Em um mundo cada vez mais digital, onde as pessoas querem informações na palma da mão e em poucos cliques, a tecnologia IoT (internet das coisas) possui diversas aplicações. Inclusive, pode ser usada em relógios de ponto eletrônico, com o objetivo de deixar o equipamento ainda mais estratégico. Hoje você conhecerá os principais benefícios de seu uso.

Se preferir, você também pode ouvir o post. É só clicar no player.

Fato é que com os avanços da tecnologia, a internet não é mais o único meio que conecta diferentes equipamentos, como celulares, computadores e notebooks. A internet das coisas chegou para fazer uma ligação entre diferentes ferramentas de uma empresa. Isso torna a gestão mais ágil e eficaz.

Reunimos neste artigo 5 vantagens da aplicação da tecnologia IoT no desenvolvimento de um relógio de ponto eletrônico. Desse modo, o sistema garante mais segurança para as empresas, reduz os gargalos e permite que o RH possa atuar de maneira estratégica.

O que é tecnologia IoT?

A tecnologia IoT, chamada também de internet das coisas, é um conceito relacionado a interconexão digital. Em suma, é a conexão de diferentes equipamentos com tecnologia embarcada, sensores e conexão com uma rede. Desse modo, podemos considerar uma extensão da internet, onde diferentes ferramentas conseguem se comunicar entre si.

A internet das coisas está sendo desenvolvida por meio do avanço em diferentes segmentos, que envolvem principalmente comunicação, microeletrônica e sistemas embarcados. O termo IoT vem do inglês Internet of Things. Foi criado em 1999 por um tecnólogo britânico chamado Kevin Ashton, que desenvolveu um sistema capaz de conectar um objeto físico a internet.

Isso torna os equipamentos mais inteligentes, proporcionando por exemplo informações em tempo real. Então, é algo que traz mais conforto para os usuários destas ferramentas, sejam elas em residências ou em empresas. Nos negócios, a tecnologia IoT permite uma gestão aprimorada em relação a produtividade, por exemplo.

O relógio de ponto eletrônico é um mecanismo importante para a gestão de empresas. Afinal, ele substitui as anotações em papel e garante que as principais informações sobre o horário de chegada e de saída dos colaboradores sejam gravadas. O sistema da Ahgora funciona com armazenamento em nuvem, baseado nos conceitos da tecnologia IoT.

Benefícios da tecnologia IoT

Quem assistiu ao filme “De Volta Para o Futuro 2” nos anos 90 imaginava que em 2015 já existiriam carros voadores, bem isso não aconteceu. Mas, a internet das coisas trouxe uma nova realizada para as máquinas, com as mais variadas aplicações possíveis. É a tecnologia IoT que se faz presente na realidade das empresas.

A internet das coisas pode ser aplicada no desenvolvimento de diferentes sistemas e equipamentos, como é o caso do relógio de ponto eletrônico. A seguir você confere 5 benefícios proporcionados por este conceito ao ser usado para o registro de ponto eletrônico:

1.     Informações em tempo real

Até alguns anos atrás as empresas contavam com um livro ponto físico, onde cada profissional precisava assinar na hora que chegava e na hora que saia do trabalho. Hoje podemos dizer que é um modelo obsoleto, que deve ser deixado no passado. Afinal, depois as informações precisam ser conferidas, uma a uma.

O relógio ponto com tecnologia IoT permite que as informações possam ser acessadas em tempo real. Isso é algo excelente para empresas que possuem filiais em diferentes cidades ou regiões. Os gestores podem acessar em poucos cliques dados que são fundamentais para a tomada de decisão, por exemplo.

Além disso, a Ahgora é uma empresa que trabalha com o desenvolvimento de softwares e hardwares. Desse modo, é possível que o sistema trabalhe ainda melhor, proporcionando uma conexão perfeita e ótimos resultados para as empresas que possuem. Aliás, todos eles seguindo as determinações da lei e respeitando as regras de gestão de ponto.

2.     Gestão de horas trabalhadas e horas extras

Empresas com mais de 10 colaboradores devem possuir registro de ponto, é algo previsto na lei trabalhista. Esse é um sistema que serve para marcar as horas de trabalho dos profissionais. Afinal, se não houver esse registro, um desentendimento entre as partes pode gerar um processo na Justiça do Trabalho.

O colaborador saberá que os dados de sua jornada são verdadeiros, o que contribui também para a gestão de horas extras. Aliás, essa é uma das condições que mais gera passivos trabalhistas, mas que devido ao uso de sistemas modernos, pode ser superada.

3.     Transparência na relação com os colaboradores

A partir do momento que o profissional faz a batida de ponto, a informação é armazenada da nuvem e fica protegida. Diferente das batidas manuais, que estão sujeitas a erros humanos. Portanto, um relógio eletrônico de ponto garante mais segurança e transparência na relação empresa-colaborador.

Quanto mais transparente for a relação entre a empresa e os colaboradores, melhor será para o negócio. De fato, profissionais que se sentem valorizados rendem mais. Além disso, demonstram mais confiança pelo negócio, o que melhora o desempenho e contribui para a empresa como um todo.

4.     Relatórios completos sobre as batidas de ponto

Acabou aquele tempo onde era preciso analisar diversas folhas, fazer anotações e usar uma calculadora para fechar a folha de pagamentos. Não que esse equipamento hoje tenha perdido totalmente a sua utilidade, mas já existem softwares capazes de agilizar essa atividade, o que auxilia o setor de RH.

A tecnologia IoT permite que as batidas de ponto sejam analisadas em conjunto com a folha de pagamentos. Ou seja, as informações podem ser repassadas diretamente para o sistema responsável pelos salários. Então, se um colaborador fez hora extra em determinado mês, a internet das coisas ajuda a mostrar esta ação.

Isso quer dizer que são confeccionados automaticamente relatórios sobre todas as atividades da empresa. O gestor não precisará perder o seu tempo analisando quais funcionários faltaram mais do que o permitido por ano, por exemplo. E é essa integração proporcionada pela internet das que garante relatórios precisos e completos.

5.     Sobra mais tempo para o RH atuar de maneira estratégica

Esse combo de benefícios permite que o RH possa atuar de maneira estratégica. Afinal, sobra mais tempo para pensar no futuro e nas ações da empresa, já que o tempo é otimizado. Com um sistema em nuvem, que armazena as informações e ainda produz relatórios, o setor de recursos humanos pode focar no que realmente é importante.

O RH é um departamento importante para qualquer empresa, o seu objetivo deve ser agilizar a produtividade de cada um dos colaboradores. Para isso, os profissionais da área podem sugerir medidas ao CEO. Mas, só conseguem isso quando possuem mais tempo para atuarem pensando em boas práticas, em busca dos melhores resultados.

O departamento de recursos humanos não precisa mais lidar com questões burocráticas e analógicas como antes. É muito mais fácil trabalhar com dados digitais, que podem ser acessados e analisados em poucos cliques. Além disso, a tecnologia IoT permite que essas informações possam ser acessadas praticamente de qualquer lugar.

Relógio ponto com tecnologia IoT serve para quais empresas?

O relógio ponto com tecnologia IoT apresenta mais segurança para qualquer empresa que usar. A Ahgora é responsável pelo desenvolvimento e produção de softwares e hardwares. Dessa maneira, garantimos um suporte gratuito, com manutenções se necessário e orientações sobre a aplicação das funções.

O Relógio de Ponto Ahgora possui todos os benefícios citados aqui e muito mais. É um equipamento moderno, que permite a batida de ponto em poucos segundos. Além disso, esse procedimento pode ser realizado por meio de nosso aplicativo para celulares, para deixar o processo ainda mais veloz.

Qualquer empresa pode usar esta ferramenta, não importa se possui 10 colaboradores ou 10 mil! É algo que vai desburocratizar a atuação do RH, que a partir disso poderá ter uma atuação mais estratégica. As batidas digitais são cada vez mais populares e quem ainda não adotou perde uma grande oportunidade.

Compartilhe

Leave your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *