Existem vários benefícios ao adotar o registro de ponto eletrônico, tornando a gestão muito mais dinâmica e ágil. A área de Recursos Humanos é a principal beneficiada, mas os colaboradores também percebem as diferenças positivas. Em suma, todo o negócio sai ganhando com o uso dessa tecnologia.

Permitir que os colaboradores façam o registro de ponto é algo que não é importante apenas porque está na lei. De fato, seguir o que determina a legislação trabalhista é fundamental para o negócio. Afinal, isso dá mais segurança para a empresa e evita processos trabalhistas quando o colaborador deixa a organização.

Mais do que isso, adotar o ponto eletrônico é uma forma de tornar a gestão de horas mais assertiva. É possível identificar quais profissionais estão chegando atrasados, saindo mais cedo ou ainda faltando ao trabalho. Quer conhecer os principais benefícios? Confira a partir de agora!

O que é ponto eletrônico?

Você não sabe o que é ponto eletrônico? Em primeiro lugar, esse é um sistema que permite registrar a jornada de trabalho dos profissionais de uma empresa. Então, as marcações devem ser feitas na hora da chegada e da saída, e no intervalo de almoço.

O ponto eletrônico foi criado em 1888 nos Estados Unidos, mas chegou ao Brasil somente em 1930. Ainda assim, levou mais de meio século para que passasse a ser usado em nosso país. Então, o sistema foi reconhecido como uma forma de registrar a jornada em 1989, com a Lei 7.855.

A lei determina que empresas com 20 colaboradores ou mais precisam fazer o registro de ponto dos seus colaboradores. Entretanto, é permitido que isso seja feito de modo eletrônico ou digital, ou até mesmo manual, com as anotações no velho livro ponto – sendo que este último formato, por sua vez, não é recomendado como você verá a seguir.

A Portaria 1.510 do MTE permitiu a adoção do Registrador Eletrônico de Ponto (REP), um equipamento que deve ser usado exclusivamente para registrar a jornada de trabalho nas empresas. Assim, foram criadas diretrizes que devem ser respeitadas pelas fabricantes destes aparelhos.

Quais os benefícios do ponto eletrônico?

O ponto eletrônico traz diversos benefícios para os negócios, que passam a tomar decisões assertivas, baseadas em dados concretos. Aliás, cada vez mais as empresas têm investido para tornar estes sistemas versáteis. O Pontoweb, por exemplo, entrega dados em tempo real.

pontoweb é eficaz para acompanhar a jornada dos colaboradores

Nos últimos anos a tecnologia deu grandes saltos. Atualmente dois conceitos estão em alta e podem ser usados no sistema de ponto eletrônico. Assim, o armazenamento em nuvem e a tecnologia IoT contribuem para novas possibilidades em relação a gestão de jornada.

O registro de ponto eletrônico entrega vários benefícios para as empresas que adotam essa tecnologia. Reunimos cinco deles, que mostram a eficácia desse sistema, veja quais são:

1. Produtividade

Essa é uma questão muito subjetiva, porque realmente é desafiador identificar qual é a produtividade de cada trabalhador. Entretanto, ela pode ser avaliada por meio de relatórios de fluxo de trabalho, análise de horas trabalhadas e as entregas realizadas. Por meio destes dados é possível tornar a gestão mais assertiva.

O ideal é que a empresa saiba exatamente quanto tempo os profissionais levam para concluir cada atividade. Dessa forma, será possível fazer a distribuição das atividades de outra maneira, a fim de corrigir os problemas que podem estar acontecendo. Aliás, os gestores de RH podem conversar com o time para entender o que há de errado com a performance.

O Timesheet é um aplicativo que pode ser utilizado junto ao Pontoweb, permitindo aos gestores avaliar de maneira precisa qual foi o tempo gasto em cada atividade. É um sistema bastante intuitivo e que pode ser usado em poucos segundos, sem prejudicar a jornada de trabalho.

2. Maturidade digital

Cada vez mais as empresas devem adotar processos que contribuam com a competitividade. Então, quando a empresa possui um ambiente tecnológico que permite responder aos desafios propostos, é possível dizer que já possui maturidade digital. Não é fácil atingir este conceito, é preciso investir em tecnologias para isso.

Além de apostar em novas ferramentas capazes de tornar a gestão mais efetiva, é preciso alterar a cultura organizacional. As empresas podem ser classificadas em cinco níveis, que vão desde a resistência às mudanças, até adotar a tecnologia em todos os vieses do negócio.

Esse é um dos benefícios do registro de ponto eletrônico porque permite aos líderes de setores e profissionais de RH trabalharem com dados precisos em mãos. Assim, conseguem tomar decisões precisas e em menos tempo, sem que precise confiar em anotações feitas em papel.

3. Eficiência operacional

Uma empresa que atingiu a eficiência operacional possui poucos gargalos e entrega mais agilidade em seus serviços. Todas as arestas foram aparadas, a tecnologia faz parte da rotina dos negócios e as decisões são tomadas com base em dados verdadeiros. Para chegar lá, é preciso rever toda a estrutura da empresa.

É diferente do cumprimento de metas, já que elas podem maquiar uma situação, onde alguns profissionais podem estar rendendo mais do que outros, e assim equilibrar a balança. Aliás, o ideal é que todos os colaboradores estejam atuando em áreas que exijam habilidades compatíveis às suas.

O primeiro passo para atingir a eficiência operacional é reduzir ao máximo os desperdícios. Então, aqui entra um dos benefícios do registro de ponto eletrônico, que é evitar os custos invisíveis no negócio. Desse modo, com relatórios em mãos fica mais fácil identificar o que está errado.

E-book Eficiência Operacional no RH

4. Transparência nas relações de trabalho

A transparência nas relações de trabalho aparece quando existe uma comunicação aberta entre os membros da equipe. Assim, as informações são tratadas de uma forma livre, onde todos possuem acesso ao que lhes interessa. É uma forma de melhorar o clima e evitar processos trabalhistas.

Por isso, aparece como um dos benefícios do registro de ponto eletrônico. Afinal, os colaboradores sabem que as informações ficam registradas de maneira segura e não podem ser editadas posteriormente. Então, é algo que traz mais tranquilidade jurídica e fiscal para os negócios.

A transparência nas relações de trabalho garante algumas vantagens para a empresa, como ampliar o engajamento dos colaboradores, reduzir os passivos trabalhistas e ainda auxiliar na conquista de novos talentos. Por isso, registrar o ponto não é importante apenas para cumprir a lei, mas também para facilitar a gestão.

5. Redução de custos invisíveis

Custos invisíveis passam despercebidos pelas empresas e podem estar presentes em negócios de qualquer tamanho. Embora sejam difíceis de identificar, são capazes de levar uma empresa à falência, já que comprometem o orçamento, todos os meses.

Uma das maneiras de identificá-los é avaliando os resultados, setor por setor. Contudo, se as anotações são feitas de maneira manual, a situação fica muito mais complicada e demorada. Por outro lado, ao investir em tecnologia fica mais fácil fazer esse monitoramento.

A área de Recursos Humanos precisa trabalhar com softwares capazes de avaliar corretamente a jornada de trabalho. Afinal, o tratamento de ponto pode entregar alguns resultados surpreendentes para os gestores. E assim será possível reduzir os custos invisíveis.

um dos benefícios do ponto eletrônico é achar custos invisíveis

Aproveite os benefícios do ponto eletrônico em seu negócio!

O ponto eletrônico é um sistema praticamente indispensável para as empresas que pensam em crescer e atingir a eficiência operacional. Com ele é possível ter acesso a dados em tempo real e tomar decisões baseadas em informações comprovadas.

Estes são apenas cinco dos tantos benefícios proporcionados por registrar as batidas em um sistema eletrônico. Essa é uma maneira de avaliar os horários de chegadas e saídas, assiduidade da equipe e evitar possíveis horas extras indevidas. Enfim, são diversas possibilidades.

O Pontoweb, por exemplo, é um sistema que integra o relógio físico com informações em tempo real, além do tratamento de ponto. Também é uma opção de ponto digital, com marcações feitas pelo computador ou pelo celular. Assim, potencializa os benefícios já existentes no ponto eletrônico. Se quiser contar com essa tecnologia, clique aqui para falar com um de nossos consultores

Invista em tecnologia e traga a sua empresa para o futuro do RH. Cada vez mais o nosso tempo é precioso e usá-lo em questões realmente úteis é essencial. Aproveite essas vantagens para tornar a área de Recursos Humanos mais ágil!

Compartilhe

Leave your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *