Já pensou em ter na sua empresa uma equipe pensando em decisões estratégicas, que sejam capazes de tornar o negócio mais dinâmico e lucrativo? Quando existe a gestão inteligente de RH, o setor passa a contribuir de uma nova forma. Afinal, o tempo que sobra devido a automação de serviços pode ser usado para pensar no futuro da companhia.

Esse modelo vem sendo cada vez mais adotado em empresas de grande porte, mas pode ser benéfico para qualquer tipo de negócio. Imagina uma grande companhia, com 100 unidades espalhadas pelo Brasil. O RH teria grande trabalho se lidasse apenas com informações analógicas, mas quando adota a tecnologia, decisões podem ser tomadas em tempo real.

Portanto, podemos dizer que uma empresa que não adota a tecnologia está perdendo tempo e dinheiro. Em primeiro lugar, o setor de recursos humanos passa a levar muito mais tempo em suas ações. Em segundo lugar, o tempo gasto poderia ser usado de outra maneira, mais estratégica.

A gestão inteligente de RH leva em consideração o uso da tecnologia, mas vai além disso. Os profissionais que desempenham essa função precisam lidar bem com diferentes ferramentas digitais, a fim de obter os melhores resultados. Conheça agora todos os detalhes sobre este assunto e entenda quais seus benefícios.

O que é uma gestão inteligente de RH?

A gestão inteligente de RH acontece quando o departamento deixa de lado questões burocráticas e passa a investir em tecnologia. Assim, os profissionais de Recursos Humanos conseguem contribuir com uma empresa, além das questões tradicionais, como contratações e dispensas. Portanto, passam a atuar de forma estratégica.

Quando o RH começa a atuar de maneira estratégica, toda a empresa sai ganhando. Em um mundo onde a velocidade é uma das chaves para o sucesso, saber lidar com as novas ferramentas digitais é um diferencial para as equipes. E a gestão inteligente de RH preza por isso, substituindo questões manuais por automáticas.

Os tradicionais digitadores devem aprender novas funções, já que o chamado retrabalho é reduzido em um ambiente como este. Os profissionais devem aprender novas capacitações e desenvolver habilidades que sejam capazes de tornar suas funções mais dinâmicas. E dentro de pouco tempo é possível perceber como isso é interessante para o futuro do negócio.

Hoje em dia existem diversos softwares capazes de auxiliar na gestão de pessoas, seja no setor de Recursos Humanos ou no Departamento Pessoal. Cabe aos gestores identificarem essa condição, permitindo que sejam feitos investimentos precisos para dar mais agilidade ao negócio. No caso do RH, com o tempo livre é possível conversar com os funcionários e entender se todos estão bem.

Como inserir uma gestão inteligente no seu RH?

Tudo começa com a transformação digital do setor, onde as anotações em papel e planilhas manuais devem ser substituídas. Ao longo do tempo, a ideia é fazer com que a empresa atinja a maturidade digital, que é um estágio mais avançado, tornando o RH ainda mais atuante em uma empresa. Desse modo, decisões passam a ser tomadas com mais clareza.

Para inserir esse conceito no setor de Recursos Humanos, é importante que tecnologias de ponta sejam adotadas. Existem sistemas dos mais variados segmentos, como alguns softwares de ponto eletrônico que atuam com informações em tempo real. Dessa maneira, todos os dados ficam registrados e facilitam a atuação dos responsáveis.

A tecnologia é essencial para a transformação do departamento, apenas com ela é possível tornar o tempo disponível mais eficaz. Por exemplo, em um RH burocrático os profissionais perdem tempo analisando registros de ponto anotados à mão, enquanto no RH digital essas informações são armazenadas de modo automático.

Atualmente, os sistemas com armazenamento em nuvem e tecnologia IoT (internet das coisas) são os mais modernos. Eles garantem uma integração entre diferentes aparelhos, com a geração de relatórios precisos. Além disso, o conteúdo pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, desde que exista conexão com a web.

Decisões em tempo real e relatórios

A Ahgora Sistemas, por exemplo, desenvolve softwares com o que há de mais moderno para o setor de Recursos Humanos. Desse modo, os profissionais da área podem tomar decisões em tempo real. Assim que uma informação é inserida na plataforma pelo colaborador, os líderes e gestores já conseguem ter acesso.

Ao ter acesso às informações em tempo real, o RH consegue impedir que aconteçam alguns custos invisíveis e pode ainda perceber problemas enfrentados pela empresa. Por exemplo, profissionais que estão fazendo horas extras indevidas, em um momento inoportuno para o negócio. A permissão pode ser negada instantaneamente.

Além das decisões em tempo real, ao adotar um sistema completo para o seu negócio, é possível ter acesso a relatórios especiais. As informações são muito mais precisas do que aquelas anotadas em uma planilha, onde o profissional precisa inserir manualmente todos os dados. Assim, é possível perceber onde estão as falhas com mais clareza.

Mais segurança e confiabilidade

Ao adotar sistemas digitais para o seu negócio, a empresa passa a ter maior segurança, já que as informações ficam armazenadas em nuvem. Aliás, isso é interessante, porque a partir da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), todas as informações dos trabalhadores devem ser preservadas.

Estes dados podem ser acessados somente por pessoas autorizadas, o que dificulta a invasão ou mesmo que informações sigilosas sejam conferidas por pessoas que não possuem direito a isso. Portanto, o sistema da empresa é mais seguro e isso gera ainda mais confiabilidade na relação com os colaboradores.

Os colaboradores percebem que os dados laborais estão registrados de uma maneira verdadeira. Então, sabem que os possíveis descontos na folha de pagamentos são devido a algum motivo comprovado. E isso também é bom para a empresa, já que os passivos trabalhistas são resolvidos.

Aposte na gestão inteligente de RH

A gestão inteligente de RH interessa diferentes setores e pode fazer parte do seu negócio. Não apenas o Departamento de Recursos Humanos será beneficiado, como os colaboradores que passarão a ser melhor instruídos durante a jornada. Assim, a tendência é que a produtividade aumente.

Por meio da gestão inteligente é possível identificar falhas que estão acontecendo de maneira frequente. Por exemplo, colaboradores que costumam chegar todos os dias atrasados. Assim como aqueles funcionários que estão faltando demais. Ou seja, é algo que vai auxiliar a empresa em relação à economia.

O que você está esperando? Aqui na Ahgora contamos com diversas aplicações, baseadas no Pontoweb. Desenvolvemos ferramentas de ponta, com o objetivo de permitir o crescimento do seu negócio. Traga a sua empresa para o mundo digital e aproveite todas as vantagens!

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *