sobre o comportamento da equipe tem tudo a ver com Inteligência Artificial.

A verdade é que a popularização do Machine learning na gestão de pessoas levou o People Analytics a um novo patamar. Os algoritmos de aprendizagem tornaram as análises mais complexas e poderosas. Eles utilizam a capacidade das máquinas para revelar informações que até mesmo os cientistas de dados demoram mais para conseguir.

Com a AI, fica muito mais dinâmica a resolução de problemas a partir dos dados coletados de fontes diversas, como Vendas, Marketing, Operações etc. O aprendizado de máquinas facilita o processo de prever comportamentos. Isso sem que haja a necessidade de uma intervenção humana para selecionar e cruzar dados

hrtech software rh
hrtech software rh

Automação e correção de processos

Um dos pontos mais interessantes quando falamos de Machine Learning na gestão de pessoas é a sua capacidade de ir além de problemas pontuais. Ou seja, ele pode estar operante durante todo o tempo, buscando otimização de performance em todos os processos.

O que significa ter um aliado constante na geração de dados sobre desempenho e resultados de colaboradores. Estas são informações vitais para aplicar correções, antecipar tendências e calcular riscos.

Além de oferecer respostas para a melhora dos processos existentes, é uma ferramenta para automatizar tantos outros. Isso faz com que tempo e recursos sejam poupados. Ao mesmo tempo em que é possível dar respostas mais ágeis a uma série de demandas, como atendimento e busca por informações.

Com processos mais afinados, se torna simples promover o crescimento profissional dos membros da equipe em busca dos melhores resultados.

Como vimos neste artigo, é importante entender que o Machine Learning é a capacidade das máquinas se aperfeiçoarem sozinhas e de forma constante. Ou seja, é um ganho de otimização e eficiência contínuo.

Sob esse ponto de vista, o RH é um dos setores com maior potencial para se beneficiar de sua utilização. Sobretudo, quando almeja desempenhar um papel estratégico na realidade organizacional.

Quer saber mais? Confira nosso eBook sobre People Analytics. E não esqueça de conhecer o Ahgora Live, uma ferramenta completa para obter os melhores indicadores de RH.

Compartilhe